E DEU ELA
Amigos do blog, não deu outra. Deu Prewiew. Como previsto e cantado em verso e prosa por este blog há tempos. Como se sabe, eram sete as pretensas concorrentes. Mas, de maneira inexplicável, somente uma, ela, a própria, compareceu com os envelopes na prefeitura, na sexta-feira da semana passada. Foi preciso mais de uma semana para que a Comissão de Licitação e a comissão de avaliação tomassem a decisão, mas a decisão foi tomada. E confirma-se o que previmos, se é que se pode chamar de previsão algo tão óbvio assim.
FORMALIDADES
Agora, a empresa deverá aguardar algumas formalidades inerentes à prefeitura, para poder começar a trabalhar. Quer dizer, voltar a trabalhar. Porque trabalhando para o município ela já estava. Há um prazo de cinco dias para adjudicação e homologação, depois assinatura de contrato e daí o desenvolvimento de projetos na área da propaganda. Para quem não sabe, a Prewiew foi a responsável pelos spots de rádio e artes em outdoors e jornais de algumas ações do Governo Geninho até pouco tempo atrás.
À TOA
Ou seja, a análise da capacitação técnica que causou o atraso no anúncio da vencedora nem era necessária. Foi puro ‘charme’. Porque se não fosse capaz, não poderia ter sido contratada antes. E sem licitação. Por valores, os tais serviços prestados, que ninguém sabe quais foram. Porque a empresa não foi anunciada de público, nenhuma publicação de sua contratação, e só se soube dela por causa dos inevitáveis contatos com os veículos de comunicação.
A PROPÓSITO
A Prewiew é a mesma agência de publicidade que atende a conta do Thermas dos Laranjais. Se os amigos puxarem pela memória, vão ver semelhanças indisfarçáveis entre as peças de outdoors do Thermas e as peças referentes à prefeitura. Parece que a Prewiew só tem um padrão de arte. Que usa para qualquer situação. Se não, leiam abaixo um comentário feito pelo leitor deste blog, o Gustavo, a propósito do assunto.
IGUAL EDINHO
“O mais engraçado sobre a propaganda é ver que a Prewiew está usando a mesma identidade visual do antigo governo do Edinho Araújo, de São José do Rio Preto, na construção da Academia ao Ar Livre e no Museu. Mostra que Olímpia aderiu de vez à reciclagem, inclusive de identidade visual pública. É o famoso Ctrl C + Ctrl V. R$ 400 mil anuais não nos torna merecedores de uma ID Visual exclusiva?”.
LINK
Uma ID visual exclusiva teríamos se o prefeito simplesmente usasse as cores oficiais do município em tudo. Enquanto é tempo. Porque a Justiça vai agir, já, já. Com a palavra, os responsáveis.
FALANDO EM
RIO PRETO…
O amigo sabia que cada cidadão olimpiense vai pagar R$ 7.90 pela propaganda de Geninho Zuliani? Até os bebês. Este valor por habitante é duas vezes e meia maior do que vai pagar o rio-pretense pela agência contratada por Valdomiro Lopes. Proporcionalmente, o montante de R$ 400 mil que o prefeito vai gastar para fazer propaganda representará mais de um terço do que vai gastar a prefeitura de Rio Preto, cidade com população de 414.272 habitantes, segundo o último Censo.
…LÁ HÁ COERÊNCIA?
Cada cidadão rio-pretense, teoricamente desembolsará, no ano, R$ 3,13 para Valdomiro Lopes poder falar de seus feitos nos jornais, rádios e TVs. E não se trata apenas de ser uma relação habitantes/valor. Trata-se de uma decisão de coerência, porque embora seja uma cidade infinitamente maior, o prefeito de lá estabeleceu um valor proporcionalmente menor para gastar com propaganda do que o prefeito de cá. Em Olímpia, o dinheiro a ser gasto para tanto vai representar um montante individual de R$ 7.90 para cada um dos 50,6 mil olimpienses, o que representa índice de gasto individual de quase 152% acima daquele estimado para os moradores da vizinha cidade.
LINK II
E não há argumento que possa convencer qualquer pessoa de bom senso que o que está se fazendo é uma coisa à toa, porque não é. Não é mesmo!
PARA FECHAR
E agora esta, amigos: ficamos sabendo que a fúria judicialista do Governo Geninho Zuliani está à flor da pele. Não sei se os amigos se lembram, quando comentei aqui sobre a nomeação do advogado Edilson De Nadai para a função de procurador jurídico do município, e disse que ele tinha um grande pendor para o judicialismo. Disse isso com base no seu trabalho como assessor jurídico da Câmara, que acompanhei de perto. Agora, vejo que acertei mais uma, mas descubro isso da maneira mais dolorosa: sua fúria está voltada para este que vos escreve, para a emissora em que trabalho e até para o jornal onde também defendo meu feijão – costumo dizer que o jornal me garante o arroz e feijão, e a rádio, a mistura.
TRANCANDO
Pois é. Recebo a informação de que estão ‘colhendo’ dados aqui e ali, juntando isso e aquilo para depois entrarem com tudo na Justiça, pedindo processo, pedindo cesta básica, e até prisão para estes pobres defensores dos legítimos interesses do povo. Quem diria, um Governo que se dizia do diálogo, do entendimento, da não-perseguição, do não-rancor, do não-revanchismo, do anticoronelismo, enfim, o avesso daquele Governo que eles chamavam de ditatorial, e vejam só a verdadeira face dele.
PASSANDO
O FERROLHO
Na verdade este é um Governo que não tolera críticas, não aceita ser contrariado, não gosta de ver suas vísceras expostas, nem que fachos de luz obstruam a escuridão na qual parece querer viver mergulhado. Não é um governo democrático. Mas, tudo isso deve ser consequência da falta de preparo dos atuais mandatários para o debate esclarecedor. É simples assim.
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