Há algo pairando no ar que nos leva a crer estar o Governo Municipal, na escuridão de seus bastidores, perpetrando alguma espécie de “vingança” contra o que julgou extremamente depreciativo à sua Administração – a publicação de matéria relatando a relação do município com outra empresa cujo(s) endereço(s) físico(s) não condiz com aquele registrado na Jucesp. Todo são sabedores da correria que foi aquele dia, o qual batizei, apropriadamente, de “A Sexta-feira dos Desesperados”, pelas suas características. Os detalhes estão todos na edição desta sexta, 22, do Planeta.

Aqui quero exercitar minhas cismas quanto ao que poderá vir estampado amanhã nos jornais “da casa”, naquele blog inominável que todos também conhecem, e o que deverá gritar depois o “pitbull-assessor” que ocupa os microfones daquela emissora arrendada pela prefeitura – e cuja forma de pagamento até hoje ainda não foi explicitada. Aliás, disse “jornais”, mas, na verdade, deverá ser em apenas um (ou dois, se pagarem), já que em outro não teria havido tempo hábil para a publicação, ou publicações.

Enfurecido o Governo e seus apaniguados estão. Mais enfurecido ainda ficaram após tomarem conhecimento do arquivamento do BO acusando o editor do Planeta News, jornalista e advogado Silvio Roberto Bibi Mathias Netto, por “calúnia”. E também por terem sido negados ao prefeito dois pedidos de “direito de resposta” encaminhados esta semana à redação, via telegrama e ofício via Correios. Para ambos, o editor respondeu com um sonoro não. “Não há ofensa a responder, nem direito a reivindicar”, acentuou Mathias Netto em uma das respostas.

Mas, deixou espaço de comunicação com o prefeito Geninho, caso quisesse conceder entrevista ao jornal, desde que respeitando a plena liberdade de perguntas e respostas. O alcaide não respondeu se queria ou não. E por que a cisma nossa de algo virá amanhã – não se sabe o quê, nem sobre o quê, muito menos em que nível – aumentou neste início de noite? Por causa da releitura do comportamento do superintendente da Daemo Ambieltal, Walter José Trindade, ao telefone, no contato mantido com ele pelo repórter estagiário do jornal.

Foi ontem, quarta-feira, 20, o tal contato. Buscava-se informações sobre a sindicância que ele disse que seria instaurada para apurar possíveis irregularidades na contratação da M. Martins Obras ME e o envolvimento do funcionário comissionado e arquiteto, André Renato Galvão, com a empresa. O fato de ele ter se recusado a adiantar qualquer informação sobre se ela havia sido aberta ou não, até nem causaria surpresa. O que chamou a atenção é que ele disse, com veemência, que só atenderia o Planeta na segunda-feira, 25. A uma segunda pergunta feita – se saberia qual profissional era o responsável técnico pela M. Martins, também, ainda mais enfárico, disse que só falaria na segunda-feira.

Por que na segunda-feira, e somente nela, sabedor que é de que o jornal fecha nas quintas para circular nas sextas-feiras? Estaria esperando exatamente o final de semana quando, acredito, será de pretensa “forra” contra a imprensa livre e democrática? Pode ser só paranóia. Mas, não é o que parece. Aguardemos.

Até.