Amigos do blog, o secretário de Obras do Município, Gilberto Toneli Cunha, explicou no começo da tarde de hoje que a área da lagoa de esgoto existente às margens do Córrego Olhos D´Água, na estrada do “Baixão” (Avenida Alberto Oberg), também conhecida como “Picadão”, não terá casas construídas. A área pertence ao município e a lagoa terá que ser tirada dali por causa da proximidade com as novas moradias.

 

“A lagoa de tratamento tem lâmina dágua muito pequena, e vai ser removida, vai ser encerrada. Terá obra de aterro, (e a área) terá correção”, disse Cunha. “Esta foi uma das condições para ser aprovado o projeto das casas. Tem que tirar a lagoa de lá. Com o novo sistema (de esgoto a ser implantado nas áreas dos Cutrale), o esgoto daquela região será bombeado para os emissários da lagoa, após a rodovia. A lagoa será desativada, mas não será colocada casa em cima. Não vai ter cheiro, nem dificuldade com o solo”, explicou.

 

O problema do descarte do esgoto tem que ser resolvido antes das casas estarem prontas e habitadas? Cunha disse que sim. “Mas como a construção de 800 casas é demorada, e uma obra de estação de esgoto por sistema elevatório é obra para seis meses, oito meses, então dá para fazer com antecedência”, garante. Até porque, “é condição do projeto”, ou seja, sem lagoa, ou sem solução para o descarte do esgoto, sem casas.

 

Até.