Amigos do blog, o prefeito Geninho Zuliani (DEM) chega a Olímpia neste final de semana, e deve reassumir o posto nos primeiros minutos de domingo. Como se sabe, ele esteve em Paris (porque neste momento já deve estar de regresso), e o seu vice, Gustavo Pimenta (PSDB), assumiu a cadeira, desde sábado passado. E teve uma primeira experiência político-administrativa não muito tranquila. Por razões que já detalhei aqui. A chegada do alcaide, espera-se, seja o bálsamo a curar as feridas provocadas por seus próprios parceiros, no chamado ‘fogo amigo’. Pimenta, até onde se sabe, conseguiu apenas colocar a ebulição em fogo brando, e extirpar as chamas que insistiam em queimar para além da ‘pira’. Mas, é bom que o prefeito saiba de antemão que a água continua fervendo, e as chamas apenas tornaram à condição de brasas incandescentes. Basta um mero assopro ou um leve girar do botão do fogareiro para que tudo volte à tona. Espera-se habilidade do prefeito, muita habilidade. Caso contrário mudanças, e drásticas, vão ocorrer.

UEUO
Na próxima terça-feira,8, acontece eleições na União dos Estudantes Universitários de Olímpia-UEUO. Esta entidade que vive às turras com os executivos municipais, e vice e versa. Não por posições político-ideológicas, mas por imposições político-eleitorais. Todos os prefeitos que por esta terra passaram, desde o surgimento da União, há cerca de 30 anos atrás, a querem atrelada aos seus interesses. Houve um período – naqueles anos de chumbo – que até despejada de um prédio público a UEUO foi. Mas, naquela ocasião, a cidade tinha uma UEUO ideológica, politizada, anti-ditadura, já que seus integrantes eram estudantes de centros de ensino, cultura e conhecimento como USP, Mackenzie, Casper Libero, São Francisco e até o ITA. Eram jovens irrequietos aqueles. Deixavam os pais desta então mínima urbe, de cabelos em pé com suas estripulias. Bons e belos tempos…

E HOJE?
Na minha modesta opinião, a UEUO, hoje, não tem a mesma representatividade. Não tem o mesmo peso social e político. Não tem a mesma gana, um objetivo a perseguir. Seria, hoje, uma espécie de ‘chicana’ social a auxiliar os que menos têm, possibilitando ou, pelo menos, aliviando sua carga financeira frente aos estudos superiores aqui ou alhures. O que justifica, hoje, a existência da UEUO? Nos moldes em que ela se encontra, na qualidade de suas ações, na falta de objetividade de suas posturas e outras coisas mais, nada justifica a exitência desta entidade, hoje. Agora, se vai se partir para mais uma eleição, para a escolha de mais uma – e nova – diretoria, que venha ela dotada de gana, espírito de decisão e luta, voluntarismo, independência, até mais que a transparência buscada pelas duas chapas – que cravaram o susbstantivo em suas denominações -, vontade de mudar, radicalidade de sentido, postura íngreme, então ainda restará uma esperança….

PERDIGUEIRICE
Agora, o que não pode é se admitir tantas sandices que vêm sendo ditas, tantos impropérios que se vem destilando em torno do assunto. Não se sabe qual é o desespero da ‘brigada zulianista’ ou, melhor, qual é o tamanho interesse do Executivo municipal em ter gente sua lá dentro. A troco de quê? E, depois, partidarizar a disputa, como vêm fazendo, é contraproducente ao debate, às discussões, à democracia. Até porque, dizer que “o PT quer pegar a UEUO” é de uma imbecilidade sem precedentes. Mesmo porque, o candidato opositor à chapa do Zé Ricardo, o Marquinhos Santos, é conhecido por todos como “Marquinhos do Psol”, e não é à toa: ele é presidente da provisória do partido na cidade. Ao passo que Zé Ricardo é presidente do diretório municipal do PT até o fim do mês. E ambos, claro, têm o legítimo direito de estarem filiados a partidos políticos, dirigí-los se for o caso, e também buscarem uma posição de comando em qualquer entidade com a qual se identifiquem. Se não conseguem ajudar a enriquecer o debate, muitos dos (as) coleguinhas poderiam fazer um favor aos olimpienses, de calarem a boca.

TRAMPOLIM
Na história recente da UEUO, vimos que dois de seus ex-presidentes, hoje ocupam cargos políticos. Um deles é prefeito; outro, presidente da Câmara. E há rumores de que um dos atuais candidatos já teria confidenciado a pessoa de nossa relação que sua intenção é “catapultar” (que palavra horrível!) seu nome para as próximas eleições à Câmara. Não vou citar nome, para não me incluírem na lista dos partidaristas da UEUO. Os amigos que observem bem a fala de cada um, o comportamento, as ligações e movimentações políticas, e depois tirem suas conclusões. No mais, sinceramente – e a menos que estejam vendo ouro onde só vejo cascalho – não entendo porque tanto barulho por um verdadeiro espólio. Porque tanta gana para ser esta espécie de gerente de massa falida que vive à base das míseras moedas que lhe atiram os poderosos de plantão, assim tornando-se refém das vontades e ‘desvontades’ do poder.

CERTO DIA, EM CERTA REUNIÃO...

CERTO DIA, EM CERTA REUNIÃO...

LOUCA DE PEDRA
Tem uma sindicalista por aí, que é tão íntima do meio que representa, a ponto de não saber o que divide a categoria. Parece que anda ameaçando trazer a máquina sindical dos jornalistas para cá, para fazer uma ‘blitz’ nos veículos de comunicação de cá, digo jornais, porque ela não se conforma que eles agreguem tanta gente sem diploma, e tão mais inteligentes que ela. Diz ainda esta louca de pedra que na Câmara, o assessor de imprensa não é jornalista, não pode, portanto, exercer a função, e coisa e tal. Ignorante que é, nem imagina que assessoria de imprensa não é função exclusiva de jornalistas, simplesmente porque atuar como assessor de imprensa não é o mesmo que atuar como jornalista. Esta discussão está aí, em todo lugar, nas faculdades, nos órgãos representativos de jornais e jornalistas, no seio dos sindicatos. Aliás, já existe até uma forte discussão a dividir a academia: pode o jornalista ser assessor de imprensa? O assessor de imprensa é jornalista? Assessorando alguém, ou alguma entidade, instituição ou empresa, o jornalista está no pleno exercício de seu ofício? Antene-se, que coisa!

CARTÓRIO
Louca de pedra, joga no Google e você vai encontrar ‘enes’ discussões neste gênero. Pensar e dizer o contrário, é pura má-fé ou ignorância. E, depois, este Sindicato não tem mais o que fazer além de ficar perseguindo quem precisa trabalhar e o faz com decência e responsabilidade? Será que no âmbito da profissão não há nada que possa ocupar os cabeças pensantes nele ‘pendurados’? Como, por exemplo, melhoria na qualidade dos profissionais, melhor capacitação de professores da área, melhor estrutura de ensino e conteúdo de conhecimentos das faculdades de jornalismo, e, super-importante, discutir-se o futuro da profissão e dos profissionais que todo dia são jogados aos milhares no mercado de trabalho – que as faculdades de jornalismo mais parecem fábricas de desabridos! – sem que haja mercado de trabalho! O sindicato não está aí para proteger a categoria? Ou só para encher as burras às custas deste cada vez mais pobre e roto trabalhador?

SELO VERDE
Qual é a importância de Olímpia ter esse tal selo verde, mesmo? A turma tem reclamado muito nos últimos dias por tê-lo perdido, que isso é resultado dos descasos do passado – alô, alô, secretário de Agricultura, obrigado pela parte que te toca? Na edição de hoje do Gazeta Regional – que anda mais parecido com um ‘portfólio’ do Governo Geninho – foi publicada matéria sobre o tema, dizendo que não foi agora, mas poderá ser em janeiro. E que Olímpia cumpriu oito exigências ambientais para tanto. O jornal, no entanto, não diz quais são elas. Apenas relaciona as dez exigências impostas pela Secretaria do Meio Ambiente, para a obtenção do tal selo. E, sinceramente, lendo com toda atenção, não conseguimos descobrir em meio a elas, quais seriam estas oito exigências já cumpridas na cidade. Se não, vejamos: as 10 Diretivas são: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente (ôpa, este nós temos!). E no mais, o que temos? Peço por favor aos amigos do blog que, se eu estiver enganado (não é por má-fé, garanto!), alguém de vocês me indique onde estão os oito ítens cumpridos….

UMA PERGUNTA
A informação do cumpirmento dos ítens para o selo verde é feita por relatório assinado pelo prefeito? Virá ou veio algum inspetor da SMA conferir in loco tal relatório? Peço aos amigos que, se souberem, me respondam. E entendam: não postei este assunto só para contestar, mas para chamar a atenção do Governo Municipal e das gentes que o cerca de que há certas coisas que não podem ser tratadas como propaganda simplesmente. Ter o selo verde vai representar tudo aquilo que ele preconiza, ou seja, o bem estar absoluto da população, cumprindo-se todas as Diretivas – de verdade! -, ou servirá apenas como mais uma peça de propaganda deste Governo?