NADA MUDARÁ?

NADA MUDARÁ NA FORMAÇÃO DA MESA

Bom, amigos, no tocante às mudanças da Câmara Municipal, a coisa se definiu. De fato quem ocupará a 13ª cadeira se a PEC 20 for aprovada e implementada já em 2009, é Flávio Fioravanti Júnior, o Flavito, suplente pelo PMDB, da coligação Integração, do Dr. Pituca.

Isso é ponto pacífico. Os outros dois são Marco Coca, do PPS, também suplente pela coligação Integração, e Salata, do PP, suplente da coligação Renovação Já, de Geninho. Já não há quase dúvidas de que Marco Coca será um vereador da bancada zulianista, conforme ele mesmo deixa antever.

Portanto, o prefeito eleito contará, se tudo correr como eles esperam, com cinco vereadores, mais – provavelmente Bertoco – somariam seis, contra sete da coalizão, que ainda assim seria maioria. E não alteraria o que foi decidido até então, ou seja, a formação da Mesa com Hilário Ruiz, do PT, presidente.

No caso de 15 veradores – já existe um forte movimento, uma correria danada para se conseguir os votos para emplacar quinze cadeiras-, então seriam eleitos, além dos já citados, os suplentes Valter Bitencourt (DEM), da coligação zulianista e, aí sim, Geraldo Viana, do PSB, da coligação União Pela Moralidade e Justiça, de Walter Gonzalis.

Neste caso a correlação de forças na Casa de Leis mudaria – pendendo em favor de Zuliani, que poderia, então, ter até oito vereadores, levando em conta as prováveis defecções de Coca, Bertoco e Viana, embora no caso de Viana ele tenha que passar, antes, pelo crivo dos próceres do PSB, que lhe poderiam cobrar fidelidade.

Nos casos de Bertoco e Coca, ambos são “donos” de seus próprios partidos e, portanto, teriam que responder a si mesmos pelos seus próprios atos. Mas, tudo vai depender, no final das contas, do TSE. Aprovada, a PEC será, sem dúvidas. Talvez ainda esta semana.

Mas, depois, vai depender da Justiça Eleitoral dar andamento à coisa. Isso sem contar que a Procuradoria Geral Eleitoral, e o Ministério Público Eleitoral podem vir a questionar a tal PEC. E o próprio TSE pode não aceitar a implementação já para 2009.

E, caso isso não aconteça, ainda vai depender do tempo que o TSE – se aceitar a norma -, vai levar para regulamentá-la, passar as instruções para os juizes eleitorais, que por sua vez regulamentarão as decisões de cada Câmara e, só aí, darão a posse aos novos.

Até aí lá se pode ter ido janeiro. Sendo assim, na eventualidade de quinze vereadores, com maioria de oito para Geninho, se passar primeiro de janeiro, nada muda em relação à Mesa, pelo menos nos dois primeiros anos, já que ela terá sido eleita na virada de 2008 para 2009.