Do jornal Planeta News, reproduzo o texto que segue abaixo, até como forma de tornar mais forte a necessidade de a secretária municipal de Saúde, Silvia Forti Storti, explicar o que de fato está acontecendo.

Silvia Forti ‘barra’ benefício microrregional
Secretária da Saúde local, junto com dois colegas de Pasta, impediu Sala de Estabilização para Severínia

 

Uma decisão inesperada e que deixou indignados a secretária municipal de Saúde, Valnice Aparecida Cussolim Barbareli, bem como o Executivo Municipal de Severínia, foi a decisão de três secretários municipais de Saúde, segundo consta, orientados pela secretária da Saúde de Olímpia, Silvia Forti Storti, de vetar a implantação, naquele município, de uma Sala de Estabilização-SE. Valnice atribuiu a decisão a “picuinhas”.

Uma Sala de Estabilização é a estrutura que funciona como local de assistência temporária e qualificada para estabilização de pacientes críticos/graves, para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à Saúde. Poderia servir àquele município, mas atender também outros próximos, aliviando um pouco os centros de maior acúmulo de atendimentos de emergência.

Para receber este equipamento, o município precisa solicitar junto ao Ministério da Saúde. Olímpia havia solicitado o seu, mas não foi atendida. Os municípios indicados na Comissão Intergestora Bipartite-CIB nº 76, de 21 de abril de 2012, pertencentes à Diretoria Regional de Saúde-DRS-V, de Barretos, foram Severínia, pelo Colegiado de Gestão Regional-CGR/Norte, e Viradouro, pelo CGR/Sul.

Os dois foram contemplados com Salas de Estabilização na Rede de Atenção às Urgências-RAU, cabendo aos gestores municipais pertencentes aos CGR´s não só ratificar essa indicação como também avaliar os pleitos dos demais municípios que não foram contemplados.

“Entretanto, na última reunião realizada no dia 2 de maio, na Diretoria Regional de Saúde-V, de Barretos, não houve consenso para manter o pleito já contemplado para o município de Severínia. Embora tenha havido muita discussão dos municípios que julgaram necessário o fortalecimento da articulação regional, os municípios de Altair, Colômbia e Olímpia apresentaram- se contra o pleito”, queixou-se Valnice Barbareli.

“Esse fato causou surpresa na maioria dos participantes, devido ao comportamento contradizer o que se chama de integração e intersetorialidade, além do fortalecimento regional com a implantação e implementação do SAMU”, complementou.

Para a secretária severinense, “a preocupação maior é ter perdido a oportunidade de se estabelecer um atendimento que visa fortalecer e estruturar a região composta por 10 municípios, no atendimento de urgência e emergência, com a atitude dos municípios de Altair, Colômbia e Olímpia”, finalizou.

Até.