Para a secretária municipal de Educação, Eliana Bertoncelo Monteiro, o 50º Festival do Folclore, que se encerrou no domingo, “superou as expectativas”. Ela enalteceu muito a participação e o engajamento das escolas e alunos das redes Municipal e Estadual de Ensino na festa, o que só foi possível por ser no mês de agosto. “Sempre acreditei no Folclore no mês de agosto”, disse ela. Eliana disse que também facilitou a vinda de alunos de outras cidades para a festa.

“O Fefol em agosto possibilitou uma maior movimentação no Recinto, seja nos seminários, seja no minifestival, seja nas gincanas”, disse a secretária, que lembrou a maior participação de instituições municipais e estaduais. “Avaliamos que a participação foi muito boa das escolas do Estado. Por isso superou, a meu ver, todas as expectativas”.

“O Seminário não tinha a participação de alunos das estaduais. É semente que está germinando, dando frutos”, avalia. “Sempre acreditei no Folclore no mês de agosto. Temos crianças nas salas de aula para trazer. Por outro lado, as escolas ficam ocupadas pelos grupos, mas isso não significa folga para os professores. Trabalhamos o tempo todo em torno do Festival”, explica a secretária. “De manhã nos seminários, à tarde no minifestival”, completa.

“Fazendo o Festival em julho, vão comentar que é vantagem por não ter aulas. Mas, as escolas são reservadas antes. E temos de participar, e em agosto, temos um ganho muito grande neste aspecto”, diz Eliana, para quem, no entanto, o Fefol em agosto, na área da Educação, ainda não é assunto fechado.

“Vamos consultar a categoria. Mas a ideia de valorização dos alunos é em agosto mesmo”, acentua. “Além do que, é o mês em que comemoramos o Folclore (hoje, dia 22 de agosto). E eu fui educada com o Festival em agosto. E acho que todos os diretores de escolas também”, finalizou.

Até.