‘Segurança’ atropela ‘Corrupção’ e média do prefeito dispara na enquete UOL/Eleições

Em menos de 24 horas a situação em relação à cidade
mudou radicalmente, gerando suspeita de manipulação

De forma surpreendente e, porque não dizer, suspeita, os resultados da enquete que vem sendo realizado pelo portal UOL na internet, visando apurar a situação administrativa e o nível de avaliação dos prefeitos nos municípios brasileiros, no que diz respeito a Olímpia teve uma “virada” fantástica em pouco mais de 24 horas. Até por volta das 12h30 de quinta-feira, a “Corrupção” era o item mais lembrado como o maior problema de Olímpia.

Ontem, por volta de 13h30, o ítem mais clicado passou a ser “Segurança”. Na quinta-feira, a nota média do prefeito Geninho era de 4,7. Ontem, havia subido para 6,5. Haviam votado até a apuração de quinta-feira, 2.089 “eleitores”. E até às 13h30 de ontem, 3.854 “eleitores”.

Porém, há um forte componente suspeito nesta reviravolta, uma vez que a mudança do problema maior da cidade ocorreu em menos de 24 horas. Ou o ”eleitor” que votou no período da tarde, noite, madrugada de quinta e até o início da tarde de ontem mudou completamente seu conceito sobre a política local “magicamente”. O mesmo se pode depreender da nota média dada ao prefeito, que nesse mesmo período subiu pouco mais de 38%.

A corroborar tais suspeitas, um comentário postado por volta das 23h20 da quarta-feira neste blog, por um leitor que se intitulou “Funcionário Público”, trazia o seguinte teor: “Foi a coisa mais engraçada hoje em alguns setores da prefeitura, depois que divulgaram um link do UOL para avaliar a cidade de Olímpia. O que teve de chefe mandando estagiário entrar nesse link e votar a favor foi uma coisa de louco (…)”.

QUANTAS VEZES
QUISER VOTAR
De fato, não há nenhum modo de “travamento” do equipamento quando o cidadão já votou uma vez na enquete. A reportagem do Planeta, por exemplo, só a título de teste, votou três vezes na quinta-feira e duas vezes ontem e, em nenhuma delas houve impedimento. Ou seja, não é impossível que tenha havido votação dirigida, mudando o resultado da enquete.

Portanto, o item “Segurança” liderava a enquete como “maior problema da cidade”, com 55,18%, “derrubando” a “Corrupção”, que vinha liderando desde o início, em 5 de setembro, para segundo lugar, com 32,04%. Interessante notar que também o quesito “Saúde” como maior problema, teve queda no índice, passando a ser de 3,25%, contra os 4,98% da quinta-feira.

Embora não tenha embasamento científico, até na quinta-feira a enquete apontava que o olimpiense não estava muito satisfeito com a administração Geninho (DEM). Até o início da tarde, 2.089 cidadãos eleitores haviam votado nela, apontando como o maior problema da cidade, com 48,85%, a “corrupção”, e dando a nota média ao prefeito de 4,7.

São 23 quesitos, onde o internauta só pode escolher um. Primeiro ele dá a nota que achar merecedora ao prefeito e depois escolhe um dos itens e vota. Em seguida à corrupção, o segundo maior problema apontado na quinta-feira, com 30,08%, era “segurança”, ou a falta dela. “Saúde” vinha logo a seguir, mas com percentuais bem distantes de 4,98%.

Até.