Amigos do blog, em que pese o mais legítimo direito e plena liberdade de qualquer cidadão pagador de seus impostos e cumpridor de seus deveres participar de qualquer movimento que queira; em que pese o direito constitucional deste mesmo cidadão pleitear cargos ou funções por meio do voto franco e aberto, assim se colocando ao julgamento popular, temos que reconhecder uma coisa: foi um erro estratégico da chapa Renovação, de oposição ao Conselho Deliberativo nas eleições deste domingo no Thermas dos Laranjais, incluir entre os nomes que o compõe, o do ex-prefeito Luiz Fernando Carneiro. Não que seja um demérito para o grupo, mas estava claro que o situacionismo iria usar isso como fonte de crítica à oposição, como discurso de campanha. A Renovação deu aos que querem se manter no comando daquele clube, e aos outros interessados em que o ‘stablishment’ ali seja perpetuado, uma ferramenta de contra-argumentos poderosíssima. Haja vista que na sexta-feira mesmo o ‘blog-amigo’ do poder já estampava em sua ‘capa’ as fotos de Carneiro e Geninho entremeadas por um enorme “x”, daqueles que trazem implícito o “fulano versus siclano”. Na mesma linha de ataque, mas voltado para a figura do prefeito Geninho e seu vice, Pimenta, talvez os imaginando grandes captadores de votos e imagens de probidade e honestidade a toda prova, o “Gazeta Regional” trouxe em sua capa, foto do prefeito ao lado do presidente Benito, ambos de corpo inteiro, com manchete informando aos incautos que Geninho é da chapa situacionista. E com direito a apelo por votos, do prefeito. E hoje, a “Folha da Região”, só que elegendo Benito Benatti como o antagonista, trouxe fotos “face-to-face” do ex-prefeito e do presidente do Thermas na capa, só faltando o “x” de “versus”. E não tenham dúvidas de que os concorrentes e os “thermasdependentes” têm usado isso nas suas visitas e telefonemas para cá e para lá. Portanto, a Renovação deu aos situacionistas assustados e sem muita direção a seguir, o argumento que lhes faltava para redesenhar o não-discurso dos últimos dias. É com esta ferramenta que todos estão, agora,  tentando convencer o associado da necessidade de se manter estes mesmos 35 conselheiros que lá estão há 25 anos, por mais um quatriênio. Se colar, bom pra eles, né não?

NO MAIS
Uma análise acurada após se ler a relação de nomes constantes tanto em uma chapa quanto em outra, é possível ver em ambas o mesmo peso, e até o mesmo viés. O situacionismo e seus defensores tentam imputar à oposição o chamado “perigo dos nomes”. Mas, vê-se, também na chapa situacionista, o que se poderia chamar de “perigo do continuismo”, porque dá para identificar na relação da situação, quem quer o quê do clube. Na relação da oposição, há pessoas conhecidas por sua militância política e atuação em cargos públicos, como também na chapa situacionista – há nomes ligados ao Executivo atual e outros anteriores. Portanto, não há a quem se possa atribuir atos lesivos seja à sociedade, seja ao poder público – aqui excluo, convenientemente, o ex-prefeito, para ninguém vir e dizer ‘cousas e lousas’ quanto à sua administração. Falo dos demais. Como na outra relação, excluo, idem, o prefeito e seu vice. Portanto, no peso (ou na leveza) de nomes, ambas estão iguaizinhas. E são estes nomes que farão ou não a diferença neste domingo.

PARECE QUE NÃO
O projeto de Lei encaminhado à Câmara pelo prefeito Geninho (DEM) concedendo reajuste de 4% ao funcionalismo municipal, desrespeitando o Sindicato da categoria, que tem assembléia marcada para 4ª à noite, pode não ir para a pauta da sessão de segunda-feira. Segundo informações o presidente da entidade, Jesus Buzzo, teria protocolado ofício junto à presidência da Casa de Leis, pedindo a não-inclusão do projeto na pauta de votações. Porque se for colocado, deve ser em regime de urgência – deliberado e aprovado na mesma sessão. O presidente, Hilário Ruiz (PT), parece inclinado a acatar o ofício da diretoria do Sindicato, sindicalista que é também – vice-diretor regional do Sindicato dos Bancários. Desta forma, prevaleceria a decisão dos municipais que forem na quarta-feira à assembléia, ali mesmo na Câmara.

PARECE QUE SIM
Porém, a opinião do blog é a de que o presidente, acatando o pedido do Sindicato, pode estar dando um “tiro no pé”. Não há dúvidas de que o prefeito, para fazer o que fez, deve ter detectado entre o funcionalismo, uma grossa parcela favorável aos 4% mais os R$ 40 de “abono-assiduidade”. E que querem receber esta diferença já no dia 30, sexta-feira, data do pagamento dos salários de abril. Assim, ele, prefeito, foge da anunciada extenuante briga por índices, geralmente baseado em decisão de alguns funcionários e não na da maioria. Por isso, Hilário Ruiz deveria pensar mais politicamente do que sindicalmente sobre a decisão a tomar – e se já tiver tomado, talvez recuar. E o Sindicato, por sua vez, que busque a suspensão desta votação, na Justiça, por meio de liminar. Já vimos isso acontecer, de forma vitoriosa, embora em sentido contrário – liminar para inclusão de projeto na pauta.

BALAIO
E, pior, a “artilharia” verbal e midiática não vai perder a oportunidade de jogar no mesmo balaio, os demais integrantes da coalizão, responsabilizando-os, também, por uma decisão unilateral do presidente. Esperem para ver.

SÓ PARA FECHAR
Os escribas do Gabinete do prefeito, aqueles que manteem uma coluna semanal no “Gazeta Regional”, tentaram justificar a nomeação da primeira-dama Fernanda Zuliani pela Assembléia Legislativa, com salário de mais de R$ 8 mil, contra-atacando a informação publicada no Planeta,  cobrando que se publicasse, também, o quanto ganha o prefeito Carneiro como assessor do deputado Uebe Rezeck. Não tendo melhores argumentos, disseram alguma coisa como “Carneiro devia ficar em seu cargo de médico, porque a rede pública precisa dele, etc”. Ficaram bravos, os escribas, porque o jornal publicou o valor do salário da primeira-dama, “até com os centavos”. Melhor fariam se publicassem também o salário do ex-prefeito, para confirmar ou “derrubar” a matéria do Planeta – que os escribas chamam de “Falseta”.  Se não o fizeram, é porque sabem que o publicado pelo Planeta é a mais pura informação e verdade. Não é por acaso que já se disse um dia: “Informação é o que o Poder quer esconder. O resto é propaganda.”