O VICE, O PREFEITO, RIZZATTI, GARCIA E CUNHA

O VICE, O PREFEITO, RIZZATTI, GARCIA E CUNHA

Amigos do blog, foi um sucesso indiscutível o VI Mutirão da Cidadania realizado por Rotary, Açúcar Guarani e prefeitura municipal, na manhã e começo da tarde de sábado passado, 14. Ainda não se tem o levantamento de quantos atendimentos, em diversos setores, foram feitos. Mas, deve ultrapassar os mais de oito mil do ano passado, seguramente. Uma iniciativa de peso e que vem em boa hora, ajudando a minorar problemas, solucionar questões pendentes e informar sobre saúde, comportamento, atitude, enfim, uma celebração à cidadania. Isso que vale a pena.

BLOG URGENTE!
Tem um blogueiro por aí que vive arrotando imparcialidade e independência, domínio próprio e etc, que não se sabe se é mesmo tudo o que diz ou não. Desconfia-se que não. E cada vez mais, já que, atestam os que sabem da coisa, ou os que viram a coisa, que ele, pelo menos, não encontra a menor dificuldade para atualizar o blog que assina. Vale qualquer computador oficial, dizem. Numa certa Casa Legislativa, por exemplo, há uma sala especial na qual ele tem livre acesso. E, pasmem, numa certa prefeitura de uma certa cidade, também. Dizem que o tal blogueiro foi visto sentado e refestelado na cadeira da secretária de um certo prefeito, dedilhando apressadamente os teclados de um computador. Áh!, falaram também que ao mesmo tempo usava um telefone, na busca de informações jornalísticas. Indepenedência? Imparcialidade? Conversa pra boi dormir!

LIXO URGENTE!
As últimas informações que chegam sobre a Mult Ambiental Engenharia Ltda. (alô, assessoria e blog oficial, prestem atenção no nome da empresa!), é a de que, além de ela ser uma recém-nascida, também não teria ‘pátio’, ‘barracão’ ou coisa que o valha na cidade de Votuporanga. Só escritório. E ele fica em um prédio no centro, onde também está a Associação Comercial daquela cidade. Então, onde guardará ela seus equipamentos e maquinários? Ou será que só tem estes três caminhões? Que, aliás…Bem, deixemos os fatos falarem por si.

ATÉ CUNHA VEIO
O ex-deputado estadual Fernando Cunha, esteve presente à cerimônia de posse do secretário municipal de Agricultura, José Rizzatti, sábado à tarde, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação. Deve ser uma das ‘celebridades’ que o prefeito Geninho (DEM) disse que iria trazer para prestigiar o evento. O deputado estadual Rodrigo Garcia (DEM), também veio. Mas esse é arroz de festa em Olímpia. Já Cunha andava sumido – embora tivesse sido visto rodando por aí durante a campanha eleitoral, dizem até que teria ajudado o então candidato Geninho financeiramente, que lastro para isso ele tem.

UMA VEZ SÓ…
O olimpiense Cunha foi eleito deputado estadual, então pelo PMDB, em 1994, com 39.780 votos, exercendo o cargo na legislatura 1995-1998. No último ano de seu mandado, tentou voltar à Assembléia, montou campanha na cidade, comitê e coisa e tal, mas não se reelegeu. Ficou numa das suplências, já que faltou cerca de três, quatro mil votos para chegar lá. Consta que sua não-reeleição foi fruto de um ‘racha’ haviado entre algumas lideranças políticas locais, que acabou por fracionar o comando de campanha. O sociólogo e então seu assessor de Gabinete em São Paulo, Ivan Cáceres, centralizou os trabalhos de campo e a estratégia de campanha em Olímpia, o que desagradou, por exemplo, o próprio Zé Rizzatti e seu grupo de então, que ficou meio arredio ao esquema implantado por Cáceres.

…E NUNCA MAIS
Cunha foi um deputado ‘regular’, fez poucas coisas de peso para a cidade. Ele se elegeu quando Zé Moreira era o prefeito. Os grupos não se afinavam, embora de início havia uma proximidade maior, já que ambos eram do mesmo partido. Mas, depois foi buscar o reforço de Rizzatti e houve a dessintonia. Cunha havia até mesmo dado uma força enorme à candidatura Moreira contra o grupo rizzattista, que então apoiava a dobradinha Correia (o advogado e ex-vereador Antonio Correia) e Sant´anna (isso mesmo, o nosso ‘professor’!), para prefeito e vice, respectivamente.

A FORÇA
Cunha, aliás, foi “O” reforço de Moreira. O olimpiense foi diretor de distribuição da Congas e presidente da Companhia Energética de São Paulo-CESP, entre abril de 1991 a junho de 1992. Nestes tempos, também, foi secretário-adjunto dos Transportes em São Paulo, cujo titular do cargo era Aloysio Nunes Ferreira Filho, então também no PMDB. Foi uma campanha municipal, aquela que elegeu Moreira/Arantes prefeito e vice, tão ou mais conturbada que esta de 2008, que elegeu Geninho/Pimenta, com os mesmos golpes baixos, a mesma correria e, com certeza, as mesmas ‘forças’ envolvidas.

O QUE ELE QUER?
Não é crível que Cunha queira voltar às atribulações políticas. Consta que ele, hoje, é palestrante na área de energia elétrica e não tem do que reclamar. Aliás, já teve oportunidades e não topou. Até mesmo de ser candidato a prefeito, por duas ou mais ocasiões – na campanha de 92 chegou até a anunciar seu nome, por meio do então ex-sogro, o saudoso Décio Eduardo Pereira. Mas, depois recuou e foi emprestar apoio a Moreira.

A CEAGESP
Cunha, enquanto deputado, intermediou a negociação entre o município e a Companhia de Entreposto de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo-CEAGESP, para a ‘compra’ daquele prédio onde hoje está instalada a Italcabos. O prefeito era exatamente Zé Rizzatti. isso foi lá pelos idos de 1997. Depois, o prédio e toda área foi cedido em comodato para a instalação da empresa, no ramo de componentes elétricos para veículos. Hoje, pouca gente sabe, mas há uma ação na Justiça para reaver aquelas instalações, movida pela própria CEAGESP, já que as prestações combinadas não teriam sido pagas. É coisa de milhões de reais.

OUTDOOR
O prefeito Geninho mandou fixar na cidade outdoor onde estão estampadas sua foto, a do governador Zé Serra e do deputado estadual Rodrigo Garcia. No texto, o agradecimento pelo esfaltamento da vicinal do Lambari. Mas, na interpretação de uns tantos, tal peça publicitária pode configurar propaganda eleitoral antecipada. Pelo menos nos casos do Serra e de Garcia. Ou mesmo dele, se ainda não desistiu de tentar uma cadeira na Assembléia.

Havôai…