Amigos do blog, não restam dúvidas de que o empresário Benito Benatti, presidente do Clube Thermas do Laranjais, é um divisor de águas e de sentimentos. Há os que o amam de paixão, há os que o admiram sem ressalvas, há os que veem nele a capacidade realizadora e a inventividade, há os que veem nele um homem com grande senso de oportunidade, há os que veem nele um homem de muita sorte, e há os que preferem o distanciamento crítico, a observação detalhada dos seus atos, e até aqueles que o colocam num patamar acima, porém não muito distante, de todos aqueles que o rodearam e estiveram a seu lado quando dos “rabiscos no papel” de sua idéia de dotar a cidade de um clube hoje com as dimensões do que a cidade dispõe. E, para o Blog, todos estes seres, com seus sentimentos e posturas diante da magnânima figura do emperesário estão plenos de razão. Porque, como disse acima, Benito Benatti é um divisor de águas. Porém, sem ser o senhor de todas elas. Por isso razoabilizo aqueles que preferem o distancimento crítico. Mas ele é o “pai da matéria”, também. Por isso, da mesma forma, razoabilizo aqueles que o amam, sem ressalvas, e os que o vendo, não resistiriam em “beijar suas mãos”, como colocado por uma leitora deste blog em comentário recente. “Pode ser que para você Benito nem seja tudo aquilo que todos dizem”, escreve a leitora no trecho final do seu comentário (leiam no post anterior, ‘Elucubrações antes dos ovos de Páscoa’). Assim, ela coloca este blog como um espaço de antagonismo ao empresário-presidente, o que não corresponde à realidade.

MEDIAÇÃO
Os questionamentos e as ponderações aqui feitas são de moderação apenas a um clima de absolutismo que não convém a uma cidade como um todo, a uma população ou mesmo a qualquer estrato social isolado. Não há a menor intenção em diminuir tudo o que Benito Benatti representa, até porque este Blog é bem pequeno diante da enormidade figurativa do presidente. Mas, o que se coloca sempre, aqui, é a opinião desassombrada, não-deslumbrada, não-totalitária de que uma pessoa só possa representar o todo e mais o que vier. O próprio Benito reconhece que não é eterno, tanto que já antecipou que deverá ficar ‘só mais quatro anos’ à frente do clube. Se há um reconhecimento de que o momento é para mudanças na própria peça central a ser movida caso algo mude de fato, não há por quê nos intimidarmos diante da questão.

SILÊNCIO
O problema, em Olímpia, é que as pessoas que rodeiam os poderosos – em sua grande maioria – têm medo de fazer uso da legítima liberdade de expressão, da opinião sincera, medo este de perder esta proximidade ou, até, alguma eventual ‘boquinha’. Talvez até o próprio poderoso assediado gostaria muito de ouvir opiniões sinceras, verdadeiras, acerca de seu comportamento e decisões. Mas a ‘turma’ do assédio prefere o silêncio. E o que o Blog faz é apenas romper este silêncio, e chamar as pessoas de bem e que amam a cidade e seus benfeitores, ao debate, em âmbito geral. E por ser quem é, Benito Benatti não pode ficar fora dele. Ele administra um empreendimento que é praticamente uma cidade, dado o montante de seu faturamento anual – R$ 12 milhões a R$ 15 milhões, talvez (o clube não revela em detalhes). É um ‘orçamento’ de um município de porte considerável. Imaginando que seus 15 mil sócios sejam seus habitantes, o Thermas seria, numa comparação exagerada, a maior “cidade” da micro-região de Olímpia. Tanta grandiosidade assim não passaria nunca, e nem poderia passar, despercebida.

POR FIM
Só se comenta, se observa, se faz reparos, elogios e etc. e tal, a quem se sobrepõe à maioria, por seus atos, decisões e realizações, seja para o bem ou para o mal, que o ser humano é falível. Por isso, quanto mais pessoas discutindo estas questões prementes, mais contribuições estarão dando para que, aquele, ou aquilo que é focado, cresça em si, sempre respaldado na fé e credibilidade da opinião pública. Por outro lado, também, é preciso que tenhamos em mente que não é porque determinada coisa é assim ou assado, que precisa, necessariamente, ser como é. E não é porque pessoas agem assim, ou assado, que precisam, necessariamente, agirem como agem, e assim por diante.

FICHA SUJA
O ex-prefeito José Carlos Moreira é o único político – por enquanto? – a figurar lista pública do Conselho Nacional de Justiça, o CNJ, como político “ficha suja”. Ele tem várias condenações na Justiça, inclusive com prisão decretada. O site do CNJ, para quem ainda não sabe, colocou à disposição do cidadão a relação de todos os políticos – e são mais de 2 mil – que estão com a ficha e outras coisas mais, sujas. Da região, além de Moreira, também o ex-prefeito de Rio Preto, Toninho Figueiredo, já falecido, faz parte.

ATO ÉTICO
O blog acredita que muitos dos que acessam estas mal traçadas linhas já viram, ouviram ou leram por aí que há países onde os políticos valorizam sobremaneira – mais que isso, respeitam sobremaneira, o cidadão pagador de impostos. Casos de Japão, China, Estado Unidos e muitos da Europa profunda. Assim, quando são flagrados em um ato ilícito – muitas vezes uma simples ‘pulada de cerca’ – veem a público se justificar, pedir desculpas a estes cidadãos e, não raro, renunciam ao cargo político que ocupam. Não que se precisasse chegar a tanto por aqui, já que o político brasileiro está pouco se lixando para o cidadão, que para ele representa apenas um voto em períodos eleitorais. Mas, não seria o caso de o hoje vereador Salata (PP) pedir desculpas publicamente aos munícipes pelo uso eleitoral que fez da ação popular movida contra o município, contra o ex-prefeito Carneiro e outros, e contra a empresa concessionária dos serviços funerários da cidade? Não pelo ato em si, que aliás ele estava pleno de direito em praticá-lo, como de resto qualquer cidadão. Mas, pela maneira como o usou. Ao dizer que o pobre não iria ter onde enterrar seus mortos, ou que o cidadão terá que pagar para entrar em um cemitério com roleta, ele não teria extrapolado a linha da ética e da razão? E mexido com o imaginário popular, levado sofrimento àqueles menos conhecedores da realidade das coisas? Ainda que vá recorrer, como parece que vai, da decisão em Primeira Instância, o resultado adverso obtido por ele já não ensejaria que pelo menos junto ao seu eleitorado ele se desculpasse? Ou o Blog está fora da realidade? É até capaz de uns e outros dizerem que sim. É só esperar.