A menos que de fato o prefeito Geninho (DEM) seja o Super-Homem invocado pelo site de notícias oficioso da cidade, e por extensão a secretária municipal de Saúde, Silvia Forti Storti, seja a Mulher Maravilha, bem como todos os auxiliares que forem alocados para colocação em funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento, a UPA, formem uma legião de Titãs, é impossível acreditar que aquela unidade de Saúde ficará pronta ainda neste mês de fevereiro, como vem anunciando o alcaide, corroborado pela secretária.

Na quarta-feira da semana passada, 8, estivemos lá no final da tarde. Na verdade, no começo da noite, quase 18 horas e, lógico não tinha um trabalhador sequer em atividade. Mas pudemos observar bem as dependências internas, muitas salas e setores, portas de entrada, recepção, banheiros, cozinha, quartos. Algumas destas dependências ainda necessitando de retoques finais, outras no aguardo apenas de instalação dos equipamentos devidos.

De resto, a UPA prometida pelo prefeito para este mês, está completamente vazia. Carente de acabamento externo, principalmente. Na quarta-feira havia nos fundos da Unidade uma enorme valeta, vários metros de comprimento e profundidade, talvez instalação de esgoto, rede de água, sabe-se lá – como disse, naquela hora não havia ninguém por lá, nem sequer um vigia, e o prédio estava todo escancarado. Em redor, todos podem ver, faltam ainda acabamento e muitos, muitos outros detalhes.

Portanto, é até possível dar crédito a uma informação extra-oficial que nos chegou no início da tarde de hoje, dando conta de que a UPA só iria entrar em funcionamento no comecinho de junho, ou no final de maio. Ou seja, daqui a no mínimo, três meses. Bem às portas das eleições, talvez uma maneira de jogar para o público eleitor um prédio novo, cheirando a assepsia, onde em quatro ou cinco meses não será possível detectar suas eventuais fragilidades e falhas estruturais e funcionais, levando o cidadão a acreditar que a Saúde, então, se tornara o mais perfeito dos mundos. Aguardemos.

MAIS 91
A prefeitura, Daemo e Prodem vão contratar mais 91 funcionários para cargos diversos, a maioria destes ainda por realizar concurso. Mas, a contratação dos 60 aprovados deve acontecer ainda antes das eleições, caso contrário só se poderá fazê-lo após o mês de outubro. Somados os que já foram contratados na semana passada, serão mais 224 funcionários a ocuparem cargos no município. Esta semana, para a prefeitura foram contratados 22, para a Daemo Ambiental 3, e para a Prodem, 6. Designações foram duas para a prefeitura e uma para a Daemo.

MUDANDO
Projeto de Lei Complementar (137/2012), de autoria do Executivo encaminhado à Câmara e a ser deliberado na sessão oredinária de logo mais à noite, provoca mudança em denominação de cargos recém-criados na Daemo Ambiental. O PLC dispõe sobre a extinção e criação de cargos constantes da Lei Complementar nº 95, de 5 de abril de 2011, que trata do Plano de Cargos, Salários e Evolução Funcional da Daemo Ambiental, especificamente. Ele extingue 10 cargos de oficial de rede de água e esgoto II, Padrão 13-A/1, e cria outros dez, de oficial de rede de água e esgoto I, Padrão 09-A/1. Isso significa que, de um vencimento de R$ 890,24, a paga cairá para R$ 740,01, respectivamente.

RECONSTRUINDO
O 1º secretário do Lions Clube de Olímpia, Edgar Antônio Piton, garantiu a este blogueiro que a sede do clube que desabou no mês passado, nas esquinas da Deputado Waldemar Lopes Ferraz com Coronel Francisco Nogueira, será inteiramente reconstruída. “O ano de 2012 será o ano da reconstrução”, afirmou ele, garantindo que aquele endereço terá um prédio totalmente novo e moderno até 2014. Aproveitou para dizer, também, que o imóvel não estava abandonado, nem que cupim tenha sido a causa do desabamento.

“A viga-mestra era em peroba-rosa, que não aceita cupim”, explicou. Para ele, ainda aguardando resultado da perícia, o que pode ter dado causa ao desabamento seria infiltração. “O telhado caiu e puxou a parede lateral”, avaliou. O prédio está com o clube há mais de 20 anos.

Até.