Em texto postado neste espaço em 19 de dezembro passado, falamos sobre a lista dos secretários do prefeito Geninho (DEM), que segundo ele havia afirmado na noite de diplomação dos eleitos na Câmara de Vereadores, seria divulgada na quinta-feira, ao meio dia. Na quarta-feira, então, fizemos aqui um exercício de jornalismo por antecipação, “montando” o quadro de secretários, e especulando sobre o que poderia mudar e o que poderia permanecer como estava. Reproduzo, abaixo, o texto na integra:

SECRETÁRIOS
Prefeito Geninho informou que amanhã, a partir das 12 horas, já estará anunciando a lista dos secretários que trabalharão com ele a partir de 2013. Não se espera surpresas e as novidades serão Guto Zanette (PSB) em Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, em lugar de Puttini, que vai presidir a Câmara, e Dirceu Bertoco (PR), se nada mudou, na de Agricultura, em lugar de José Rizzatti (PSBD).

Na Saúde, deve permanecer Silvia Forti Storti – a menos que ela mesma deseje sair, como já se ventilou -; em Obras, deve permanecer Renê Galetti, mas aí está um setor em que pode haver surpresa. Na Educação, firme e forte fica a atual, Eliana Bertoncelo Monteiro que, como Silvia Forti, só sai se for por vontade própria. Na Assistência Social deve ser anunciado o vice Gustavo Pimenta, mas com fortes propensões a mudança num futuro próximo, quando o tucano poderá ser trocado pelo vereador Pastor Leonardo.

Consta que Pimenta não quer deixar seu pupilo Marcão do Gazeta de fora da Câmara e, para tanto, sacrificaria-se na Pasta. Porém, há rumores de que ele estaria de olho  na Prodem onde, consta, estaria o único setor a sofrer mudanças de imediato. Interinamente, ou seja, nas Pastas de Administração, Governo, Finanças, Assuntos Jurídicos, Planejamento e Daemo (cargo equivalente ao de secretário), nada deve mudar, com ressalva para Administração, que pode ter nome trocado. É esperar para ver.

No entanto, há que se ressalvar o troca-troca promovido pelo alcaide, reposicionando Walter José Trindade em um cargo interno, na prefeitura, remanejando para a Daemo Ambiental Alaor Tosto do Amaral. Trindade acumula dois cargos, Administração e Planejamento, um deles, com certeza, para ser destinado a alguém que ainda vai chegar ou já está por aí – resta saber quem (será) e qual (cargo).

Ficam de fora da lista Sandra Regina de Lima (ex-Administração), José Rizzatti (ex-Agricultura) e Vivaldo Mendes Vieira (ex-Prodem), os três que o post havia colocado na “berlinda”. Vejam a lista completa, que só foi divulgada na madrigada de sábado, abaixo:

SUPERINTENDENTE
DA DAEMO AMBIENTAL

Alaor Tosto do Amaral, Engenheiro Eletricista, formado pela Faculdade de Engenharia de Mauá-SP, trabalhou durante 30 anos na CESP (Companhia Energética de São Paulo), foi Secretário Administrativo na Prefeitura Municipal de Votuporanga-SP na gestão 2001 a 2008. É atualmente Secretário Municipal de Planejamento.

DIRETOR PRESIDENTE
DA PRODEM

Amaury Hernandes, Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho, é Professor de Engenharia de Segurança em diversas faculdades da região, foi Secretário Municipal de Trânsito em São José do Rio Preto e Secretário de Planejamento da Prefeitura Municipal de Olímpia.

SECRETÁRIO DE ASSISTÊNCIA
E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Luiz Gustavo Pimenta é advogado, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, e Pós-Graduado em Direito Processual Civil, é também especialista em Direito Civil/Comercial, e em contratos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), Procurador do extinto Banco Nossa Caixa SA, da Companhia Regional de Habitações de Interesse Social ( COHAB/CRHIS), Procurador licenciado na área de Previdência do Sindicato dos Metalúrgicos de São José do Rio Preto-SP, foi Presidente da Comissão de Ética e Disciplina da OAB subseção de Olímpia no ano de 2004/2006, Presidente da Comissão de Assistência Judiciária da OAB subseção de Olímpia, no ano 2007/2008, Presidente da Executiva do PSDB de Olímpia, desde 2007. Secretário da Assistência e Desenvolvimento Social de Olímpia em 2009. Interventor da Santa Casa de Misericórdia de Olímpia em 2010. Atualmente acumula a função de Vice-Prefeito e Secretário da Assistência e Desenvolvimento Social de Olímpia.

SECRETÁRIO DE FINANÇAS
Cleber José Cizoto, contador com 19 anos de profissão, tendo atuado principalmente na área privada. Formado ainda em Historia pela Unorp de São José do Rio Preto, é Secretário Municipal de Finanças na Prefeitura de Olímpia desde 01/01/2009.

SECRETÁRIO DE AGRICULTURA,
COMÉRCIO E INDÚSTRIA

Dirceu Bertoco, agricultor, casado, pai de duas filhas tendo sido vereador por 12 anos, nos mandatos 2001/2004, 2005/2008 e 2009/2012, e reeleito para o quadriênio 2013/2016. Atual intensamente durante sua vida política para melhorias nas comunidades rurais, tanto quanto dos distritos pertencentes ao município, e também em relação aos grupos da 3ª idade. É também Presidente do Diretório Municipal do PR (Partido da República).

SECRETÁRIO DE
ASSUNTOS JURÍDICOS

Edilson Cesar de Nadai, advogado, formado pela UNESP de Franca-SP, foi funcionário do Banco do Brasil de 1984 à 1986, foi Assessor Jurídico Parlamentar da Câmara Municipal de Olímpia de 2005 à 2008. Desde 01/01/2009 é o Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos, da Prefeitura Municipal de Olímpia.

SECRETÁRIA DE
EDUCAÇÃO

Eliana Antônia Duarte Bertoncello Monteiro, graduada em Letras, especializada em Gestão Educacional, pela Faculdade de Educação (FE) da UNICAMP. Lecionou em escolas de ensino fundamental e médio de Altair, Guaraci, Severínia e Olímpia, bem como na Faculdade de Bebedouro, disciplina Filologia. Encontra-se afastada do cargo de diretora da EE Professora Alzira Tonelli Zaccarelli. É Secretária Municipal de Educação desde 01/01/2009.

SECRETÁRIO DE CULTURA,
ESPORTES, TURISMO E LAZER

Gustavo Zanette, Administrador de Empresas e vereador desde 2009, reeleito para o quadriênio 2013/2016, é Presidente do PSB (Parido Socialista Brasileiro).

SECRETÁRIO DE GOVERNO
E COMUNICAÇÃO

Paulo Marcondes, formado em Processamento de Dados pelo Colégio João Carrozo em Bragança Paulista e cursando Gestão Pública pela Metodista de São Paulo. Foi Superintendente Executivo da UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo por seis anos. Há três anos é o Secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Olímpia.

SECRETÁRIO DE OBRAS
E SERVIÇOS URBANOS

Renê Alexandre Galetti, Engenheiro Civil e Pós Graduado em Engenharia de Estruturas da USP, é atualmente Conselheiro do CREAS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo). É o atual Secretário de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura Municipal de Olímpia.

SECRETÁRIA DE SAÚDE
Silvia Elisabeth Forti Storti, Pedagoga com especialização em Saúde Pública e também especializada em Gestão Municipal na Área da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Especializada em Gestão Pública em Saúde pela FUNDAP/USP/SANTA CASA DE SÃO PAULO, além de Diretor Técnico Divisão Planejamento e Avaliação e Desenvolvimento (DIR IX Barretos), Diretor Técnico Serviços de Saúde – Organização das Redes de Serviços – DRS XV São José do Rio Preto, atual membro da Diretoria do COSEMS/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde), atual membro titular da Câmara Técnica da CIB (Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo), encontra-se afastada do DRS XV de São José do Rio Preto. É Secretária Municipal de Saúde de Olímpia desde 01/01/2009.

SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO
E DE PLANEJAMENTO

Walter José Trindade, graduado em Ciências Contábeis e também em Cursos Gerenciais na Fundação Instituto de Administração da USP. Funcionário por 30 anos da CESP (Companhia Energética de São Paulo), foi Superintendente do SAEV (Serviços de Água e Esgoto de Votuporanga), entre os anos de 2001 à 2008. É agropecuarista desde 1988. É atualmente Superintendente da Daemo Ambiental, já tendo atuado como Secretário Municipal de Planejamento e Secretário Municipal de Obras na Prefeitura Municipal de Olímpia.

Com a assunção de Pastas por Guto Zanette e Dirceu Bertoco, assumirão as suas cadeiras na Câmara Paulo Roberto Poleselli de Souza (PR) e Izabel Cristina Reale Thereza (PR). Beto Puttini (PTB), por sua vez, deixa a Pasta para assumir a presidência da Casa de Leis.

Até.