Somente na manhã da quinta-feira da semana passada, 12, é que foi tornada pública a programação oficial do 48º Festival de Folclore de Olímpia, que terá início amanhã, sábado, 21, se estendendo até dia 29, no Recinto de Atividades Folclóricas “Professor José Sant´anna”. A Comissão Organizadora havia imposto silêncio sobre as atividades de organização da festa, o que gerou críticas generalizadas.

O show do cantor Almir Sater, regionalista popular brasileiro, que estava marcado para o dia 27, sexta-feira que vem, no Recinto do Folclore, foi adiado para após o período eleitoral, segundo informações passadas pelo presidente da Comissão Executiva do evento, Paulo Duarte.

Segundo ele, o adiamento se deu para não acarretar problemas de ordem eleitoral para os candidatos a prefeito e vereadores. “Procuramos consultar com cautela nossa assessoria jurídica sobre o show. Estamos em período eleitoral e a festa tem o patrocínio da prefeitura”, ele disse.

De acordo com o Programa Oficial da festa, amanhã, 21, às 18 horas, será realizada a abertura do Pavilhão Cultural e no palco, logo depois, a abertura Oficial do 48° Festival do Folclore, a partir das 19 horas, com o Hasteamento das Bandeiras e a execução dos hinos Nacional Brasileiro e a Olímpia.

Meia hora depois, às 19h30, será realizado o Espetáculo de Abertura, com o tema “Olímpia, a capital do Folclore revela as tradições, os segredos do Rio Grande do Sul e os encantos do Brasil”, com participação das escolas municipais.

Às 20h30, será a vez dos desfiles dos grupos folclóricos e parafolclóricos, seguido dos discursos oficiais, meia hora depois, e o espetáculo pirotécnico, às 21h30. Às dez da noite começam as apresentações dos grupos folclóricos e parafolclóricos presentes no 48° Fefol.

No domingo, 22, terá às 10 horas, Missa em Ação de Graças pela realização do Festival, na Igreja Matriz de São João Batista, com a participação de grupos folclóricos e parafolclóricos. Antes, às 9 horas, têm início o 41º Campeonato de Truco, no Recinto, o 8º Campeonato de Bocha, e o 39º Campeonato de Malha, no Ginásio de Esporte.

FEIRA E BRINCADEIRAS
Feira de Artesanato e o 23º Salão de Pintura serão realizados de 21 a 29, sábado a domingo, das 10 às 23 horas, no Pavilhão Artístico-Cultural. Os seminários de Estudos terão lugar no recinto de segunda a quinta-feira, das 9 às 11h30, bem como a 47ª Gincana de Brinquedos Tradicionais Infantis, das 7h30 às 12h30.

O 28º Minifestival, organizado pela Secretaria Municipal da Educação com a participação dos alunos e professores da rede pública municipal de Ensino, será de 23 a 27, segunda a sexta-feira, das 14 às 16 horas.  Já a 24ª Peregrinação Folclórica, o Folclore na Rua, será de 23 a 27, das 8h30 às 11h30, nas Repartições Públicas Municipais, Centro Comercial, Ruas e Praças, Museu de História e Folclore Maria Olímpia, Distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu.

As apresentações no palco começam oficialmente no domingo, 22, às 20 horas, com apresentações de 15 grupos, sendo a última todos os grupos gaúchos juntos. E segue-se a semana com danças todas as noites do palco oficial.

No domingo, 29, às 9 horas, Ponto Máximo do festival, com o desfile folclórico pelas ruas de Olímpia. A concentração será em frente à Câmara Municipal até o trevo da Avenida Andrade e Silva. O desfile será pela contramão da Aurora Forti Neves até a Rua David de Oliveira, retornando por esta até o palanque, dispersando-se no encontro com a Deputado Waldemar Lopes Ferraz.

E às 19 horas, desfile pelas barracas e avenidas da Praça das Atividades Folclóricas, convergindo para a arena, promovendo-se outra confraternização entre os grupos folclóricos e de projeção folclórica presentes na festa. Seguem-se apresentações no palco, discurso de encerramento, arriamento das Bandeiras e Espetáculo Pirotécnico.

Até.