O prefeito Geninho (DEM) e seus asseclas estão “vendendo” a aprovação das contas do primeiro ano de governo pelo Tribunal de Contas do Estado-TCE, como se fosse a “jóia da coroa”. Se dão até o direito de ficarem irritados com os veículos que não publicaram a “boa nova”. Dá a impressão de que na verdade, há uma indisfarçável sensação de alívio no seio da administração. Alívio porque as contas, eventualmente, poderiam não ser aprovadas. O que enterraria, de vez, as pretensões de bom-mocismo do prefeito.

Para embasar esta linha de raciocínio basta considerarmos que é a primeira vez na história política do município, pelo menos que me lembre, que um alcaide deixa todos os seus afazeres para ir à Capital assistir de perto a votação de contas. Mais um ineditismo a ser creditado à performance genista. Mas, não ficaria em paz nenhum burgomestre, se tivesse nas mãos dos conselheiros do TCE uma conta e tantos “apartados” – foram nada menos que 12. Talvez aí residisse o temor do alcaide. E sua presença nas galerias talvez tivesse o fim de evitar surpresas.

Uma vez aprovadas as contas nestas circunstâncias, então há que se fazer mesmo muito barulho, e muitas “bravatas”. Mas, há rumores de que o corre-corre foi grande em torno destas contas. Muitos pedidos de explicações, muitas observações sobre determinadas ações, muitas justificativas. Não foi um mar de rosas chegar a este resultado positivo que o alcaide quer fazer parecer natural. Porque não foi algo natural. Não foi exatamente, para usar as próprias palavras do comandante de turno, “a maior chancela de credibilidade” de sua gestão. E o resto que se falar pela cidade não será, exatamente, “conversa fiada”, conforme quer Geninho.

A cidade ainda não tem a informação por completo desta aprovação de contas. Aguarda-se, por exemplo, a publicação do parecer (acórdão), para se poder analisar as “recomendações” e “determinações” apostas às contas em questão. Porque se houve “recomendações” e, pior, “determinações”, é sinal de que as coisas não estavam assim tão, digamos, passíveis de “chancelamento”.

Mas, de nada adianta discorrermos mais sobre o tema, porque a necessidade que sentiu o prefeito de estar presente à votação no TCE; os tantos “apartados” analisados; as “recomendações” e “determinações” e, por fim, a necessidade que sentiu o alcaide de fazer tanto barulho em torno do resultado, falam por sí: Foi um alívio a aprovação destas benditas contas!

Até.