O peso da aprovação ou não do projeto de Lei Complementar 180/2014, que cria o cargo de secretário municipal de Turismo, e dos projetos de Lei 4.765/2014, que dispõe sobre atualização funcional e organização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e 4.766/2014, que dispõe sobre a criação da Secretaria Municipal do Turismo, parece estar repousado todo nas costas do vereador Salata (PP), líder do prefeito na Câmara.

Como este blog já havia antecipado, uma coisa está amarrada à outra. Ou seja, da aprovação ou não destes projetos, depende a eleição ou não de Salata para a Mesa da Casa de Leis, conforme acordado entre a bancada de cinco vereadores “rebeldes de ocasião”, incluindo o próprio vereador-candidato.

Na sessão desta segunda-feira, 24, tais propostas estavam na pauta de votação, mas o líder do prefeito Geninho (DEM) pediu a retirada delas porque “demandam entendimento entre a bancada governista e vereadores”, conforme suas palavras. Na verdade, demandam uma escolha de Salata. Uma espécie de “Escolha de Sofia*”.

Tipo assim: ou atende ao apelo do Executivo e faz um afago no presidente Puttini – o quase-certo secretário de Turismo -, votando pela aprovação dos projetos, assim abdicando da presidência da Mesa Diretora ou escolhe ser presidente da Casa e vota contra tais propostas. Porque, segundo fontes ligadas ao Legislativo, a eleição da Mesa só se dará com a postura contrária do vereador à criação do cargo de secretário e da Secretaria de Turismo, desmembrando-a de Cultura, Esporte e Lazer.

Lembrando que a aprovação da proposta de criação do cargo de secretário depende de seis votos – maioria absoluta, enquanto os outros dois, de maioria simples – maioria dos votos dos vereadores presentes à sessão. Mas, por questão de coerência, os três seriam derrubados.

Faltam apenas mais duas sessões para o fechamento do Ano Legislativo de 2014, a serem realizadas nos dias 1º e 8 de dezembro. Os projetos voltam em primeiro turno na segunda-feira que vem. Pode terminar tudo aí, com a derrubada deles ou, aprovados, irem à segunda votação, no dia 8. É a data na qual se elege a nova Mesa Diretora, após o Expediente normal (votação de projetos).

É a data na qual se elegerá ou não Salata, dependendo da escolha que fizer. Salvo mudanças de ultíssima hora – e em política sempre as há -, é este o quadro que teremos nas duas próximas sessões. A ver.

* Trata do dilema de “Sofia”, uma mãe polonesa, filha de pai antissemita, presa num campo de concentração durante a Segunda Guerra e que é forçada por um soldado nazista a escolher um de seus dois filhos para ser morto. Se ela se recusasse a escolher um, ambos seriam mortos. Essa história dramática é contada em 1947 ao jovem “Stingo”, um aspirante a escritor e que vai morar no Brooklyn, na casa de “Yetta Zimmerman”, onde ele acaba tendo Sofia como sua vizinha. (PS: aliás, ótimos livro e filme)

Até.