A promotora eleitoral de Olímpia, Daniela Ito Echeverria, pediu, em nome da Justiça Eleitoral e na presença do juiz eleitoral Lucas Figueiredo Alves da Silva, que a campanha este ano “seja limpa, sem acusações pessoais, sem ódio e dentro dos limites da Resolução Eleitoral”. Ela fez o pedido até como uma advertência aos responsáveis pelas campanhas eleitorais e seus representados, observando que a Justiça Eleitoral vai trabalhar “dentro dos rigores da Resolução Eleitoral (TSE 23.370/2011)”.

Daniela e o juiz Lucas Silva dirigiram os trabalhos de sorteio da ordem de inserção das coligações no Horário Eleitoral Gratuito no rádio olimpiense, que começará no dia 21 próximo. Representantes de coligações e coordenadores de campanhas compareceram ao Salão do Júri do Fórum, na quarta-feira, 8, para receberem as informações. O sorteio foi feito pelo próprio juiz eleitoral.

Houve um momento de constrangimento quando foi feito o sorteio das inserções proporcionais, e percebeu-se que os partidos da coligação da candidata Helena Pereira, não haviam sido incluídos. Após resolver esta questão, foi feito novo sorteio da ordem de inserção proporcional.

No primeiro programa, dia 21, o candidato João Magalhães, da coligação “Moralidade Já”, será o primeiro a usar o tempo disponível (cerca de 12 minutos), seguido da coligação “Saúde, Honestidade e Trabalho”, da candidata Helena Pereira (cerca de 4 minutos), fechando com a coligação “Olímpia Não Pode Parar”, do atual prefeito Geninho (cerca de 14 minutos). O tempo estimado se refere a cada uma das inserções.

Esta ordem será obedecida somente no primeiro dia do Horário. Depois começa o sistema de rodízio: por exemplo, no segundo dia, Magalhães passa para a terceira colocação, Helena sobe para a primeira e Geninho para a segunda, sendo primeiro no terceiro programa, e assim por diante.

O mesmo ocorre no caso da proporcional, ou seja, relativo aos partidos coligados. No primeiro programa o partido a usar o tempo logo na abertura será o PMDB, do candidato Magalhães, que não se coligou na proporcional com nenhuma outra sigla. Cada partido político, na proporcional só poderá usar seu próprio tempo, independentemente de quanto seja, no qual seus candidatos a vereadores falarão.

A promotora eleitoral Daniela Ito Echeverria deixou bem claro, no encontro com os representantes partidários e coordenadores de campanha, que a Justiça Eleitoral irá trabalhar rigorosamente dentro do que prevê a Resolução Eleitoral. “Vamos ser muito rigorosos, embora criteriosos, no cumprimento da Resolução”, ela disse.

“Esperamos uma campanha limpa, sem acusações pessoais, sem ódio, e dentro do que prevê a Resolução”, complementou. “Quando houver dúvida sobre qualquer questão, peço que me procurem no Gabinete, para buscarmos uma solução, antes do caso se tornar litígio”, pediu a promotora.

Participaram da reunião a candidata a prefeita Helena Pereira e seu candidato a vice, Renato Joaquim Bitencourt, o “Marrom”; os secretários municipais Edílson César de Nadai e Paulo Marcondes, representando o candidato Geninho; a vereadora Priscila Foresti, a Guegué, representando Magalhães; o candidato a vereador Marquinhos Santos; representantes de candidatos da micro-região, bem como de emissoras de rádio locais e da comarca.

Até.