O prefeito Geninho (DEM) acaba de se posicionar frontalmente contra o feriado da Consciência Negra, em 20 de novembro, em Olímpia. E por uma razão até prosaica: o município é Estância Turística e, portanto, deve permanecer com as “portas abertas” todos os dias, mormente no 20 de Novembro, quando outras cidades comemoram o Feriado de Zumbi e sua população escolhe Olímpia para seu passeio.

“Eu acredito que está errado”, ele opina, por entender que “não é dessa forma que você faz, principalmente em uma cidade receptiva, onde o número de feriados tem que ser reduzido ao máximo. E quando se marcar feriado, fazê-lo para segunda-feira, o dia que não vem ninguém aqui e não precisa da mãe de obra do olimpiense”, complementou.

O prefeito faz coro à opinião do presidente da Associação Comercial e Industrial de Olímpia, Flávio Vedovato, que quer o Dia da Consciência Negra como “feriado facultativo”.

“É um tema extremamente polêmico, mas eu sou extremamente favorável a acabar com o Dia da Consciência Negra”, disse o burgomestre, sem medo. “Nós estamos aqui num raio de 200 quilômetros com 13 ou 14 cidades que têm o Dia da Consciência Negra e que folgam e a população vem para Olímpia se divertir. Nós não temos direito de ter esse feriado. Nós temos que estar prontos, trabalhando para cuidar do lazer dessas pessoas, porque Olímpia tem como vocação o entretenimento. Então nós temos que fazer uma grande homenagem à Consciência Negra, mas num dia que não atrapalhe a vocação do município, que é o ‘Turismo’”, declarou o prefeito.

“Uma cidade que hoje está sem Conselho do Idoso por falta de pessoas integrantes que abandonaram, uma entidade que representava os negros (Aleaô), praticamente parou de funcionar por falta de união. Eu acho que o poder público tem que fomentar mesmo que o dia seja comemorado, mas não é o feriado que vai trazer o respeito, acabar com o preconceito. Na minha opinião não muda nada”, prosseguiu.

Perguntado se deve encaminhar à Câmara pedido de revogação da Lei em 2015, desconversou. “Não tem nada previsto a respeito de projetos, apenas estou deixando minha opinião”.

OBRA DO EX-VEREADOR NIQUINHA
Em vigor na cidade desde 2008, por meio da Lei 3.328, de 12 de novembro daquele ano, o feriado da Consciência Negra, dedicado à memória de Zumbi dos Palmares, e que agora corre o risco de ser “derrubado”, após sete anos, foi implantado em Olímpia por iniciativa do então vereador Antonio Delomodarme, o Niquinha.

Assim, Olímpia passou a ter três feriados municipais – os outros dois são 2 de Março, aniversário da cidade, e 24 de junho, Dia do Padroeiro, São João Batista.

A data de 20 de novembro foi escolhida para a celebração do Dia da Consciência Negra por ser esse o dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morto no ano de 1695. O objetivo era fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira.

O feriado foi estabelecido em nível nacional pelo Projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei nº 12.519/2011 que criou a data, sem obrigatoriedade de feriado.

Até.