A ausência de um projeto consistente e de longo prazo torna cépticos todos os que conhecem a fundo a história da cidade. Tamanho cepticismo se fundamenta na falta de continuidade e no descompasso entre um e outro governo, exatamente em razão da inexistência de um plano que se estenda por trinta, quarenta ou mais anos de investimentos que consolidem um processo de amadurecimento de idéias e viabilização de projetos que contemplem a população por inteiro.

Para que isto fosse possível a condição primeira, senão a única, seria o comprometimento de todos em torno do debate para a consecução de um projeto de cidade. Claro está que o debate em torno do assunto pressupõe a existência de forte dose de ousadia e presença indispensável de humildade para transferir a técnicos de reconhecida competência, cada qual em sua área de atuação, a tarefa de fazer um aprofundado diagnóstico de nossa realidade, com o objetivo superior de indicar, a partir de um levantamento completo, os caminhos a seguir e as ferramentas para vencer cada etapa.

Como isto não existe ainda, entra ano, sai ano, entra governo, sai governo ficamos batendo cabeça e achando maravilhoso tudo o que acontece à nossa volta, motivo pelo qual patinamos sem sair do lugar. É bonitinho o asfalto novo, é graciosa a pracinha do bairro, é lindo apreciar a limpeza, mas isto sempre existiu, em alguns períodos de maneira mais visível, em outros nem tanto, porém é muito pouco para quem não se omite e prefere sonhar grande, até porque sonhar pequeno é cansativo.

Estamos falando de um projeto de longo prazo que contemple todas as gerações, que estabeleça critérios de desenvolvimento contínuo e sustentado, que fixe normas para o progresso de todos os residentes de forma a prever e prover as reais necessidades da população.

Temos acompanhado, não sem uma ponta de inveja, iniciativas extraordinárias em cidades do porte ou até menores que Olímpia, com a diferença de que avançaram no quesito planejamento e se sobressaem por iniciativas extraídas de um programa único e de longo prazo e não os arremedos que emergem de grupelhos pretensiosos que anda a caça apenas dos interesses de sua tribo.

Os números não mentem e qualquer iniciativa deve te-los como inspiração, porque revelam a realidade, às vezes cruel, de uma população extremamente dependente, porque constituída de pessoas pobres em percentuais perto de oitenta e cinco, para quem pouco ou nada se faz no sentido de ter acesso aos modernos meios de informação.

Nada suplanta a idéia de um projeto de longo prazo porque só assim será possível contemplar o futuro e caminhar para ele sem pular etapas, apenas seguindo à risca o que estiver contido num plano que seja capaz de prever cada momento, cada iniciativa, cada benefício.

A falta de um projeto de cidade resulta no ridículo processo de insistir e teimar em repetir a idéia de que só o que dá visibilidade é importante. Engano.

Há muito mais além da simples alegoria, especialmente quando sabemos da existência de alguns milhares de residentes dependentes do “bolsa família”, pequeno benefício mensal que tem se constituído a única renda de famílias locais pela absoluta falta de oportunidades geradas e de um projeto consistente.

Claro está que ninguém se incomoda com os números que assustam, mas deveriam. É neles que se revelam as reais necessidades do nosso pobre povo, na verdadeira acepção do termo, entregue à sua própria sorte e à exploração vil dos demagogos.

Não existe um projeto de cidade e, por isso, a discussão se nivela por baixo, limitando-se ao choque dos contrários sem qualquer objetivo pratico senão o de buscar o poder pela simples idéia de satisfazer o ego e manter vazante o poço de vaidades que alimenta os pobres de espírito.

É dura a realidade, sobretudo para quem se interessa pela história e descobre que houve poucos momentos de lucidez por aqui, exatamente nos períodos em que a cidade avançou muito econômica, social e culturalmente falando. Falta um projeto de cidade. Por isso, e só por isso, nada de importante acontece por aqui. (Do Planeta News)

Até.