Das reflexões presentes, passadas e futuras, reesulta o bom sensoAmigos, finalmente pareceu-me ter ouvido hoje, via rádio, a voz da razão. A lagoa de tratamento de esgoto, para onde foi projetada, não é problema, foi o que ouvi. O “Vale do Turismo” vai sobreviver, firme e forte, apesar dela, disse hoje ninguém menos que o presidente do Thermas dos Laranjais, Benito Benatti.

Pelo menos deu para sacar isso de sua fala, quando relevou o sistema tratador de esgoto e anunciou dois loteamentos em redor do local e próximo ao clube. Ou seja, a lagoa não parece mais ser um empecilho. Agora, a preocupação do presidente é levar a avenida Aurora Forti Neves até o encontro com a rodovia Assis Chateaubriand.

Porque o resto está resolvido, deu a entender o presidente do Thermas. Aliás, se bem lembrado, Benito Benatti foi o único a nunca se pronunciar sobre esta questão, demonizando ou abençoando a tal lagoa. Sempre foram terceiros que falaram por ele, içaram bandeiras, praguejaram, acusaram, jogaram favas aos ventos.

Então não era nada disso? O bicho não era tão feio quanto parecia ser? Ou o quanto queriam que ele parecesse ser? Teria sido o “affair” lagoa de tratamento apenas material de contestação oposicionista, de pura implicância, ou demagogia barata?

Sim, porque muito ainda se tem feito contra esta obra – e os seus artífices não esconderam do público aquilo que julgaram ser manobras havidas para impedir a liberação de verba para tal serviço. E agora, com as obras bem mais caras, tudo está resolvido, dá a entender o presidente do clube.

Então a lagoa vai ser ali mesmo naquele local, encravada no “Vale do Turismo”? Agora não há mais problemas? Que bom, assim fica mais fácil – em tese – para o novo prefeito resolver logo o problema de nosso esgoto que, embora não corra mais a céu aberto via Olhos D´Água e Córrego do Matadouro, ainda é despejado, “in natura”, no nosso querido Cachoeirinha, passando ao longo do próprio clube.

Que bom que está tudo bem com a lagoa ali mesmo. Agora só falta construí-la. Por um valor bem mais alto que o antes estipulado – R$ cerca de 3 milhões, mas trata-se de uma necessidade premente e, sendo assim, não vale agora contar os tostões.

Ainda bem que agora tudo bem. Assim falou Benito Benatti. E não vale se levantarem as vozes da discórdia para propalarem que o “big boss” se equivocou. Ele fez um pronunciamento lúcido e ponderado. Deixou falar a razão. Ao contrário dos que agora, com certeza, vão tentar desqualificar o que foi dito.

Esperar para ver.