Amigos do blog, leiam abaixo o e-mail que acabo de receber neste 1º de Maio, feriado do Dia do Trabalhador, assinado por um tal jaconelli (IP: 189-99-103-49), endereço de e-mail (?) jaco@gmail.com, fazendo comentário ao post de ontem “VÃO-SE OS DEDOS, FICAM OS ANÉIS – OU SERÁ O CONTRÁRIO?”:

Orlando, você se acha esperto, o grande guru, né mesmo? Embora não use barbas, recomendo que coloque-as de molho. Deixe as pessoas trabalharem. É fácil ficar como um deus olhando a tudo e a todos. Como já escreveram, enquanto você fica do lado do grupo do Carneiro, tudo progride. E você vai ficando…. Jaconelli

Pois é, o que mais me impressiona nas figuras que viscejam em torno de poderosos de turno é geralmente a falta de argumentos para o debate. Preferem a ameaça velada, e as insinuações vazias de conteúdo e totalmente fora de contexto. Por exemplo, o missivista não disse a que nota, exatamente, está se referindo, ou que, exatamente, está contestando. A discussão em nível elevado pressupõe colocar os termos da crítica na mesa, como sempre faço aqui, sem temor nenhum. E, depois, tenho barbas ralas quando a preguiça me impede de limpá-las da cara, e quem escreveu a crítica ameaçadora me conhece, pois sabe que não as tenho a ponto de colocá-las “de molho”. E se ainda assim o fosse, claro que ela sempre estaria “de molho”, pois ingênuo aquele que imagina ter barbas perpétuas, porque intangíveis. Até porque há sempre alguém de olho nas barbas de alguém, né não? Quanto a deixar as pessoas trabalhar, eu não só deixo como sempre torço para que elas não parem no meio do caminho, mormente se for por tropeços fortuitos, que sempre os há. Quanto a ficar “do lado do grupo do Carneiro”, primeiro, a pergunta: que grupo? Depois, a pergunta: o que Carneiro é, senão ex-prefeito de Olímpia? Que futuro político vocês, áulicos desavisados, imaginam que ele possa ter, com tantas controvérsias sobre sua figura de ex-administrador? Ou vocês sabem de algo que nós, pobres mortais, apartados dos gabinetes refrigerados, não sabemos? E, por fim, com um adendozinho sobre o “progride”, porque progresso abarca outras questões que não somente a sanha ‘obrista’ do atual prefeito, diria que não entendi o “vai ficando”. Será que ele quiz dizer “ficando” sem poder mamar nas tetas da vaca profana na qual talvez ele esteja mamando? Muito obrigado. Já fui convidado e não aceitei. E mais: não quero que leia meus posts imaginando-os a própria onisciência. Não sou deus, não. Embora traga comigo que todo escritor é deus no pleno exercício de seu ofício. Porque ele domina as palavras, e as faz dizer o que ele pretende, no plano fictício, molda caráteres, prejudica ou ajuda alguém, mata, prende, solta, o faz se apaixonar, torna um casamento feliz ou infeliz, faz pessoas felizes ou infelizes, bonitas ou feias, boas ou ruins. Um poder e tanto! Porém, só no plano subjetivo. Embora as palavras, no plano objetivo, via de regra tenham o condão de transformar coisas e até pessoas. E é nisso que aposto e apostarei sempre. O debate democrático é salutar, mas ele precisa vir embasado por questões concretas, objetivas, para que, além de jogar luz nas trevas, possa provocar outras opiniões. Um abraço, caro Jaconelli.

EM TEMPO
Nos posts de ontem, sobre a “rede de apoios” tecida pelo prefeito Geninho (DEM) em torno da plêiade de deputados e candidatos a um assento na Assebléia Legislativa na cidade, houve uma informação trocada. Na verdade, o vereador Toto Ferezin (PMDB) e o secretário Gilberto Toneli Cunha, de Obras, vão trabalhar na cidade a candidatura a estadual do ex-prefeito de Fernandópolis, Itamar Borges, e não para Fernando Lucas, como foi postado. Lucas será trabalhado unicamente pelo agente já falado. O blog havia sentido mesmo a falta dele na lista, já que é, também, um dos “gurus” e grande amigo de Geninho. Já Bertoco, a estadual, pode ir de Otoniel Lima, do PRB, partido da vereadora Guegué (Bertoco é do PR). Mas, é o único caso em que não há confirmação se para federal vai de Garcia. E Zé Elias (PMDB), dentro da lista de neo-zulianistas? Não foi citado em nenhuma das alternativas.

QUIETUDE
O comportamento do vereador Salata (PP), lider do prefeito na Câmara, tem causado um certo estranhamento. Já há algumas sessões que ele não faz defesa ferrenha nem discurso enfático em favor do Executivo. Não que ele também venha criticando, nada disso. Pelo contrário, o silêncio é que tem chamado a atenção.

MICOU
O ex-vereador Niquinha provocou uma situação ruim para o circo que está em nossa cidade, na tarde de ontem. Querendo que sua lei sobre proibição de uso de animais em espetáculos circenses fosse cumprida pelo Executivo Municipal, acionou o Ministério Público, na tarde de ontem, que imediatamente mandou suspender as atrações que usariam animais, como, por exemplo, o “rodeio de poneis” e exibições de avestruzes. Segundo informações, o ex-verador autor da lei procurou a promotora Daniela Ito Echeverria, que imediatamente manteve contato com o prefeito Geninho (DEM) que teria dito a ela ainda não ter assinado o alvará e, que, portanto, o circo não estava autorizado a funcionar, com bichos ou não, embora as chamadas do circo pela cidade convidavam o público para ontem, às 19 horas. Consta que minutos depois viu-se os animais sendo colocados nos veículos de transporte e levados da cidade. Mas, o circo ficou, e o espetáculo continua… Moral da história: ninguém está acima da lei.