A quem interessa esta corrida imobiliária desenfreada que se estabeleceu na cidade nos últimos tempos? Que sob o “véu” do desenvolvimentismo agride a capacidade de percepção do cidadão e o senso comum? Qual desenvolvimento estão propondo para a cidade e seus habitantes? Em favor de que camada da sociedade? Com que níveis de organização e planejamento? Está se pensando a cidade para o futuro, ou somente para o presente, numa febre imediatista visando se aproveitar do “boom” turístico, que por vezes encanta e por vezes injeta otimismo em excesso nas veias olimpienses?

Ainda agora se discute na cidade a proposta de um plano diretor, que vai direcionar as questões ligadas ao uso e ocupação do solo, a demarcação e distribuição dos espaços urbanos, algo tão fundamental para estruturar qualquer projeto de futuro para nossa urbe, que não deveria estar sendo tratado quase na surdina, embora as chamadas públicas para as audiências. Não parece estar havendo muito esforço do Poder Público para que estas chamadas de fato cheguem aos mais interessados, quais sejam, os habitantes de ontem, hoje e de amanhã.

Além disso, uma passadela de olhos nos traçados e cores do projeto nos dá a impressão de que poderemos ter um Plano Diretor de conveniência, que abarque tudo o que já está aí. Isso talvez até explique a correria, os muitos loteamentos e conjuntos habitacionais simultâneos. Não raro sendo negociados até de forma contrária às leis e normas que regem a matéria, haja vista as vendas feitas sem que antes os locais tenham a necessária infra-estrutura – água, luz, asfalto, guias e sargetas. Áh, e sistema de escoamento de esgoto!

Se não explicar a correria, o PD que vem por aí pode apenas corroborar o expansionismo desmedido patrocinado pelo Poder Público, à guisa de estar proporcionando à cidade, um momento único de desenvolvimento. Nenhuma cidade que conhecemos cresceu assim. Nenhuma cidade de que temos notícia se expandiu assim, com essa voracidade. Porque nenhum prefeito, quero crer, teve comportamento assim tão temerário, em questão tão delicada, que pode nos legar um futuro de constantes aborrecimentos, como este de Olímpia.

Fala-se em desenvolvimento. Mas desde quando expandir área é desenvolvolver alguma coisa? Qual o significado exato de desenvolvimento? Segundo o Aurélio, trata-se de um substantivo masculino que pode ser assim descrito: “Ação ou efeito de desenvolver; crescimento.” Na Matemática é a “efetuação de um cálculo”. Significa também “Progresso”. A Aurélio ainda reza que ele deve ser auto-sustentado e “um modelo de crescimento socioeconômico que não agride o equilíbrio ecológico”.

Não procurei outras definições, porque estas são bastantes. Uma rápida leitura do que mostra o tradicional “pai dos burros” e outra, ainda que mentalmente, no que está se fazendo na cidade, nos dá a exata dimensão da situação. Notem que a primeira definição diz respeito a “ação ou efeito de desenvolver, crescimento”. Para o Poder Público de turno, estes efeitos estariam sendo plenamente atendidos com implantações e vendas indiscriminadas de áreas para moradias na cidade. Mas, está havendo um cálculo do impacto social disso, num futuro próximo?

Onde se pode buscar o “progresso” nesta sui-generis “corrida do ouro” olimpiense? Já se tem em mãos qual será o grau de agressão ao meio ambiente? Não creio. Até agora ninguém veio a público dizer porque esta ou aquela região é melhor para se implantar um bom número de casas. Nem porque não se busca a expansão de uma região, primeiro, dotando-a de toda infra-estrutura necessária, como sistema de transporte público, vias públicas adequadas, escolas, equipamentos para atendimento em saúde, redes elétrica, de água e esgoto, e depois de tudo isso bem assentado se parte para outra região. Isso se chama desenvolvimento/ crescimento ordenado e socioeconomicamente planejado.

Mas o que se está vendo na cidade é um pula-pra-lá-pula-pra-cá perigoso. Que atende somente aos interesses econômicos imediatos de uns poucos, em detrimento da grande massa. Mas governar é proporcionar o bem estar para o coletivo, e não para o privativo, o indivíduo, como parece ser o caso. Esse açodamento que sem dúvidas está enchendo bolsos, pode ser amanhã a grande tragédia urbana daqueles que terão por imposição de seu próprio cotidiano, que conviver com a “herança maldita” do não-planejamento de futuro e portanto perene, e herdar, por conseguinte, o “espólio” da ganância. Mas, aqueles já terão lavado as mãos.

Até.