A conclusão da construção da lagoa de coleta e tratamento de esgoto do Córrego dos Pretos, nos fundos do Jardim Santa Fé sofrerá mais um revés, mais uma prorrogação de data. Agora não mais será entregue no final deste mês, conforme o prometido pelo próprio prefeito Geninho (DEM) mas, sim, somente no final do mês de dezembro. Pelo menos é o que deixa antever extrato de Termo Aditivo publicado no Diário Oficial do Estado-DOE, edição de hoje, quarta-feira, 30.

A prefeitura assinou termo aditivo com a Ekoara Tecnologia Ambiental Ltda, dando um prazo bem maior do que o anunciado pelo alcaide para a obra ser concluída. Leia íntegra da públicação abaixo:

Diário dos Municípios
OLÍMPIA
30/11/2011-PREFEITURA MUNICIPAL DE OLÍMPIA Extrato de Termo Aditivo Contratante: Prefeitura Municipal de Olímpia. Contratada: Ekoara Tecnologia Ambiental Ltda. Objeto: Contratação de empresa especializada em construção civil com fornecimento dos equipamentos, montagem e start-up de estação compacta para tratamento de esgoto sanitário (ete), tipo UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket)-Reator anaeróbio de manta de lodo e fluxo ascendente)+FBAS (filtro biológico aerado submerso)+DEC (Decantador Secundário de Alta Taxa), vazão de 20 l/s, com o Projeto Executivo, para atender a Desativação da Lagoa existente e ao Conjunto Habitacional “VILLAGE MORADA VERDE” no Município de Olímpia-SP”. Data de Assinatura: 01-11-2011. Origem: Concorrência Pública nº 04/2011. Aditivo Prazo: 23-12- 2011 Eugenio José Zuliani Prefeito Municipal

 Como o termo foi assinado no dia 1º de novembro e o prazo estimado pelo prefeito era 30 dias, então a lagoa teria que estar pronta e entregue ao município amanhã, quinta-feira, dia 1º. Mas, os moradores do “Village Morada Verde” que já ocuparam suas casas no conjunto terão que conviver com o mau cheiro e o incômodo das lagoas por mais alguns dias – no mínimo mais 23 dias, exatamente. A Ekoara não cumpriu o cronograma de entrega da obra de mais de R$ 2,8 milhões e foi preciso solicitar dilatação do prazo para a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental-Cetesb.

O órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado, concedeu então prazo de 30 dias para a Daemo Ambiental fazer a transição do tratamento do esgoto das atuais lagoas para a estação compacta. Até o final desse prazo, a Daemo segue improvisando – aliás, já percebido por moradores e visitantes do local o perigo oferecido às crianças do conjunto pelas lagoas sem cercamento.

O sistema de tratamento teria sido acelerado com a injeção de produtos para eliminar ou ao menos diminuir o mau cheiro. Para o prefeito, a obra da nova ETE do Jardim Santa Fé, na verdade, já está concluída, mas o local estaria passando por uma fase de testes e conclusão dos serviços de instalações elétricas.

Com isso, a construção da nova ETE já está atrasada mais de três meses e as datas de sua conclusão foram adiadas já por cinco vezes. Ela tinha que ser entregue antes mesmo do conjunto ficar pronto. A expectativa inicial era de concluir a obra ainda em agosto, prazo que foi alterado depois para o mês de setembro e, novamente para 31 de outubro. Esse prazo havia sido estendido para, no mínimo, até o final de novembro. Mas, deverá acabar, mesmo, é no final de dezembro.

Geninho ainda acaba indo para o “Guiness Book” como o “melhor do melhor do mundo para atrasar obras”.

Até.