A secretária municipal de Saúde, Silvia Forti Storti, ao ser perguntada ontem pela manhã sobre um provável “confisco” da ambulância dos Furlan por uma oficina mecânica de São José do Rio Preto – Centro Automotivo Paraná -, negou que isso tenha acontecido. “Não é fato”, refutou. A ambulância, ano 2005, é aquela que foi doada para Olímpia pelo prefeito de Barueri, Rubens Furlan. Ela estaria “confiscada” pela oficina rio-pretense, por falta de pagamento.

“Não estamos devendo nada, lá. Isso não procede”, garantiu Silvia Storti. O responsável pelo setor de ambulâncias, Frederico Camioto, deu os demais detalhes depois. E é bom que assim seja, porque senão este será o segundo caso de não pagamento de prestadores de serviço pela prefeitura municipal. Na semana passada, outra oficina daquela cidade reclamou dívida de R$ 42 mil por serviços e venda de peças para máquinas e caminhões.

Como já devem ter lido no post aterior sobre o assunto, após receber a ambulância de presente do prefeito barueriense, o motor fundiu. O veículo foi, então, levado para o Centro Automotivo Paraná, que fica logo na entrada de São José do Rio Preto, para ser retificado, o que foi feito. Porém, colocada em uso novamente, pouco tempo depois o motor começou a “jogar óleo”, como se diz no jargão de mecânicos e motoristas. Informado do problema, o encarregado do setor combinou com o proprietário da retífica que ia mandar de volta a ambulância para corrigir este problema. O dono concordou, e a ambulância foi levada.

Porém, dias depois, quando foram buscá-la, este mesmo proprietário teria se negado a entregá-la, alegando que não havia recebido pelo serviço anterior. Segundo uma fonte, o veículo continuava na oficina ainda esta semana.

GIRABREQUIM
“O problema que tivemos foi com a própria ambulância. Depois de consertada, deu problema no girabrequim. Aí começou o problema da entrega da peça, que é importada e tem que pedir na fábrica. Veio a peça, mas errada. Teve que mandar de volta para trocar e agora estamos esperando chegar”, explicou Camioto. A ambulância é um veículo modelo Master, da Renault. E esta situação se arrasta já faz cerca de “dois a três meses”, segundo o encarregado.

Ele acredita, com base no que lhe disse o proprietário da oficina, que na semana que vem deve ficar pronta. “No máximo sexta-feira”. Perguntado se a prefeitura estava devendo para o mecânico, Camioto disse que não. “Quem está em dívida conosco é ele”, lembrou. Garantiu que está tudo pago, não forneceu o valor da retífica porque não estava com as planilhas em mãos, mas este novo reparo vai custar R$ 3,8 mil, que será pago “assim que o serviço ficar pronto”.

A doação da ambulância para Olímpia ocorreu porque a antiga frota destes veículos de Barueri havia sido desativada em setembro de 2008, e os veículos doados para várias prefeituras e entidades de assistência do Estado. Elas haviam sido substituídas por doze ambulâncias zero quilômetro, sendo duas equipadas com UTIs móveis.

Segundo informações divulgadas à época, início de março de 2009, a ambulância ano 2005 foi doada para o município pelo prefeito barueriense, “através, também, do empenho do suplente de deputado federal Marcos Neves”, e foi entregue por eles ao prefeito Geninho (DEM) naquela cidade. Após recebido o veículo, o prefeito falou: “Foi um gesto de amizade para com a população olimpiense. Só temos que agradecer essa colaboração, que vai contribuir muito com a nossa Saúde, nossos veículos estão em estado precário e precisamos renovar a frota”.

Aguardemos.