O prefeito eleito de Olímpia, Geninho Zuliani, disse em entrevista ao jornal “Diário da Região”, de São José do Rio Preto, que já tem cinco vereadores na Câmara MUnicipal, garantidos na sua bancada. A maioria simples que diz precisar para aprovar seus convênios.

Desnecessário dizer que isso provocou um mal-estar muito gramnde entre os eleitos pelas bancadas oposicionistas a ele. Até porque a suspeição recai sobre todos os vereadores, e isso precisa ser melhor explicado. Porque agora, toda cidade pergunta: quem serão os dois que já passaram para o lado do Geninho, antes mesmo dele tomar posse?

Nas rodas de especuladores políticos já se apostam em nomes, mas ninguém ousa dizer com certeza. Alguns fazem os cálculos das probabilidades, por eliminação. E sempre chegam aos mesmos nomes. Mas logo em seguida outros argumentos fazem com que se mude de foco e de nomes.

De qualquer forma, ficou uma situação bastante desagradável pelo que se pode perceber em contatos com alguns próceres políticos, porque agora fica a dúvida pairando no ar, e a pergunta que não quer calar: Quem seriam os dois adesistas de primeira hora?

HISTÓRIA

Em 1994, no Governo Moreira, a Mesa da Câmara estava em disputa. De um lado, a oposição. De outro, a situação, claro. Um dos vereadores situacionistas, ao falar sobre a necessidade de bsucar votos na bancada oposicionista, disse a uma coluna de jornal que seriam buscados aqueles vereadores “mais frágeis” da outra bancada.

Foi um rebuliço danado, porque os oposicionistas eram 11 e os situacionistas eram seis. Faltavam, portanto, três votos. A bancada entendeu que o termo “mais frágeis” significava aqueles “mais compráveis” ou “mais vendáveis”.

E seguiu-se uma discussão acalorada naquele final de semana, e na segunda-feira, tamanho era o mal-estar que não restou alternativa ao vereador a não ser usar da tribuna por quase dez minutos, na sessão da segunda-feira, para se desculpar pela derrapada verbal.

Detalhe: Mesmo assim, numa manobra de última hora a situação levou a Mesa. Pois é.

11ª LEGISLATURA (1993/1996)
Adorival Batista da Costa
Décio Eduardo Pereira
Edicilvio da Cunha Sobrinho
Eurides Zangirolami
Jesus Ferezin
Joel de Alencar
José Angelo Muniz
José Carlos Ferraz
Luiz Alberto Zaccarelli
Luiz Antonio Moreira Salata
Luiz Fernando Rimoli
Nilton Roberto Martinez
Osterno de Oliveira Braz
Oswaldo da Silva Melo
Primo José Álvaro Gerolim
Vicente Augusto Batista Paschoal
Wilquem Manoel Neves Filho
SUPLENTES QUE TOMARAM POSSE COMO VEREADOR:
João Batista Dias Magalhães – Valdecir José Bertocco
PRESIDENTES:
1993 – LUIZ ANTONIO MOREIRA SALATA
1994 – LUIZ ANTONIO MOREIRA SALATA
1995 – JOEL DE ALENCAR
1996 – JOEL DE ALENCAR