Já está bastante cansativo bater sempre nas mesmas teclas, voltar sempre aos mesmos temas, mas acontece que o que move um jornal, uma emissora de rádio, ou mesmo um blog de análises como esse sãos os fatos. Se estes caminharem sempre para frente, linearmente, sem tropeços e a cada momento sendo conclusivo, os temas vão seguir no mesmo ritmo e sentido. Mas, quando estes fatos seguem em volteios, rodando em torno de si, num interminável movimento de rotação, as chances de também a mídia seguir de rodeios e voltar sempre aos mesmos temas, com ligeiras variações, são enormes. Quase até inevitáveis.

Portanto, analisar aqui as possibilidades do prefeito Geninho (DEM) se reeleger é voltar a um tema sobre o qual já nos debruçamos antes, embora em um outro cenário, muito mais de “terra arrasada” que este que vemos agora, embora ainda carente de correções urgentes. E é exatamente neste ponto que reside a sutil diferença entre o passado recente e o presente incerto. Nas hostes genistas não há o menor resquício de dúvidas de que ele será o mandante-mor da cidade por mais quatro anos, após vencidos estes primeiros quatro.

A estratégia é simples. Simplória, até: acabar o que foi começado. Não começar nada além do que está em andamento ou conveniado. Não comprometer mais recursos da prefeitura em contrapartidas. Não gastar além do necessário. Não dar calote em fornecedor e, principalmente, não atrasar pagamento de funcionários. E o quanto mais for possível, fazer um “agrado” à categoria no ano que vem. Fontes internas garantem que, feito isso, “não tem pra ninguém”. E quanto ao estado de ânimo do povo? “O povo?”, pergunta esta fonte interna. “É apenas um detalhe”, responde ela mesma.

Sim, porque o povo, ao que parece, é sempre levado de roldão dentro dos projetos de poder de políticos do naipe do nosso alcaide. Percebam que ele sempre é deixado por último, porque sabedor que apenas bastam poucas coisas para “convencê-lo”: um afago, um aperto de mão, uma visitinha, uma festa regada a carne, cerveja e refrigerantes, em situações mais extremadas, o pagamernto de contas de água e luz em atraso, ou as prestações de uma casa em conjunto popular.

Mas, para que não me julguem aqui um preconceituoso social, desta leva também fazem parte os melhores aquinhoados pela sorte benfazeja, que buscam no candidato, principalmente se ele detém a máquina, favores mil, como a recuperação de uma estrada para o sítio ou fazenda, maquinários para esta ou aquela terraplanagem ou curva de nível, um “agradozinho” naqueles impostos acumulados, eventualmente a garantia de um contrato de compra e venda de qualquer coisa pelos quatro anos, parcerias nisto ou naquilo, etc.

Entenderam porque o povo fica sempre por último nas articulações do poder? Porque consciências, infelizmente, se vendem e se compram com facilidades, favores, benesses. Assim, também, o político lava suas mãos. Uma vez comprado o voto, nenhum compromisso tem este político com seu povo, com aquele que o elegeu. Resta, então, a este ser vendido, chorar as mágoas de um dia ter sido tão irresponsável e inescrupuloso na hora de decidir o voto. Se bem que nem todos choram depois. Muitos, ainda, dão de ombros, à espera do próximo pleito.

Assim sendo, e pelo andar da “nossa carruagem”, realmente é forçoso dar razão a esta fonte. Pode mesmo “não ter pra ninguém” no ano que vem.

ALÔ, ALÔ, COMISSÃO
ORGANIZADORA DO…
(VÁ LÁ) 47º FEFOL
Prestem atenção no que segue abaixo e, se quiserem, podem se manifestar….

E-mail enviado em 22/06/2011 12:56 atraves do Link FALE-CONOSCO do site > www.planetanews.com.br>>

Nome: Santos> Email: mossuellen@gmail.com> Telefone: (91) 32437996> Endereço: – Bairro:> Cidade: Belém-PA>> Assunto: FEFOL>>

MENSAGEM: Venho através deste comunicar o desprezo que a coordenação do > FEFOL faz com os grupos que são convidados para participarem deste > evento, pois eles mandam convite para os grupos dizendo que vão dá uma > ajuda de custo, sendo que uma parte é do FEFOL e outra do grupo, e depois > bem próximo do evento eles comunicam aos grupos que a ajuda deles não será > mais possível, ai fica minha indignação com essas pessoas irresponsáveis > não tendo noção dos gastos que temos, com compras de roupas e acessórios. > Fica aqui o meu protesto contra essas pessoas de poucas verdades.>
Atenciosamente.> Suellen Cristina.>>>
Enviado em: 22/06/2011 12:56

Até.