Virou caso de polícia o que antes era só descaso do Executivo Municipal. No começo desta tarde a Polícia Militar invadiu o local e retirou de lá drogas e alguns jovens e adolescentes, provavelmente seus donos e traficantes. Um deles, segundo se apurou, estava no interior infecto do prédio, “vendo televisão”, que foi toda quebrada pela polícia. Houve enorme aglomeração no entorno da UBS, durante a operação da polícia, e foi possível ouvir manifestações de inconformismo de moradores, alguns pelas prisões, outros pela situação em que o prédio está, hoje.

Pelo menos cinco carros da PM e um da Civil estiveram lá, com cerca de 10 policiais. Quem foi encontrado no interior do prédio foi algemado e depois conduzido ao 1º DP. Alguns adolescentes que estavam no local faziam troça da ação da polícia e do resultado desta ação. Perguntavam se “vão construir de novo ali”. Um deles, um garoto franzino, aparentemente m,enor de idade, ameaçou não deixar isso acontecer. “Se construírem, a gente vem na madruga nos tijolinhos e …” fazendo um gesto de quem empurra uma parede. Não vão construir nunca mais aqui. Mais nada”, reforçou a ameaça.

A situação encontrada no interior daquela que já foi uma das mais importantes Unidades Básicas de Saúde de Olímpia – a primeira a ser construída, é de horror absoluto. Toda depredada por dentro e por fora. O mau cheiro é insuportável. A caixa d´água foi arrebentada, e o chão estava todo inundado. Nos fundos, a polícia pôs fogo em colchões, aumentando a visão de caos do local. Paredes derrubadas, portas e vitrôs arrancados, telhados quebrados e papéis, muitos papéis, aparentando documentos, espalhados em uma das salas, forrando o chão, tamanha a quantidade. A julgar pelo estado físico do prédio, a prefeitura terá mesmo que construir outro. A reforma está totalmente inviabilizada.

Com razão total e absoluta, o vereador João Magalhães (PMDB), disse esta semana, em entrevista à Rádio Menina AM, que aquilo tudo que se vê lá em relação ao prédio, “é um ato de irresponsabilidade danoso para a população”. E disse mais: “Este prejuízo não é do político, mas do povo. Uma despesa que poderia ser de R$ 50 mil, vai custar agora o valor de uma nova UBS”. Realmente, é de pasmar.

Até.