Vista parcial do plenário e Galeria da Câmara

Vista parcial do plenário e Galeria da Câmara

Hoje pela manhã, finalmente foi divulgada a lista de comissionados da Câmara Municipal de Olímpia, constando os dez nomes que irão compor o “staff” Legislativo. Dos dez nomeados anteriormente pelo ex-presidente Francisco Ruiz (PRP), somente um – Ricardo Arruda, permanece naquela Casa de Leis.

Os demais foram substituídos, como é praxe nestas ocasiões, por nomes escolhidos pelos atuais mandatários ou pelos integrantes da coalizão partidária. São nomes, em sua maioria, que precisam ser observados na lida, no dia-a-dia Legislativo, para depois se saber se foram ou não acertadas as escolhas.

Mas, de antemão já vai uma crítica: a nomeação para a área de Imprensa de quem não é do meio. Ricardo Arruda é assessor do primeiro secretário José Elias Morais (PMDB), vem da gestão passada e agora vai para a Assessoria de Imprensa, por uma quetão de acomodação, porque Morais tem outro assessor, Luiz Fernando Gisoldi Júnior, lotado no cargo oficial de assessor da 1ª secretaria.

Nada temos a opor quanto à nomeação de Arruda, até porque conhecemos seu trabalho. Mas, já que não é para ser levada a sério, a denominação do cargo deveria ser pelo menos mudada. Talvez “assessoria de relações públicas” que, por ser um termo vago e genérico, pode, assim, acomodar prefeitamente os interesses dos senhores edis.

Não sendo assim, a imprensa é que passa por poucas e boas quando quer informações do Legislativo. Outro nome a ser observado é o de Fernando Roberto da Silva, que vem a ser “braço direito” do presidente Hilário Juliano Ruiz de Oliveira (PT), mesmo no Sindicatro dos Bancários, do qual é presidente da subsede local. Ele será o chefe de Gabinete.

JURIDICO
Na Assessoria Jurídica, pode-se quase garantir que o trio responsável é de alta qualidade: Gilson David Siqueira, Ricardo Perroni (Pepas) e Luiz Gustavo Martin Lomba. O primeiro e o segundo vêm de já terem atuado no âmbito Legislativo, e o terceiro, no Administrativo.

Três ex-funcionários comissionados da prefeitura municipal agora são funcionários comissionados da Câmara: Elmo Eduardo Pereira, Carlos Eduardo Laraia Branco e Marta Reali Smolari. O primeiro foi assessor na área de Tributos, o segundo presidente da Comissão Permanente de Licitação e a terceira, secretária de Gabinete do prefeito Carneiro.

Dos três, o trabalho mais visível foi o de Laraia Branco (o Nenê Laraia), por sua característica de exatamente ser uma ação transparente. Os outros dois faziam trabalho de caráter interno. Há ainda outro nomeado, André Luiz Brocanelo, como assessor da vice-presidência (Toto Ferezin-PMDB). Nenê também é cota de Ferezin, e Pereira, indicação de João Magalhães (PMDB). Marta Smolari, será assesora da 2ª secretária da Mesa, Guegué (PRB).

‘MISTÉRIO’ SOLUCIONADO
No blog postado ainda antes do Ano Novo, quando falávamos do futuro “staff” de Zuliani, aventamos a hipótese – que aliás era informação de fonte segura sem que ninguém confirmasse no Governo Municipal – da vinda do “braço direito” do prefeito Itamar Borges, de Santa Fé do Sul, para Olímpia, de mala e cuia, a convite do prefeito Eugênio José Geninho Zuliani (DEM).

Depois de muitas idas e vindas, muitas inquirições junto à assessoria do prefeito, a vinda foi confirmada e o “mistério” desfeito. Alessandro Augusto Oliveira dos Santos terá sim o cargo de assessor da Secretaria de Administração e Finanças, trabalhando ao lado do secretário Cleber Cizoto.

OUTRA
Contrariando insinuações que circularam nos últimos dias após a manutenção do engenheiro Gilberto Tonelli Cunha no cargo de secretário de Obras e Serviços Urbanos, não há nada de partidário na aceitação da nomeação feita pelo atual governo. “Foi uma decisão pessoal, individual e não de partido”, nos disse uma alta fonte. “O PMDB não está no Governo Geninho Zuliani”, reforçou. Pois é.