Embora as obras sejam de responsabilidade do Estado, e que estão atrasadas há mais de um ano – devia estar pronta em 2013-, o prefeito Geninho disse esta semana que ela deve estar pronta e funcionando em junho de 2015. Houve problemas com a obra, ele reconhece, mas a partir de janeiro tudo estará sanado e a obra retomada, conforme imagina.

“A informação oficial que eu tenho é de que a Estação de Tratamento de Esgoto está com problema administrativo entre a empresa, que está requisitando um Termo Aditivo de valores por problemas encontrados na obra, e o DAEE. Dizem que iam superar isso esse mês. A empresa está trabalhando meio a ‘passos de tartaruga’, está ali com um terço dos funcionários que era para estar. Dizem que, superando essa etapa, liberando o aditivo agora na primeira quinzena de janeiro, em julho nós teremos uma grande inauguração”, relatou Geninho.

Ele lembrou do ranking das cidades Selo Verde e Azul, no qual Olímpia ficou na 185ª posição. “Olimpia não consegue se classificar, por mais que nós tenhamos todas as leis, todos os modelos, não temos tratamento de esgoto. Cumprimos 99% das atribuições, mas não cumpri com o esgoto, então estamos sofrendo com isso também. Por isso a expectativa é para até o meio do ano de 2015”.

O prefeito disse que o que a cidade tem a comemorar em 2014 é o resultado do IDEB. “Enquanto a região teve uma queda no IDEB, como Votuporanga, conhecida como ‘capital nacional da Educação’, que tinha um IDEB de 6,3 e foi para 6,4, Olimpia foi para 6,3. Hoje Olimpia tem um dos melhores IDEB’s do Estado de São Paulo”, informa.

Ele atribui esta melhora, que diz ser de 2009 para cá, à capacitação dos professores pelo sistema de apostilamento que foi introduzido, à melhoria constante das estruturas físicas, concurso público para professores e, enfim, “nós estamos num caminho certo para a Educação. Existia uma grande expectativa de queda, na região toda, e a grande maioria caiu. Ficamos muito felizes com o resultado do IDEB, que é o índice que mede a nossa Educação”.

TREVO ERRADO
Embora frisando ser inadmissível Olímpia ter o trevo principal que tem, enquanto o da Usina Cruz Alta de bem melhor tecnicamente, o prefeito comemora o fato de as rodovias no entorno de Olímpia estarem passando por reestruturação. Reconhece que o grande desafio da Administração é a Vicinal Natal Breda. “Ela é uma vicinal que não foi projetada para caminhão de cana e muito menos para turista. Uma vicinal nada mais é do que a ligação entre um município outro”, define.

“Quando você corta caminho para desviar na rodovia estadual, quando você vem numa viagem intermunicipal, o caminho para entrar Olimpia é via Bebedouro, não via Natal Breda. A base que foi feita da Natal Breda há 20, 25 anos atrás, é uma base para veículos leves. Mas, de 15 anos para cá entrou pesado o treminhão, os caminhões de cana. O serviço que o Estado fez em 2008 não foi o serviço condizente. Então, nós estamos com um grande desafio, que é estadualizar a Natal Breda ou, quando acabar a recuperação de Bebedouro a Olimpia, a duplicação, canalizar e forçar por meio de sinalizações para que os turistas venham por Bebedouro e Severinia”.

O prefeito diz que teve duas audiências com o DER, que reconheceu o erro no projeto. “Aquele trevo da Cutrale ficou terrível, o de Baguaçu ficou ‘500 vezes’ melhor. Erraram no projeto, é inadmissível para mim e para qualquer olimpiense saber que vai se fazer um trevo em desnível na porta da Usina Guarani e não fazer na porta da nossa cidade. Isso eu falei para eles. Mas, parece que a usina pagou o projeto, e eu não tive capacidade para isso”, completou.

Até.