Certo filósofo constatou há séculos passados que “há mais mistérios entre o céu e a terra, do que possa imaginar a nossa vã filosofia”. Serve para ilustrar muitas coisas, muitos acontecimentos, muitos resultados de decisões ou gestos inesperados.

O pensador Dante Alighieri, por sua vez, disse que “no inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempos de crise”. Ela não é recomendável em situações controversas, principalmente quando aliada ao silêncio daqueles que ficam a dever palavras aos que estão no seu entorno.

Vejam o que pensa disso tudo, Nicolau Maquiavel, sim, aquele mesmo: “A primeira impressão que se tem de um governante e da sua inteligência é dada pelos homens que o cercam”. Aí governante entendido como aquele que detém um cargo político, ao qual se chega por meio do voto. Não necessariamente, o Executivo.

O filósofo italiano é quem cunhou o célebre pensamento levado a efeito por muitos políticos até hoje, embora no âmbito do vernáculo tenha sido um tanto quanto distorcido, sim, aquele do mal que se faz de uma vez, e o bem aos poucos, Na verdade Maquiavel se referia à injúria, mas aí já é outra questão.

Mais ao nosso tempo, o saudoso Magalhães Pinto ensinava lá atrás que “política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Você olha de novo e ela já mudou”.

Independentemente de qualquer juízo de valor, não são poucos os que fazem coro, hoje, nesta Estância Turística, conforme o gosto, a qualquer uma destas citações acima.

Muitos vislumbram acontecimentos futuros até de certa forma surpreendentes. Mas com certeza de grande decepção popular, de profunda incredulidade e, acima de tudo, de alta traição àqueles todos de boa fé.

Que mistérios, pois, rondarão as movimentações políticas na cidade com vistas a 2020? Para onde caminharão os “donos” das eleições? Que destinos há que se esperar sejam traçados? Haverá traições, choro e ranger de dentes?

Por ora é o que podemos relatar. Ou, melhor, explanar. Fiquem atentos que outros detalhes virão. Doa a quem doer.