Depois de ter perdido a mão no seu primeiro ano de governo no tocante à segurança, o governo municipal conseguiu reduzi-los e, consequentemente, aumentar a sensação de segurança na Estância no ano passado.

Fernando Cunha (Sem partido) havia recebido do seu antecessor, um Índice de Exposição a Crimes Violentos, o IECV do Instituto Sou da Paz, de 8,5, que era um dos mais baixos do Estado, e o elevado para 21,6 em 2017, passando a ocupar o 75º lugar entre as cidades paulistas com mais de 50 mil habitantes sob o domínio da violência, avizinhada pela Capital, na 74ª posição.

Ou seja, em 2017 tínhamos uma Estância Turística proporcionalmente tão violenta quanto a capital. Mas, neste ano de 2018, este índice caiu, por várias circunstâncias, para 8,8 no ranking, colocando Olímpia entre as dez cidades paulistas menos violentas no Estado, subindo 70 pontos e ficando na 5ª posição entre aqueles cuja população está menos exposta à violência.

No IECV demonstrado a partir de 2014, Olímpia vinha se mantendo em patamar razoável com seus 13,5, depois 15,3 em 2015, caindo para os citados 8,5 em 2016, dando um pulo gigantesco, para 21,6 em 2017 e agora recuperando a situação deixada pelo antecessor de Cunha, com índice 8,8 no ranking.

O Ranking de Exposição a Crimes Violentos das cidades do Estado de São Paulo foi desenvolvido pelo Instituto Sou da Paz, em parceria com o jornal Estadão.

O ranking foi criado a partir do Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV), presente no Sou da Paz Analisa, que mede a exposição à violência dos municípios que possuem mais de 50 mil habitantes.

O índice considera crimes letais, sexuais e contra o patrimônio, e o ranking permite a comparação da vulnerabilidade da população a esses crimes – tanto entre municípios quanto ao longo dos anos.