O prefeito Geninho (DEM), quando se trata de privatizar, ele não brinca em serviço, é rápido feito um raio. Para quem ainda não sabe, já está aberta a licitação para terceirizar merenda escolar, na modalidade concorrência pública. O encerramento está marcado para dia 18 de fevereiro. A prefeitura lançou a concorrência pública 01/2011, visando a terceirização já neste ano letivo. O prefeito vai entregar para a iniciativa privada a responsabilidade de servir alimento às crianças.

Existe a possibilidade de dezenas de merendeiras serem dispensadas, se não todas as 160, caso a empresa vencedora do certame queira trazer equipe própria. Mas, aí, parece, é só um detalhe desconfortável a ser tratado – à sua maneira, dele, prefeito, com certeza. Isso pode ser traduzido como incerteza futura para estas merendeiras. Geninho disse recentemente que no edital faria constar uma cláusula obrigando a empresa vencedora a contratar as merendeiras locais, mas não há certeza se isso figura no documento, nem se a empresa respeitará, caso figure.

A concorrência publicada na página oficial do município visa a contratação de empresa para prestação de serviços no preparo da alimentação escolar, com fornecimento de todos os gêneros e demais insumos, transporte e distribuição nos locais de consumo, logística, supervisão, prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos e utensílios utilizados e limpeza e conservação das áreas abrangidas, em conformidade com o edital e seus anexos, para atender ao programa de alimentação escolar nas unidades educacionais de responsabilidade do Município.

A entrega dos envelopes está prevista para dia 18 de fevereiro, às 10 horas, e a abertura será realizada no mesmo dia, às 10h30.

Esta inciativa do Executivo Municipal pode ser traduzida da seguinte maneira: falta de capacidade de gerenciamento. A merenda da rede municipal sempre foi considerada de excelência e arrebatou prêmios estaduais e até nacionais na gestão passada. Não havia problemas, não faltavam produtos, não havia negativas dos fornecedores em abastecer as dispensas.

Já que gostam tanto de comparar esta e a administração passada, que tal começarem por aí…Uma lástima.

UPA
Paralelamente, a prefeitura também abriu Tomada de Preços (nº 15/2010) para contratação de empresa especializada para dar continuidade, prosseguimento e fazer a conclusão da construção da Unidade de Pronto Atendimento-UPA, na Avenida Deputado Waldemar Lopes Ferraz, esquina com Rua Washington Luiz, antiga estação do trem e Pátio Municipal, que foi paralisada em virtude da falência da empresa contratada anteriormente. A tomada de preços, que seria realizada no dia 13, foi adiada para dia 27, com a entrega dos envelopes às 13h30, e abertura no mesmo dia, às 14 horas.

Parece que a dificuldade maior nesta questão da UPA é financeira. Não há informações oficiais (e lá vou eu de novo!), mas tudo indica que a empresa que não cumpriu o contrato com a prefeitura teria sim, recebido pelo serviço que (não) fez, ou melhor dizendo, por aquilo que lá está. O secretário de Obras e meio Ambiente, Gilberto Toneli Cunha, e o próprio prefeito Geninho garantiram para todo mundo que a empresa não recebeu pelo que (não) fez. Mas há quem diga que os cerca de R$ 1 milhão destinado à obra teria ido parar em seu caixa. Pouco antes de quebrar.

E antes que os bate-paus e os próprios arautos da verdade deste Governo saiam por aí gritando e ameaçando, informo qwue o caminho mais fácil, menos tortuoso e de comprovação da verdade absoluta é um só: mostrar o saldo na conta do banco. Caso contrário, de nada adiantará vociferar contra este ordinário blog, ou este igualmente ordinário blogueiro. Estamos combinados?

Até.