Amigos do blog, abro meu hotmail agora de manhã e me deparo com a “festa” que o noticioso oficial Leonardo Concon está fazendo com o post de ontem, dado conta da interpelação judicial do prefeito Geninho (DEM) contra este blogueiro, este blog e uma cidadã que para cá encaminhou comentário, ainda em início de maio, o que de resto lhe é de direito. Eu poderia ter simplesmente omitido este fato, embora, com certeza, o nobre escriba do rei pudesse não deixar passar em branco, mas fiz questão de tornar o fato público – e reparem, sem repetir o que nosso alcaide julgou ofensivo a si, mesmo que a ele não tenha se dirigido diretamente o tal comentário – porque devo satisfações, sempre a quem me lê. Única e tão somente. O Governo Municipal que ai está. claro, tem que primar pela sua boa imagem. Mas, não é processando blogs que se vai conseguir estabelecê-la. Não é apenas, eventualmente, sendo honesto. É, também, paracendo honesto. E se assim é, assim lhe parece. Já ouviram isso?  Quanto aos demais que rodeiam o poder, vale a mesma assertiva. Talvez uns e outros tenham que, também, mais cedo ou mais tarde, não que dar conta de quem é fulano ou sicrano, mas quem são eles mesmos. O que fazem, como fazem e com que ferramenta fazem. Tudo que uso para manter este blog é meu. Sou inteiro responsável por ele, como autor, mantenedor e responsável por todas as despesas que ele gera. E não tenho nada a explicar a ninguém quanto a isso. Será que outros por aí podem dizer o mesmo? Mas, voltando ao blog oficial da prefeitura, leiam o que foi postado acho que ontem à noite, bem ao estilo do assessor-meio-que-informal-meio-que-intruso-meio-que-babão-que-até-seu-maior-objeto-de-adoração-apenas-tolera:

Blogueiro terá de dizer à Justiça quem é ‘Carmem Lúcia’ e o ‘prefeito Quinzinho’
 

* Alguém aí conhece a tal Carmem Lúcia? E quem é o prefeito ‘Quinzinho’ (que leva 15% em tudo o que faz, segundo ela, com o dinheiro público)? É bom ela aparecer, e logo, caso contrário vai sobrar para o incauto defensor das hostes críticas, porém covardes e anônimas, da cidade.
 O radialista Orlando Costa, responsável por um blog divulgador das forças de oposição da cidade, cometeu o pecado de abrir espaço para anônimos ‘meterem o pau’ em nome da ‘liberdade indevassável de imprensa’ na área de comentários, num tópico onde opina sobre a eleição no Thermas dos Laranjais, ocorrida recentemente, e da festa de peão de Olímpia.

Uma tal de ‘Carmem Lúcia’, além de escrever semi-analfabetamente, insinua que tem prefeito ‘embolsando’ 15% de alguma coisa. Se a reportagem é de Olímpia, e não de Santo André, se o assunto é festa de peão e Thermas, a comentarista deve ser olimpiense e fala de algum prefeito, claramente, da cidade, inclusive exemplifica casos ocorridos em Bebedouro, “como aqui e lá”.

É o que quer saber a Prefeitura de Olímpia através de Mandado Cível de Notificação ao blogueiro, e há diversos casos pelo País, inclusive em Rio Preto, de censura a blogs e de multas de até R$ 15 mil para o blogueiro que não encontrou o comentarista anônimo para assumir a culpa na barra dos Tribunais.

VAMOS POR PARTES

Como profissional da área há mais de 30 anos, e há mais de cinco na internet (especificamente com este Blog há 9 meses, portanto, anteontem acabei de parir o juízo que tenho desse valioso, porém perigoso, instrumento mais real do que virtual do que se pensa), tecerei comentários a respeito do que escreveu o valente blogueiro:

1. “Trata-se de uma reação, a meu ver, sem conexão com a realidade, porque o município aciona o blog com base em suposições de que tenha havido ofensa contra o prefeito municipal Geninho Zuliani (DEM), ou a quem quer que eles imaginem ter sido alvo de comentário postado aqui em 10 de maio, e assinado por Carmem Lucia.”

Opinião do Blog: Ora, colega. A reação tem conexão com a realidade na medida em que a missivista, que aposto contigo que ela é inventada, não existe e nem vai aparecer para ir presa ou ter bens penhorada, se não pagar as fianças que advirão, comenta sobre Thermas e Festa de Peão onde, obrigatoriamente, em seu blog, o prefeito é o eterno vilão, faça o que fizer, é o errado, é o suspeito, é ‘isso’ e é ‘aquilo’. Trate de correr e encontrar a Carmem Lúcia.
2. “O estranho é a interpelação ter sido feita em nome do Município de Olímpia, já que não está direcionado nem nominado o personagem da crítica, o que está me parecendo a situação típica do “vestir a carapuça”. Caso contrário, o que justifica tão surreal interpelação, a nosso ver?”

Opinião do Blog: Não é estranho. Em muitos tópicos você se arvora em escrevinhador da verdadeira história de Olímpia, dono absoluto dos fatos e das verdades. O resto é lambe-botas, é venal, é ‘oficial’, é ‘amigo do Rei’, é ‘isso’ e é ‘aquilo’. Daí, o seu blog é de Olímpia. E tudo o que você escreve e os seus leitores (as) comentam, tem de ser de Olímpia, não de Paris, nem da Coréia ou da Lua, concorda? Se a fulana não escreveu de Olímpia ou do prefeito local, será uma boa história para a juíza acreditar, ainda mais relacionando o comentário mal escrito da ‘cidadã’ com uma realidade, esta sim, surreal. Quer um conselho? Ache a Carmem Lúcia…
3. “Os comentários postados no blog nem sempre podem ser checados antes, e quando algum deles é checado e os termos são ofensivos, não são aceitos. Mas há os que chegam direto à caixa de comentários e só a posteriori podem ser checados, e há até aqueles dos quais nem se toma conhecimento – raros – como foi o caso deste, especificamente”.

Opinião do Blog: Siga o que este novato faz, como você mesmo já disse que sou, em blogosfera, aliás, você nem considera o meu portal como Blog, mesmo assim, vou te aconselhar: tem, sim, como checar. Veja a minha política de comentários. Eu corto mesmo. Jogo no lixo comentários de falsos cidadãos e cidadãs, analfabetos, mal educados e que tem orgasmos múltiplos em ‘tacarem o pau’. Eu vou defender o ‘direito deles’? Que direito? Eles que apareçam. Tem como checar, sim. Eu leio um a um. Tenho até os que joguei fora, bem guardados. Tem estilo que é inconfundível de figurinhas carimbadas, e outras que usam computadores públicos achando que estão anônimas…E é bom a Carmem aparecer correndo, correndo…
4. “Será preciso que o nobre advogado prove cabalmente que pessoas estão sendo “depreciadas”, e porquê. E mais: o advogado requer ainda que seja fornecido o ID (”identidade” do computador-cidadão) do comentário, para AJUIZAMENTO DE AÇÃO DE DANOS MORAIS contra a cidadã que postou o comentário”.

Opinião do Blog: Certinho, colega. Não é o advogado que vai provar e sim você, blogueiro antigo e experiente. Você faz o que a emissora de rádio para a qual trabalha ainda faz, apesar de muitas ações, de empenho de bens: abre espaço para anônimos, covardes, em nome de uma democracia e liberdade de imprensa que, na sua visão, estão distorcidas. Democracia e liberdade de imprensa há que implicar em responsabilidade. Inclusive, na Justiça. Não é censura, não. Sou contra a censura. Sou a favor da responsabilidade. Não se joga o nome das pessoas no lixo como se faz por aí, e você sabe bem disso. O IP e não ID (Internet Protocol, ou Protocolo de Internet) está registrado e já mostrei isso aqui no Blog. Sabe o que é IP caro comentarista anônimo, covarde? É o seu endereço que a Telefonica acha facim, facim…rs… Cadê a Carmemmmmmmmmm…
5. “Isso é uma tentativa de cerceamento ao direito da livre expressão que todo cidadão tem, consoante a Constituição Brasileira, a Constituição Cidadã de 1989, lhe confere. Até porque, é pagador dos impostos que lhe é cobrado”.

Opinião do Blog: Conversa, Orlando… Ninguém, nem a juíza, ou o juiz, vai acreditar. Procure no Google por Blog, Justiça, e vai entender… Internet, hoje, é responsabilidade. Procure o advogado olimpiense Silvio Salata e ele vai te explicar direito. Antes, porém, ache a tal Carmem.
Sinceramente? Acho o Orlando Costa um excelente profissional, mas peca por excesso de zelo em defender gente que nem conhece. E da pior espécie: anônima, covarde e que, agora, com certeza, vai deixá-lo na mão. Mas, com certeza, haverá um defensor que saberá livrá-lo dessa para que não peque mais. Vamos fazer uma campanha para a Carmem Lúcia aparecer.

Os amigos leram com atenção? Perceberam o denodo com que o Leo defende a causa? Parece até ele mesmo ser o advogado responsável pela ação. Deve ter sido bem orientado pelo Departamento. É, não é fácil ter que primeiro mostrar serviço, para depois, quem sabe, ser recompensado. Só que está demorando tanto….
*********************************

Na verdade, Leo vibra! Não contém em si de tanto prazer! Para ele, tudo o que os “santos” fazem lhe é prazeroso por demais. Além disso, é muito bem orientado pelo pessoal do Gabinete, que lhe impõe certas questões e lhe fazem tirar outras que não são do seu agrado. Ratifico que toda e qualquer responsabilidade sobre o que eu posto neste blog é minha, são minhas idéias, meus pensamentos, minha liberdade de expressão e opinião, como confere a todo cidadão, a Constituição Federal, que o nobre acha que é bobagem. Eu ainda prefiro acreditar que ela é a nossa maior plataforma garantidora de direitos – embora neste país direitos civis sejam balelas a jogar no lixo. Pelas plagas brasileiras, qualquer pessoa acha que pode investir na condição de neoditador e assim fazer suas leis, tudo a seu gosto e nada para contradizê-lo. O pensamento único é o que lhes interessa. E para isso, movem céus e terras. E muitas outras coisas, inomináveis. Na verdade, não sei se é pior manter este espaço aberto para que “qualquer um”, ainda que, na opinião do virtuoso Leo, seja “da pior espécie, covarde”, do que, para recolher o pão de cada dia, tenha que baixar as calças, digo, a guarda, e me fazer de cego, surdo e mudo. Tudo em vfavor de um “bem” maior, este de nível pessoal.
************************

PS: Claro que os amigos sabem, mas nunca é demais lembrar: nos tópicos de comentários, há muitos e muitos que criticam ferozmente até mesmo este blogueiro, o grupo da oposição, o ex-prefeito e cidadãos que não comungam com as coisas da forma como elas estão postas, e nunca bloqueei ninguém. É a política deste blog.