Só não dá para entender esta gana que o prefeito Geninho (DEM) está de “peitar” o vice-prefeito Gustavo Pimenta (PSDB), na sua pretensão de manter em seu lugar, como secretária de Assistência Social, a assistente social Edna Marques da Silva. Consta que Pimenta já até a teria anunciado como responsável pela Pasta após sua saída, nesta quarta-feira, 4, por questões de desincompatibilização (afinal, até prova em contrário ele é o vice na busca da reeleição do alcaide).

A atitude do prefeito em relação ao agora ex-secretário Beto Puttini (PTB), que deixou a Pasta do Esprote, Cultura, Turismo e Lazer, para retornar à Câmara de Vereadores e tentar a reeleição, não foi a mesma. Puttini saiu com com direito a festa de despedida, colocou em seu lugar sua diretora de Cultura, Marina Salemi, e tudo bem, fechou aí. Mas, no caso da Assistência, a postura dele tem sido bem outra, a contrariar não só o próprio Pimenta, como toda a cúpula do PSDB.

Pimenta, segundo os bastidores, por várias vezes buscou tratar do assunto com Geninho, mas este sempre desconversa, se esquiva, e já chegou até mesmo a dizer que “precisa do cargo”. Há quem diga que seria para “pagar dívida” política. Os bastidores fervem em especulações sobre quem seria o “ungido” ou a “ungida” do prefeito para o cargo. E, claro, não poderia ficar fora das especulações a ex-secretária na gestão passada, Cristina Reale. Mas, há quem a descarte, apostando que ela estaria firme no propósito de ser candidata a vereadora.

Este mistério pode ser revelado nesta quarta-feira, com a saída de Pimenta, ou no final de semana, com a circulação da Imprensa Oficial do Município. Mas, uma coisa é certa: há quem veja, no seio do PSDB, uma atitude de desprestígio e falta de respeito político e pessoal a um companheiro de primeira hora, caso o prefeito realmente não acate o nome sugerido pelo seu vice e coloque ali alguém que não seja do seu agrado. Mormente se for Reale.

O prefeito deve saber muito bem o que está fazendo. Ou deve estar contando com seu “charme” político para à última hora mudar tudo e apaziguar, com sua capacidade de convencimento, as hostes peessedebistas. Ou, então, está na base do “lixem-se tucanos, faço o que quero e não o que me dizem”. Tucanos de altas plumagens dizem não ver condições de Pimenta permanecer ao lado do burgomestre caso uma falseta desta se concretize. E falam até em “meter o pé no balde”, como forma de prestigiar o seu líder político. “Seria um tremendo desprestígio à figura de Pimenta”, comentou um deles.

Que o ninho tucano está em polvorosa, isso está. Resta esperar para ver no que vai dar.

NA CÂMARA
Já pelas bandas da Casa de Leis, um “bem bolado” vai garantir a permanência do vereador-suplente Salata (PP), no cargo. Ele deveria sair com o retorno de Puttini, já nesta quarta-feira, oficialmente, mas ficará agora na suplência de Primo Gerolim (DEM), que sairá “em licença médica”, inicialmente por 30 dias, depois por 60, 90 e dezembro…

O blog perguntou ao vereador se havia a possibilidade de ele assumir a Secretaria deixada por Puttini, como se comentou por ali, mas ele, em princípio, negou. “Dessas agitações políticas eu estou fora”, disse. O blog insistiu em saber se ele vai se afastar: “Eu estou indo a dois médicos todos os dias. Vamos ver o que eles vão dizer”, desconversou. Mas, apesar do “sambarilove”, a coisa será por aí mesmo: ele sai, Salata fica. E a Casa fica sem um vice-presidente, já que o suplente não pode assumir automaticamente o cargo.

Até.