O agora site oficial .com do senhor Leonardo Concon publicou texto na noite de ontem – deve ter sido após a madrugada em que foi anunciada a saída de Gilberto Toneli Cunha das hostess genistas -, que a Rádio Menina-AM teria sido vendida para o ex-deputado Uebe Rezeck, numa atitude de pura intriga e entrega aos interesses do grupo ora no poder. Será que ele trocou a “exclusividade” da informação, dada de madrugada, como ele mesmo diz, pela “fofoca” contra a emissora?

Engraçado ver o despudor de quem se diz ético, sério e preocupado em ouvir os dois lados, tascar uma desinformação dessa, num site que reputa de alta credibilidade junto ao cidadão comum. Para agradar quem está no poder ele lança mão do mais vil jornalismo de alcova, visando claramente desqualificar a emissora, a empresa e por conseguinte seus funcionários que são dígnos, no mínimo, do respeito de quem quer que seja, porque estão lá cumprindo com suas obrigações profissionais honestamente.

Não é a primeira vez, e suponho não será a última, que o responsável por aquele agora site .com publica não-verdades a mando do grupo que ele tanto idolatra – e não adianta vir aqui arrotar independência porque fica difícil acreditar nisso depois desta última presepada. Com que intuito fez isso? Ora, todo mundo sabe da situação do grupo no poder em relação aquela outra emissora, lá de cima, totalmente atípica, cheia de viés de ilegalidade, e para o grupo no poder nada como tentar jogar a Menina-AM também na mesma vala comum.

Para o grupo não é permitido que alguém fora do meio político adquira uma emissora de rádio e faça-a funcionar como uma empresa independente de grupos, facções, tendências e consiga sobreviver. Chega a taxar de absurda uma possibilidade desta, o senhor em questão. Do alto, talvez, de seu profundo conhecimento  de como as coisas se dão lá pelos lados do poder.

O que se espera é que ele seja o suficientemente responsável para se retratar depois – eu disse se retratar, e não usar do artíficio da “atualização” do texto, modelo jornalístico do qual lança mão sempre quando não quer passar “carão jornalístico”.

GILBERTO
O secretário municipal de Obras e Meio Ambiente, Gilberto Toneli Cunha, acaba de pedir demissão do cargo, no começo da madrugada de hoje, conforme o mesmo site .com oficioso. Toneli diz que vai para a capital, trabalhar em uma empresa de energia. Fazia nove anos que ele ocupava o cargo, desde 2002, quando foi nomeado pelo prefeito de então, Luiz Fernando Carneiro. Ia completar dez anos agora em junho. Há informações extra-oficiais de que seu primo, ex-deputado estadual olimpiense Fernando Cunha, é quem teria intermediado sua mudança de rumo.

Para o seu lugar irá o atual superintendente da Daemo Ambiental, Walter José Trindade, invertendo uma situação que se observou no início do (des)Governo Geninho (DEM), quando Cunha acumulou a Daemo Ambiental com a Secretaria de Obras. Porém, não se sabe agora se haverá acúmulo ou se Trindade passará a ficar diuturnamente mais perto do  alcaide, visando as articulações político-eleitorais, assim livrando-o dos perigosos “pregos” do estafe. A pergunta é: neste caso, quem assumirá a Daemo Ambiental, “menina dos olhos” do burgomestre? Algum outro “predestinado” novato a sentar praça por estas bandas? Ou dará o chefe uma solução caseira ao problema? Esperar.

MARCÃO
Ainda não tinha falado nada a respeito da nomeação da advogada Mirela Sechieri Costa Neves de Carvalho para o cargo de assessor administrativo na prefeitura, por meio da portaria 37.567, de 9 de fevereiro, e na caixa de comentários já teve quem me desancasse em defesa da tal nomeação. Para quem não sabe, Mirela é esposa do ex-vereador não reeleito e provável candidato ao cargo nas próximas eleições, Marco Antonio Parolim de Carvalho, o Marcão Coca.

O leitor “João Carlos” indaga: “O que tem de mais a Dra. Mirela ser nomeada pelo prefeito?” Para este blog não tem nada de mais, nem nada de menos. Cada um sabe onde o calo aperta. Agora, é de se supor que a nova contratada irá atuar como advogada do município, uma vez que ela não deverá abandonar sua cátedra para ser uma mera servidorada comissionada, certo?

CARGOS
Na justificativa que encaminhou à Câmara quanto ao Projeto de Lei Complementar (137/2012), de autoria do Executivo, deliberado na sessão oredinária de ontem à noite, a assessoria do prefeito deu uma “cochilada”, para variar. Ao explicar que a razão da extinção e criação de cargos constantes da Lei Complementar nº 95, de 5 de abril de 2011, que trata do Plano de Cargos, Salários e Evolução Funcional da Daemo Ambiental, especificamente, esta assessoria apenas mostra que trabalha na base do control “C”, control “V”.

Na justificativa do PLC que extingue 10 cargos de oficial de rede de água e esgoto II, Padrão 13-A/1, e cria outros dez, de oficial de rede de água e esgoto I, Padrão 09-A/1, o prefeito diz que para o primeiro há necessidade de carteira de habilitação de motorista nível C, “e a Daemo Ambiental fez dois concursos sem obter sucesso no preenchimento das vagas disponíveis”. Já na função segunda, não há exigência da CNH, “e existem interessados no mercado de trabalho”.

E a “cochilada” vem aí: no final do texto, diz-se que “o cargo de Oficial de Redes de Água e Esgoto I permite o acesso ao nível II, desde que o interessado consiga a habilitação para motorista nível C”. Ué, mas ele não está extinguindo o cargo de Oficial II? Prestenção, assessoria!

COMISSIONADOS
Com certeza a turma de comissionados do município está com aquilo nas mãos. Há uma manifestação da justiça recente, que já estaria em mãos devidas, tratando deste segmento de municipais que pode sacudir as estruturas. Tem gente dizendo à boca pequena que a coisa “é mais feia do que se pensa”. E não adianta insistirem comigo, porque o que está escrito aqui é tudo o que sei.

Até.