Já não há quase dúvidas no ar sobre quem será o próximo presidente da Câmara Municipal de Olímpia. Deve mesmo dar Toto Ferezin (PMDB) na cabeça! Na segunda-feira postei aqui que houve uma reação muito forte por parte das figuras envolvidas nesta disputa, com um lado ameaçando romper o acordo, e outro se mostrando preocupado porque a matéria publicada no Planeta seria o “estopim” desse rompimento, conforme ameaças. “Na verdade – foi minha resposta – se alguma coisa mudar agora, é porque já ia mudar mesmo, estão apenas em busca de uma justificativa”.

À noite, após a sessão da Câmara, outra alta figura da assessoria política veio me dizer que a matéria em questão “era uma sacanagem” que eu tinha aprontado, “com o meu (dele, o assessor) vereador”. E pediu que colocasse os “pingos nos is”. “Diga lá que o Toto não está ‘correndo’ atrás dos votos, diga que os votos caíram no colo dele”. O que para mim não muda nada, para o assessor muda tudo. “Como ele vai fazer se os votos vieram para ele? Vai recusar?”, perguntou. “Se tiver o propósito de fazer cumprir o acordo firmado, sim”, tentei argumentar.

E a conversa segiu por mais alguns minutos, ele argumentando, eu contra-argumentando, e não chegamos a nenhum consenso. Mas, eu pude, assim, chegar a uma certeza. A de que as coisas estão bem arranjadas, embora tentem desconversar. E salvo engano, Toto Ferezin deverá comandar a Casa de Leis a partir de janeiro, até dezembro de 2012. A menos que o “fogo amigo” venha fazer este acerto desandar. Sim, porque “passarinhos” andam cantando por aí que Toto pode ser vítima de uma, digamos, “casca de banana” e escorregar em suas pretensões.

Tais aves canoras dão conta de que Primo Gerolim (DEM) está interessadíssimo na cadeira principal do Palácio da Avenida. Querr fechar sua história política com “chave de ouro”. E nisso estaria tendo a acolhida do prefeito Geninho (DEM). Lembrando, sempre, que são cantar de pássaros, os escritos acima. Não há nenhuma tentativa de provocar cizânias entre pares. Mas, como em política tudo é possível…. O que não seria crível, no entanto, é o prefeito, depois de vários meses “adoçando” Toto e até conseguindo mais um da coalizão – Guto Zanette (PSB) – para suas hostes, assim garantindo a vitória, agora jogar esta “casca de banana” nas pretensões do peemedebista. Mas, como já disse e repito, em política tudo é possível….

PS: Já ouvi por várias vezes, a respeito deste episódio, que em política não se faz acordos de longo tempo. Discordo, por entender que o problema não está nos acordos políticos. Muitas vezes, o problema está nos políticos que fazem os acordos.

Até.