A sessão ordinária da Câmara de Vereadores na noite de ontem, segunda-feira, 3, foi marcada por tocantes discursos de despedidas entre os colegas desta gestão. Despedida dos que ficam para os que ficam, dos que ficam para os que saem, dos que saem para os que ficam, dos que saem para os que saem. Com direito a botões de rosas brancas, mimo levado pela vereadora Priscila Foresti, a Guegué (PRB), e entregue aos “nove cavaleiros”, como ela definiu seus colegas homens.

Entre os discursos, algumas revelações, como a do vereador Bertoco (PRB) afirmando: “Não sou mais candidato a vereador”. Sem dizer que estava nos seus últimos quatro anos na política. Ou seja, vem coisa por aí. O vereador Lelé (DEM), a surpresa do pleito de 2008 que ficou fora da Câmara agora disse pretender voltar na próxima, mas…”Vamos ver se a família deixa voltar.”

Salata, cortez como sempre – se bem que às vezes por puro sarcasmo -, disse que Guegué e Primo Gerolim (DEM) “deixarão saudades”. Zé das Pedras (PMDB) e João Magalhães, também “deixarão saudades”. Lelé, disse Salata, “não perdeu” (a eleição). “Numa derrota você tira o aprendizado”, falou. Quanto a ele mesmo, disse estar “no saldo positivo”.

Com Toto Ferezin (PMDB), o presidente da Casa, brincou: “Agora que o senhor estava ficando bom, está deixando a presidência.” Depois, completou: “É um felizardo, porque terá o pai como representante” (Toto não se candidatou à reeleição, mas o pai, Jesus Ferezin, se elegeu).

Mas, quem dominou a cena mesmo foi a vereadora Guegué, com direito a ser aplaudida de pé pela maioria dos colegas. Fez um discurso homenageando a todos eles, os quais chamou de “nove cavaleiros” (numa alusão à Távola Redonda?). Após a fala, desceu e entregou a cada um deles dois botões de rosa branca, tirou fotos com um por um e depois conclamou a todos para a foto-recordação.

Na fala de Toto Ferezin, a destacar o fechamento do discurso: “Não sairei da política. Mesmo sem mandato. Serei mais atuante e fiscalizador.” Será? A destacar ainda quanto a Ferezin, o fato de ele ter chamado a vereadora Guegué na noite de ontem, por três vezes, de Priscila FOresti. Ao longo dos últimos quatro anos, ela foi sempre Priscila Seno Mathias Neto FLOresti nas chamadas do presidente. Dizia que ela não se importava, porque FLOresti lembrava flor, floresta. Então era mimo e não falha?

Até.