Se existe algo de mais verdadeiro na publicação intitulada “Vereador Guto Zanette – Informativo”, que inundou as ruas da cidade esta semana, é a chamada que vem publicada no alto de sua última página, a de número 4: “Um vereador sempre presente”. Sim, porque nunca se viu antes – claro que não contando José Elias de Morais, o ‘Zé das Pedras’ -, um político local aparecer tanto em fotos, principalmente ao lado do prefeito, como uma espécie de “sombra”. Assim, vai acabar abocanhando o troféu de vereador que mais aparece na foto, desbancando ‘Zé das Pedras’.

Mas, falando na publicação em si, trata-se de um primor de inconsistência e vazio. Não há nada ali que nos faça ver em Zanette este vereador-obreiro que ele tanto acredita ser. As fotos e os fatos retratados são, na quase totalidade, de visitas, eventos, e… de ladinho com o prefeito. Por exemplo, há destaques para as palestras promovidas por ele na cidade com dinheiro da Câmara, posado ao lado do… prefeito no ato de entrega de uma perua Kombi – detalhe: não-adaptada -, para a entidade de deficientes DOA; proposta de “ajustes” para o Fórum, permitindo a acessibilidade.

Em “Ações Legislativas” o vereador destaca… as visitas feitas a bairros, entidades, deputados e escola, onde foi executar uma “ação fiscalizatória” na merenda escolar, porque, segundo ele, estava “preocupado” com a qualidade dela. E na última página o vereador destaca… as visitas que fez a obras, projetos sociais, entrega de bens a instituições, cerimônia de formatura, visitas a bairros, entidades…. Áh, ainda sobrou um espacinho no pé da última página para lembrar das condecorações militares recebidas por ele.

Foi para isso que ele tanto lutou para entrar na Casa de Leis? Foi para isso que ele traiu o grupo pelo qual se elegeu e renegou documento que assinou? Para fazer visitas? Quanta inconsistência!

JUNTOS E MISTURADOS
(OU: NEM TÃO JUNTOS)
Outdoors plantados ao longo da Aurora Forti Neves e noutros cantos por aí têm intrigado os cidadãos, desde os mais incautos aos mais “antenados” politicamente. Num deles, apresentam-se, juntos, os vereadores Dirceu Bertoco, do PR, e Toto Ferezin, do PMDB, a desejar Feliz Natal à família olimpiense. Há informações de que teria sido um “rachid” para batear os custos. Mas, precisavam os dois estarem juntos, à moda de uma “dobradinha”? Há quem veja nesta imagem uma forma de “mandar um recado” para alguém, que não se sabe quem (?).

Noutro outdoor, a surpresa é a foto do prefeito, também a desejar Feliz Natal aos olimpienses e, da mesma forma, sozinho, sem seu vice, Gustavo Pimenta. Da última vez que fez isso, Geninhou rapidamente voltou atrás. Desta vez não se sabe o que vai acontecer. E ainda neste ritmo tem o cartão de felicitações pelo 25 de dezembro do próprio Pimenta ao lado da esposa. Não é para deixar muita gente com a pulga atrás da orelha?

ATÉ ONDE?
Circula nas rodas políticas mais enfronhadas que um figurão da política local, embora não militante, estaria propenso a catapultar a candidatura a prefeito de Bira da Ki-Box (PSD), tendo como vice Walter Gonzalis (PT). Este figuraão, dizem nas rodas, estaria “por aqui” com o prefeito Geninho, e gostaria de vê-lo longe, bem longe da principal cadeira da 9 de Julho em 2013. Será?