Já faz bem umas três semanas que a coluna do Arantes, no semanário Folha da Região, vem repisando a tecla “Geninho o melhor prefeito que Olímpia já teve”. Digo estas três semanas seguidas, mas na verdade o editor da coluna não perde uma oportunidade para repetir tal coisa – portanto um quase-mantra. Na semana retrasada ele o fez por trê vezes seguidas, como Pedro que, ao contrário, negava Jesus. A insistência ficou tão massante que segundo narra o próprio editor, sua mãe o repreendeu por isso.

E ele, de novo, voltou ao tema, sábado passado, para justificar à mãe o porquê de tal convicção. Mas, nada conseguiu explicar, a nosso ver. Suas ponderações soaram inconsistentes e paradoxais. Se não, vejamos o que escreveu:

RAPAZES …
… e moçoilas de todas as idades que aturam este opulento ser em sua flatulência (sentido figurado) cerebral de todos os sábados, a situação ficou preta pelos lados do calunista nos últimos dias (aquele que escreve com os pés cheios de calos e sentado na cadeira sempre com ar condicionado ligado).

É QUE…
… desta vez não foi só o escudeiro filhosovovô, que é trotskista de carteirinha, que deitou falação sobre o que considerou uma exacerbação precoce, o fato de mais uma vez aqui, neste espaço, ter dito que o grande Imperador El Gênio é o melhor prefeito que Olímpia já teve.

A PRÓPRIA …
… Sófia, que trouxe este espaçoso ser ao mundo, não perdoou e emendou que para alguém que se diz não ser nem a favor e nem contra ninguém, mas apenas a favor da cidade e dos leitores deste jornal, na semana passada exagerou.

Tenho comigo que não foi só a mãe do colunista que teve esta impressão. Repetir três vezes numa mesma coluna a mesma frase com a mesma entonação soa mesmo exagerado. Não considerando os motivos pelos quais o jornalista insiste em julgar o governo atual apenas pela visão materialista – embora bastando olhar para perceber pelo menos uma delas -, vamos às considerações à mãe e, por tabela, aos leitores, feita pelo colega Antonio Arantes:

MAS …
… num tem nada disso não. O que foi dito, foi dito e bem dito. O problema é que nem tudo o que a gente quer dizer é entendido de forma ampla por todo mundo, principalmente quando se está tecendo opinião.

Me inclua nessa. Eu não entendi ainda.

NA VERDADE, …
… o colunista escreveu aqui, que El Gênio é o melhor que Olímpia já teve e não abre mão de ter esta visão, pois, realmente, por mais falhas que existam e por mais perseguidor que seja, e, ainda, por mais que queira passar pra todos uma realidade virtual inexistente, o nosso imperador é muito melhor que seus antecessores.

Certo, não importa como ele seja, importa como o colunista quer que ele seja. Segue o texto:

A CIDADE, …
… mesmo que, muitas vezes, às avessas, e com “turrices” de quem parece não ter ninguém com cultura e informação suficientes assessorando, mudou definitivamente e é notório que o império genioso trabalha para Olímpia aproveitar o seu bonde atual da história: o turismo.

Ou seja, um governo “durão”, avesso a críticas, que não perdoa quem não comunga com seu estilo, e que faz o que faz para turista ver. Estamos caminhando bem. 

NA MARRA, …
… na maiorias das vezes ditatorialmente, a cidade está limpa, com poucos buracos, com cursos profissionalizantes e tratando o esgoto e resolvendo o problema do abastecimento da água (cujas verbas já foram conseguidas), caminhará a passos largos para um futuro, que poderá ser consolidado com a transformação de Olímpia em Estância Turística.

Quanto a estas colocações, elas se auto-explicam com a escrita do próprio editor logo na abertura de sua coluna de sábado: “(aquele que escreve com os pés cheios de calos e sentado na cadeira sempre com ar condicionado ligado)”. Umas voltas pela cidade não lhe faria mal algum e ajudaria a clarear olhos e mente.

É SÓ …
… parar para pensar um “cadinho” e comparar com os antecessores para ver que mesmo tirando as circunstâncias de cada época, nunca Olímpia teve um prefeito como El Gênio.

Puxa, sem comentários!

E AÍ É QUE …
… está o porém. Este colunista entende que o Al Cáide é o melhor que Olímpia já teve, mas não está escrevendo ou dizendo em lugar nenhum que é o melhor do mundo, ou mesmo que é um grande prefeito (mesmo com seus mais de um metro e oitenta de altura). É o melhor que Olímpia já teve e isso não dá para questionar.

Por que não dá para questionar, cara-pálida? E o contrassenso está aí também, se não o paradoxo. “É o melhor que Olímpia já teve”, mas não é “o melhor do mundo”, nem é “um grande prefeito”. Então temos o melhor dos prefeitos, que não é um grande prefeito? Só queria entender.

É UMA REALIDADE …
… pautada em cima do que se vê e do que se sabe até aqui.

Bom, cada um vê o que quer. E se for pelo que se “sabe”, então…

DEU PRA …
… entender agora? Hein? Hein? Hein?

Não, não deu, caro amigo.

EMBORA …
… a perfeição não exista e Olímpia tenha hoje o seu melhor prefeito, El Gênio está entre muitos que nascem e crescem com a política na veia, vivem política e morrem políticos, mas não está entre aqueles que não aceitam que os fins justifiquem os meios. Está mais para a filosofia do vale tudo de quem aprendeu com seguidores do malufismo.

ALIÁS, …
… em Olímpia, como vereador, teve participação direta no primeiro governo do Marechal Carneiro e do general Pituca, de quem se distanciou para ser oposição e, agora, invertendo a ordem, vive seu momento de situação, com seus ex amigos na oposição.

EL GÊNIO, …
… no entanto, cresceu e tem estreitas ligações com a dupla que inaugurou o malufismo moderno: o deputado federal e hoje secretário de Estado Rodrigo Garcia e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

AI ESTÁ …
… a diferença de seus antecessores. Tem um sonho político e nele está a meta de alçar voos mais altos. Tem que fazer e mostrar para poder voar. Mas ainda guarda o ranço que fez que nossos coronéis deixassem Olímpia parada, enquanto Rio Preto, Barretos e, agora até Bebedouro, crescessem e esta terra ficasse estagnada, vivendo a espera de um salvador: o rancor e a perseguição.

MAS, ATÉ …
… agora, o político moderno tem se sobressaído ao coronel que carrega em sua formação e, ao final, sem dúvidas a história deverá julgar se os pontos positivos foram maiores que os negativos.

E MESMO …
… que no futuro escândalos coloquem nódoas em seu governo; mesmo que tudo de ruim venha a ocorrer, mesmo assim, ninguém poderá dizer que não tenha sido muito melhor do que a maioria esmagadora de seus antecessores.

Liquidificador filosófico, balde de impressões, depositária de pensamentos tortos, ou tunel para o mundo da imaginação, uma destas qualificações deve cair como uma luva para a coluna em questão. Ou todas.

Até.