Tomo a liberdade de parafrasear o ex-presidente Lula, porque nada cai melhor para o momento presente  na cidade que aquela colocação que ele fazia, tão criticada pelos seus desafetos, em relação ao país que governava. Nunca antes na história desta cidade se viu tanto descalabro, tanta mentira, tanta força bruta. E tão pouca capacidade de raciocínio, de debate, de concessão ao cidadão do direito de se expressar e, até, do direito de ir e vir. Olímpia está mudando, sim, mas para pior, naquilo que deveria ser a pedra-de-toque para impulsionar os dias vindos: união, parceria, aceitação do contraditório, e a troca de experiências.

Olímpia está se tornando um ringue de briga de galos, onde vence quem conseguir aniquilar o opositor, e não pelo diálogo, pelo convencimento das idéias. Mas pela força, pela truculência ou, quando estas medidas se revelam suficientes, pelo chamado “calaboca”, aquele movido a cifrões, contra os quais não há senões.

Esta semana foi pródiga em agressões e provocações na caixa de comentários deste blog, a ponto de virar notícia de página inteira no semanário “Folha da Região”, em sua edição de hoje, à página 9 (“Assessor radialista de Geninho assume em blog que joga sujo”). O jornal pinçou de comentário de Julião Pitbull a assertiva reproduzida no texto, inclusive destacando print screen do comentário postado pelo jornalista e radialista. Também com o fito, imaginamos, de fustigar este blogueiro, dadas as sandices escritas pelo jornalista com apelido canino, que aí serviu de “porrete” para seu oponente de momento. O comentário é o que segue abaixo, na íntegra: 

Senhor Jornalista (?) Orlando Costa,
Com relação a citação de meu nome neste texto:
( “Julião Pitibull”, tentando desqualificar o jornal perante seus leitores e anunciantes. Num jogo sujo que a proeminente figura sabe jogar como ninguém.)

gostaria de comentar o seguinte:
Primeiro, se jogo sujo como ninguém é porque tive você como colega de imprensa e um dos professores depois nos meus tempos ainda de Rádio Menina Am, já que via e ouvia todos os dias voce jogando sujo logo após o meu programa de variedades. Segundo, a mais importante das “lições” que recebi de voce foi quando a emissora foi comprada para fazer política (politicagem fica melhor assim) contrária a administração ( e a cidade claro) e que inclusive conseguiu “curiosamente” fazer voce mudar de opinião rapidinho e passar da noite para o dia a falar bem do grupo do ex-prefeito Dr Carneiro, ou seja, aquele (grupo) que você arrebentava todos os dias na Difusora. Esta foi em matéria de lição de “Jogo Sujo” a campeã. Então, como não aprender com uma pessoa como você que é PHD em JOGAR SUJO. E mais “Mestre Orlando”, quando voce entra na questão da SMS se vão mandar o cheque ou não ao Jornal que voce citou, caso consiga ajudar nessa façanha, me faça uma gentileza, peça que MANDEM TAMBÉM “OS CHEQUES” que o Ex-Secretário da Saúde da Administração Carneiro/Pituca não me mandou até hoje pela CAMPANHA EXTRAORDINÁRIA “XÔ DENGUE AQUI NÃO!” QUE EU CRIEI E QUE FOI UM DOS MAIORES SUCESSOS NA RÁDIO MENINA AM…DETALHE, OS CHEQUES NAO SÃO MEUS, TENHO DIREITO APENAS NAS COMISSÕES…QUEM SABE VOCE CONSEGUE, PORQUE EU E A SECRETÁRIA AÍ DA RÁDIO (LINA ARANTES) TENTAMOS INÚMERAS VEZES MAS NAO CONSEGUIMOS, O GUDUZINHO TE EXPLICA MELHOR JÁ QUE ELE É QUE CUIDAVA DESSA PARTE E SEMPRE DIZIA QUE NAO TINHAM MANDADO O PAGAMENTO…E TEM MAIS, EM TERMOS DE CALOTE TEM AINDA OS COMÍCIOS (PITUCA/CRISTINA) QUE O PROFISSIONAL JULIÃO FEZ E NAO RECEBEU ATÉ HOJE…Já que está ajudando a Folha me ajuda aí gennnnnnntttttttteeeeeeeeeeee!

Desnecessário dizer que o assessor do prefeito Geninho joga (sujo) com a desmemorialização do cidadão (um desrespeito) quando fala sobre a compra da emissora, uma vez que nesta época ainda não estava lá e a compra tinha por trás exatamente aquele que hoje é seu “patrão” e principal mentor político, Geninho Zuliani, à época vereador e integrante do grupo que estava no poder, tendo Carneiro como prefeito. E Julião estava lá, depois de ser convidado a se retirar da Difusora-AM.

Portanto, foi muito pouco o tempo de convivência com o tal assessor genista, uma vez que tão logo cheguei à Menina-AM, Pitbull também foi convidado a se retirar, após muitos dissabores causados à empresa, como processos de altas somas que gerou por causa de seu “jornalismo sério”. Não condiz com a verdade quando ela fala que teve que sair de lá por causa de sua postura independente. As verdades são bem outras.

Ademais, que lições eu poderia dar a ele para ser tão bom jogador sujo como ele mesmo se auto-denomina?  Primeiro, faltou tempo para isso, se é que a forma como trabalho para ele é jogar sujo. Segundo, que mal nos víamos ou nos falávamos na emissora. Terceiro, que fui para a Menina-AM após não aceitar ser parte exatamente do jogo sujo político que perpetravam na emissora que deixei, em favor do hoje prefeito Geninho. Esta estória todo mundo já conhece. E quarto, quando cheguei à Menina-AM o mandato do ex-prefeito estava no fim.

Diferentemente do jornalista de apelido canino que me ataca, que já teve fortes entreveros com o grupo genista, que inclusive teve membros enfurecidos na porta da emissora para literalmente “pegar de pau” o radialista que falava mal do candidato a deputado deles. Ele servia a quem? Ao grupo então no poder, representado pela figura daquele então prefeito que hoje ele execra, xinga, desmoraliza, tudo em nome de mágoas passadas (e em nome dos agora poderosos – então, quem joga sujo?). Mágoas estas que ficaram trancafiadas em seu peito enquanto defendia seu pão de cada dia na emissora que hoje detrata.

Por hilário que seja, a questão relacionada à Secretaria Municipal da Saúde, quando ele diz que o ex-secretário não o pagou por uma campanha, e que se eu estava cobrando a conta da “Folha da Região” deveria cobrar a dele também, só posso classificar como a grande piada gerada por ignorância de leitura de texto.

Até.