O acidente com o anestesista Luiz Henrique Vicente, o “Rico”, o único profissional desta especialidade a atender na Santa Casa de Misericórdia de Olímpia, trouxe um problema enorme para a diretoria do hospital. É claro que nada tem a ver com isso, culpa alguma tem o médico acidentado com esta situação que ora atazana os pensamentos dos senhores responsáveis pelo destino de nossa única porta de atendimento especializado. O médico foi vítima do imprevisto, a diretoria da Santa Casa, da própria imprevisão.

Fato é que, o provedor Mário Francisco Montini, falando com exclusividade à versão eletrônica do semanário Planeta News, nesta tarde, lamentou mais esta crise que atinge a instituição. Além disso, revelou que não consegue outro médico na área para ocupar a vaga de “Rico”, nem tampouco médicos de diferentes especialidades para comporem o corpo clínico do hospital, “que diminuiu bastante”.

“No último domingo, 10, com o acidente de trânsito envolvendo o único médico anestesista do corpo clínico da Santa Casa, Luiz Henrique Vicente, o hospital ficou impossibilitado de realizar o serviço e todas as cirurgias eletivas foram novamente suspensas”, relata o site.

“Segundo Montini, a movimentação da administração da Santa Casa para contratar outro especialista em anestesia começou no próprio domingo, quando diretores estiveram na vizinha cidade de São José do Rio Preto, em contato com uma cooperativa de médicos anestesistas para tentar sanar a dificuldade de Olímpia.

No entanto, até a manhã de hoje (terça-feira, 12) ainda não havia sido possível a contratação de um médico anestesista. ‘Hoje mesmo temos uma reunião, agora pela manhã, com um médico anestesista para apresentarmos nossa proposta. Essa especialidade é escassa e cara, mas estamos fazendo o possível para uma solução imediata. Temos contado com o apoio do médico anestesista Giovane Baptista Júlio, que hoje integra o corpo clínico do hospital de base de Rio Preto e tem feito algumas cirurgias emergenciais nos horários disponíveis. Já notifiquei a Secretaria de Saúde para que encaminhe as cirurgias emergenciais para nossa referencia, que é Barretos'”, disse Montini ao site do Planeta.

APELO
“O provedor da Santa Casa, Mário Montini, fez um apelo para que os médicos da microrregião que queiram fazer parte do corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de Olímpia, procurem a administração do hospital”, prosseguiu o jornal.

“Precisamos aumentar o número de profissionais, em especial nas especialidades de anestesia, ortopedia e clínico. Temos somente dois ortopedistas trabalhando no hospital e a demanda é grande, assim como é grande a demanda por anestesista e clínico. Por isso, fazemos o apelo aos médicos de Olímpia e região para que venham fazer parte do Corpo Clínico do hospital'”, pediu.

“Perguntado se o atraso no pagamento dos salários dos médicos não seria o fator determinante para a escassez de algumas especialidades o provedor disse: ‘Tivemos, sim, um imprevisto desde outubro do ano passado, quando uma ação trabalhista, de gestão anterior, bloqueou um montante de recurso utilizado para esse fim, então tivemos um atraso, mas com previsão de sanar o problema em no máximo três meses’, finalizou”.

Até.