Juro que gostaria aqui, agora, de estar escrevendo sobre outros assuntos – e os tenho de monte – mas o ilustre “soldadinho” das forças encasteladas no poder volta a disparar sua metralhadora insana contra este blogueiro, instado, como sempre, por um de seus comandantes, já que reage conforme as ordens emanadas, a urgência e o “tempero’ verbal exigidos. Porque não é crível que alguém que se diz tão preparado jornalisticamente, que se diz possuidor de um currículo de fazer inveja a qualquer mortal, possa ser tão raso em argumentos, preferindo partir para o ataque contra pessoas e instituições do que debater em alto nível.

Ressaltando que não lhe cabe autoridade nenhuma, ou mesmo lhe resta nível ético nenhum para classificar a imprensa “não-alinhada” ao poder como classifica, de “Porca Imprensa Olimpiense’, o “chapa-branca” mais uma vez vem em socorro de quem lhe paga, feito pitbull bípede, e contesta material publicado no jornal “Planeta News”, que tanto incomoda seus patrões, sem atinar para a essência do que foi publicado ali. Diz o “Chapa” que “jornal ligado ao grupo do ex-prefeito Carneiro mente ao publicar informação de que o vereador Salata teria perdido a ação popular que move contra a terceirização dos serviços funerários”. E ataca, desrespeitosamente: “Advogado do jornal precisa voltar a estudar Direito ou devolver a carteira da OAB”.

É incrível o que a subserviência e a vassalagem fazem com o juízo das pessoas. Mas, deixa pra lá. Melhor ler o que foi publicado pela figura em seu “chapa-branca”: No mesmo assunto, é a segunda gafe da ‘intelligentsia’ desse semanário: na primeira vez, festejou com uma página inteira o fato do juiz Hélio Benedine Ravagnani ter considerado ‘deserta’ a ação pelo fato de Salata não ter pago as custas de R$ 15 mil. Salata provou no TJ que o juiz errou e este reconsiderou. O semanário não deu uma página para Salata se explicar. Agora, este erro grosseiro. A OAB precisa fiscalizar melhor.

Se o “chapa-branca” fosse honesto em suas publicações – condição da qual ele passa ao largo, para preservar conveniências – teria escrito que o jornal deu também a aceitação do recurso de Salata, na edição seguinte, sob o título Salata desarquiva ‘caso Cemitério’ no TJ, edição de 30 de julho: No dia 19 de julho passado, o desembargador Ferraz de Arruda, da 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, concedeu medida liminar em favor do vereador Salata (PP), suspendendo sentença prolatada em 2 de julho, pelo juiz Hélio Benedini Ravagnani, da 3ª Vara de Olímpia, que havia declarado “deserto” o recurso de apelação interposto pelo vereador, e sentenciado como improcedente a ação. Salata havia impetrado Agravo de Instrumento com pedido de concessão de Liminar com efeito suspensivo ativo, ou seja, o processo volta a correr até que seja julgado o mérito.

Agora leiam o que escreveu o “soldadinho de pano”: No último dia 16, e aí está o engano do redator apressado ou mal intencionado, o Tribunal de Justiça julgou prejudicado o Agravo, em obediência à própria legislação processual civil, a qual justamente diz que “se o Juiz reconhecer o equívoco, reformando sua decisão, o Agravo fica prejudicado. Desta forma, o que se entende é a desnecessidade de se julgar o Agravo em razão do próprio Juiz de primeira instancia ter reconhecido que “errou”, diferentemente do que o semanário, propagou a notícia distorcida de que o Recurso de Apelação não teria prosseguimento, o que não é verdadeiro à luz dos fatos jurídicos (perceberam a técnica apreendida com um dos chefes?).

E agora leiam o que foi publicado na edição de sexta-feira, 17, do Planeta News, sob o título Rejeitado agravo contra serviços funerários: O Tribunal de Justiça de São Paulo, por decisão do magistrado Ferraz de Arruda, não aceitou agravo de instrumento interposto pelo vereador Luiz Antonio Moreira Salata (PP), líder do prefeito na Câmara, contra decisão do juiz da 3ª Vara de Olímpia, Helio Benedini Ravagnani. No dia 19 de julho passado, o desembargador Ferraz de Arruda, da 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, havia concedido medida liminar em favor do vereador, suspendendo sentença prolatada em 2 de julho, por Ravagnani, que havia declarado “deserto” o recurso de apelação interposto, e sentenciado como improcedente a ação. Salata havia impetrado Agravo de Instrumento com pedido de concessão de Liminar com efeito suspensivo ativo, ou seja, o processo voltaria a correr até que fosse julgado o mérito. Mas, decisão publicada na edição de ontem, 16, do Diário Oficial do Estado-DOE, pela 13ª Câmara de Direito Público, o mesmo juiz deu por “prejudicado o recurso”, ou seja, não deu seguimento a ele, decisão datada de 25 de agosto passado. O número do processo é 990.10.322188-5, tratando-se de Agravo de Instrumento contra o ex-prefeito Luiz Fernando Carneiro, o ex-funcionário comissionado Carlos Eduardo Laraia Branco, os funcionários municipais Sandra Regina de Lima e José Carlos Trigo, a empresa concessionária Antonieta Bonini Daud & Cia Ltda., e Prefeitura Municipal.

E, por fim, para dirimir qualquer dúvida, insiro abaixo, na íntegra, o texto publicado no DOE, de onde foi extraída a informação. Os leitores tirem suas conlusões, como manda o manual de redação que o ilustre “soldadinho” diz seguir à risca:

SP – Diário da Justiça de São Paulo – Caderno 2
16/9/2010-TRIBUNAL DE JUSTIÇA – SÃO PAULO – SEÇÃO III
Subseção V – Intimações de Despachos Seção de Direito Público DESPACHO Processamento 6º Grupo – 13ª Câmara Direito Público – Palácio da Justiça – sala 315
Nº 990.10.322188-5 – Agravo de Instrumento – Olímpia – Agravante: Luiz Antonio Moreira Salata – Agravado: Luiz Fernando Carneiro – Agravado: Carlos Eduardo Laraia Branco – Agravado: Sandra Regina de Lima – Agravado: Jose Carlos Trigo – Agravado: Antonieta Bonini Daud & Cia Ltda – Agravado: Prefeitura Municipal de Olimpia – Decisão de fls. 128/129: (…) Isto posto, julgo prejudicado o presente recurso. São Paulo, 25/08/10. – Magistrado(a) Ferraz de Arruda – Advs: ALESSANDRA SIMÕES BALTAZAR (OAB: 260355/SP) – PEDRO ANTONIO DINIZ (OAB: 92386/SP) – LEANDRO LUIZ (OAB: 166779/SP) – GUSTAVO ANDRIOTI PINTO (OAB: 268062/SP) – Edely Nieto Ganancio (OAB: 110975/SP) – ANDRÉ LUIZ NAKAMURA (OAB: 158167/SP) – Palácio da Justiça – Sala 315.
********************

E TEM MAIS
O “imaculado” blogueiro ainda acha espaço para criticar manchete do Planeta, questionando a pressa do prefeito Geninho (DEM), seu outro patrão, em implantar na cidade o aterro sanitário terceirizado, como se fosse sangria desatada, quando a cidade já equacionou seu problema por meio de contrato de emergência com a Multi Ambiental (que aliás teve inquérito Civil instaurado pelo Ministério Público de Olímpia esta semana, com a finalidade de investigar as condições do contrato e o resultado do pregão presencial).

O semanário Planeta News, defende, como lhe é legítimo, discussão ampla para assunto tão do interesse do cidadão pagador de impostos. Mas, para o “soldadinho” e seus comandantes, parece que discutir esta questão que vai causar um enorme impacto ambiental na cidade, é balela. Chama então, de “retrato da antítese do jornalismo”, esta postura do jornal. Prefere o ataque rasteiro ao invés de buscar junto a quem lhe paga, as explicações para tanta pressa. Seria mais jornalístico, ou não?

Como, também, seria bem mais fácil, já que tem acesso irrestrito a todos os poderosos, em qualquer assunto, explicar ainda por qual razão Salata insiste tanto e acredita piamente que há irregularidades na concessão dos serviços funerários. E, também, poderia agir jornalisticamente, ele mesmo, e fazer uma enquete sobre o que povo pensa dos serviços funerários, hoje, sobre a concessão, sobre a empresa, e aferir o grau de satisfação ou insatisfação quanto aos serviços prestados à população. Mas, isso talvez não agrade seus patrões.
********************

SEM MOVIMENTO
Embora com atraso, registro que o secretário Beto Puttini ligou para informar que foi feito o rastreamento da conta da estagiária que seria a “laranja” no caso da denúncia feita pelo jornal “Tribuna de Olímpia”, e apurou-se, segundo ele, que “a conta está sem movimento desde 2008”. E também adiantou o secretário que “vai usar de todos os meios jurídicos possíveis” para buscar reparação do que foi publicado a seu respeito e a respeito de sua conduta à frente de um dos setores da organização do 46º Festival do Folclore. Ele lamenta que tais medidaspossam prejudicar pessoas que não são exatamente aquelas que lhe estão atacando, já que o jornal não está em nome de Fernando Marrtinelli mas, sim, de um funcionário seu. “na terça-feira vou protocolar processo na Justiça”, adiantou.

Até.