A Mesa, com quem ficará a Mesa?

A Mesa, com quem ficará a Mesa?

Amigos, olha o que é o destino. Por obra e graça dele é que as coisas podem mudar radicalmente na Câmara Municipal, para 2009. Começando pelo número de cadeiras, hoje 10, em 2009 podendo ser 13 – ou quiçá, 15 (sendo esta uma possibilidade bem mais remota)!

A PEC-20, está em vias de ser aprovada no Senado, o que deve acontecer talvez ainda esta semana ou, no mais tardar, semana que vem. Olímpia, que está terminando o ano com nove edis, e começaria ano que vem com 10, pode ter que comprar mais três mesas e cadeiras.

E o painel eletrônico de mais de R$ 120 mil terá que ser adaptado para 13 ou 15 votos, e não apenas 10, o que o torna mais útil, pois teria cerca de 60% a 70% ou mais de sua capacidade em utilização. Se não, terá só 50% (o equipamento tem capacidade para computar 20 votos).

E o carro, comprado pensando em pelo menos sete vereadores viajarem de uma só vez? O rodizio terá que ser então mais amiúde, uma vez que 13 ou 15 vereadores o demandarão por mais vezes. A menos que se lembrem de, nas emergências, usar o velho Weekend.

Brincadeiras à parte, fato é que, com 13 vereadores, as três coligações serão contempladas igualmente, fazendo tomar assento em suas cadeiras os primeiros três suplentes. São eles Marco Parolim de Carvalho (PPS), da coligação Integração; Luiz Antonio Moreira Salata (PP), da coligação Renovação Já; e Geraldo Viana (PSB), da União Pela Moralidade e Justiça.

A PEC provocará mudança no resultado do quociente eleitoral, derrubando-o para 2.187.7. Assim, a coligação de Dr. Pituca, com seus 13.203 votos para vereadores, fica com 6.0 vereadores (faz mais um, portanto, seis); Geninho, com seus 9.046 votos para vereadores, fica nos 4.1 (faz mais um, portanto, quatro), e Walter Gonzalis, com os 5.204 votos dos vereadores, fica nos 2.30 (e na re-sobra faz mais um, portanto três).

Na eventualidade de 15 vereadores*, “subiriam” Flavito Fioravante, da Integração, e Walter Bitencourt, da Renovação Já. (*Possibilidade muito remota, repito, a menos que de fato tudo fique para 2012. Aí, com certeza, teremos 15 vereadores, já que a cidade está com 48.020 habitantes, conforme Contagem do IBGE em 2007, e estimativas para 2009 do mesmo órgão apontam população de 50.215 moradores).

Portanto, já perceberam, como tudo muda? Vejamos: No caso de 13 vereadores, a “subida” de Marco Carvalho não é indicativo de que ele se integrará à coalizão, ao contrário, maior possibilidade é ser mais um zulianista na Casa de Leis.

Salata, desnecessário dizer, foi eleito pela coligação de Geninho. E Geraldo Viana, eleito pela União…é uma incógnita e pode ser que não haja nada que o faça sequer respeitar as diretrizes partidárias e, portanto, não se poderia contar com ele.

Assim, nada impede que a bancada zulianista, de três, passe a ter nada menos que sete vereadores – contando aí, também, com Dirceu Bertoco (PR), que até agora não disse a que veio.Ou seja, por mais um golpe de sorte, os ventos passariam a soprar favoravelmente ao prefeito eleito.

E a PEC viria agora como um “castigo” a quem mais a perseguiu nos últimos tempos, torcendo para ser aprovada: Hilário Ruiz (PT), que no formato atual da Câmara olimpiense deverá ser seu presidente a partir de 1º de janeiro. Adequando-se à PEC, aquela Casa de Leis, por outro lado, tem tudo para escapar de suas mãos.

O destino é irônico às vezes.