Há algum tempo que se faz notar, àqueles que frequentam mais amiúde a Casa de Leis olimpiense, e prestam atenção aos movimentos dos políticos, que o clima por lá não anda dos mais alentadores. Ao contrário, está abrasador. Os bastidores estão fervendo, e há uma linha tênue e extremamente sensível ‘costurando’ um possível racha, talvez bastante profundo, que irá azedar as relações por ali, podendo respingar até no Executivo, se já não for certos “agentes” a fomentar a discórdia. E pode ser tão mais grave esta fissura, que já se ventila, aqui e ali, à boca pequena, que “há votos para cassação”.

Não vou ventilar nomes aqui, agora. Nem me aprofundar mais nos detalhes, porque ainda é muito cedo. Mas, peço aos leitores que leiam atentamente abaixo, reprodução de um comentário postado pelo ex-presidente da Câmara Municipal, Jesus Ferezin, que vem a ser pai do atual presidente, Toto Ferezin, neste blog, a propósito de texto anterior inserido aqui:

Vou iniciar meu comentário citando dois ditados populares:- Quem tem rabo de palha não brinca com fogo e; Faça o que digo, mas não faça o que faço. Nos últimos dias venho notando na imprensa falada e escrita e nos blogs do Sr. Orlando Costa e Sr. Concon dando grande destaques para o pronunciamento do Vereador Jose Elias de Moraes-(Zé das Pedras) a respeito dos telefones celulares que a Mesa da Camara irá adquirir para os nobres Edis, e tambem, sobre criação de cargos em comissão e concursados. Façamos a 1ª pergunta:-Quantos funcionários o Sr. José Elias de Morais-(Zé das Pedras) tinha nomeado na Câmara Municipal até o dia 31/12/2010?  2ª PERGUNTA:- Cada Vereador tem uma linha telefônica com código especial de uso exclusivo de cada Vereador, vamos levantar o quanto gastou cada Vereador nesta linha particular? Está aí um ótimo requerimento de informações. Quem será o mais e o menos gastão do dinheiro público? Com a palavra o Vereador Toto Ferezin e o Vereador Guto Zanette.”
Jesus Ferezin
j.ferezin@hotmail.com | 187.57.50.124
DE ‘SERIA APENAS UMA COINCIDÊNCIA?’, 09/03/2011, 19:39

E agora, para tentar elucidar ainda mais esta questão, peço a atenção dos leitores para a reprodução que faço abaixo, de requerimento do vereador Guto Zanette (PSB), aprovado na sessão de quarta-feira passada:

133/2011 – Vereador Gustavo Zanette
Requer a copia dos seguintes documentos: Reforma da Igreja e Centro Comunitário do Bairro do Tamanduá, planilha de custos da reforma de cozinha e banheiros; Reforma da Praça e Igreja do Distrito de Ribeiro dos Santos, custos da instalação de altar e púlpito; Construção de apartamento nas dependências do Estádio Municipal Maria Tereza Breda, custos de instalação de banheiros; Reforma do Centro Comunitário do Bairro Rural da Alegria, custos de banheiros e cozinha. Copia dos processos finalizados na integra, com laudo de vistoria e conclusão da obra e origem do recurso utilizado.

Por fim, rememorem texto já publicado aqui e divulgado à exaustão, sobre o recuo da Mesa em levar adiante a idéia de criar quatro novos cargos para a Câmara, e fazer a equiparação dos vencimentos de assessores. Rememorem os pronunciamentos, os posicionamentos. E assim, vão juntando o “quebra-cabeça”. A gente ainda se fala.

Até.