Teve ampla repercussão na cidade, e ainda continua tendo, o post inserido aqui no feriado de 7 de Setemmbro, dando conta de que a ex-secretária de Assistência Social e candidata a vice-prefeita derrotada nas eleições passadas, Izabel Cristina Reali, agora faz partte do grupo político do prefeito Geninho (DEM) e deve ser nomeada para um cargo de primeiro escalão nos próximos dias, provavelmente a própria Assistência. A caixa de comentários do blog está, como se diz por aí, “bombando” com o assunto que, claro, dividiu opiniões.

A caso da mudança de lado de Reali & Cia – sim, porque ela mesma teria dito que, aonde vai, leva a família inteira junto – veio à tona no lançamento da festa do peão, na terça-feira, 6. Teria sido também ali que o vice-prefeito Gustavo Pimenta ficou sabendo que pode perder a Pasta da Assistência. Dizem que quando lhe contaram, caso exista tal cor, ele teria ficado “branco-cadáver”, mas depois disfarçou, para não passar recibo de mero figurante na política genista.

A partir da publicação neste blog, o assunto ganhou as ruas, além da caixa de comentários. Uns achando boa a mudança, outros criticando-a, outros não acreditando ainda nesta possibilidade e alguns até classificando a cooptação de Reali como “uma bela tacada política” do prefeito. Neste caso, diante da hipótese do prefeito estar mal no chamado “fundão”, onde está a clientela da Assistência, aquela à qual Cristina Reali serviu durante oito anos. Com dificuldades de chegar lá, por falta absoluta de traquejo com a massa pobre, o prefeito então teria ido buscar do “outro lado”, quem tem acesso franqueado neste segmento.

Se bem que a ex-secretária já não estava assim tão próxima do grupo do ex-prefeito desde passadas as eleições de 2008. Queixava-se aqui e ali de injustiças, muitas delas imaginárias. Atualmente prestava – ou ainda presta – assessoria na área da Assistência para prefeituras na região, mais constantemente à de Cajobi. Mas, não demora e virá de mala e cuia para a de Olímpia. Esta semana houve quem nos dissesse que o esposo de Cristina, hoje diretor da APAE – cuja presidente é a ex-primeira-dama Rosane Carneiro -, Badi, como é conhecido, teria dito que “as especulações” publicadas no blog “não correspondem à realidade”.

Quando as primeiras informações chegaram ao blog, davam conta de que o contato com Cristina, em sua residência, foi feito pelo assessor-mor para assuntos correlatos, Jurandir Durrula Martins. E, coincidência ou não, na tarde de ontem, sexta-feira, 9, uma fonte nos chama a atenção para dizer ter visto o próprio saindo da casa da própria, cerca de dez dias atrás. Bingo! Aí foi só juntar uma ponta com a outra. No mais, é esperar para ver.

ELE VOLTARÁ?
Outra informação que ainda está no terreno dos bastidores é o pedido da cadeira na Câmara que teria sido feito pelo secretário Beto Puttini, vereador licenciado. Caso se confirme, Salata (PP) ficará sem poder nos próximos meses, período crucial para ele, já que antecede um pleito eleitoral. E teria sido este mesmo pleito eleitoral a razão da possível volta de Puttini à Câmara, já que como secretário terá que se desincompatibilizar seis meses antes das eleições, ou seja, até 7 de abril do ano que vem. Ficaria ele, então, sem poder de ação política.

Na Câmara terá mais visibilidade e mídia, já que, por uma destas incongruências de nossa Lei Eleitoral, um secretário tem que se desincompatibilizar para concorrer a um cargo eletivo, mas o próprio vereador e o prefeito, não.

Até.