PARA QUE AMEAÇAR?
Amigos, fiquei sabendo, e surpreso, por meio do blog ‘chapa-branca’ do bufon que o ex-prefeito José Rizzatti me fez uma ameaça pública. Isto porque postei neste espaço, na sexta-feira à tarde, notas dando conta das, digamos, dificuldades políticas havidas entre ele e o prefeito Geninho (DEM). O ex-prefeito deixou lá, bem explícito: “Ele que se prepare”. Qual a finalidade de uma colocação destas? A menos que seja mais uma ‘bravata’ inventada pelo bufon, que também, aparentemente, colocou na boca do prefeito palavras que não ouvi na gravação. Mas, o ponto é outro.

PARA QUE AMEAÇAR? II
O ponto é a irritação de ambos, prefeito e ex, Zé Rizzatti, com o que foi colocado aqui. Foram notas, se bem leram, cheias de ressalvas e no sentido condicional (o prefeito disse que nem lê este blog, o que duvido e não ouvi também na gravação, mas, de qualquer forma, o bufon o informa sempre, papel que cumpre sempre que algum  poderoso ‘ungido’ pelo alcaide é citado, ou quando se faz necessário jogar nuvens escuras sobre fatos deste Governo).

PARA QUE AMEAÇAR? III
Enfim, o que foi dito aqui é o que agora tentam desqualificar. Malgrado vossa ameaça a este humilde blogueiro, ex-prefeito Zé, insisto em que a relação entre o senhor e o prefeito estava, sim, esgarçada. E de uma maneira que parecia, sim, sem possibilidades de costura. A menos que pessoas próximas ao grupo no poder, ao senhor, ao prefeito, ao vice, a secretários e assim por diante, tivessem, eles sim, interesses escusos, em fazer circular tais comentários. E com requintes de detalhe.

PARA QUÊ?
E se o senhor puder ler no detalhe, verás que um filho desta terra não foge à luta! Áh e obrigado por sempre me ler e me ouvir dizer coisas a seu respeito, assim, pode muito bem discernir o que é informação e o que é fofoca do bufon. Por exemplo, coloquei no fechamento das notas, na sexta-feira à tarde, o seguinte: “Mas, se publicado o decreto amanhã (era sábado, 24) na IOM com sua nomeação, das duas uma: ou eu terei que repensar minhas fontes, ou acertos outros terão sido feitos para acomodar a situação. Aguardemos”.

PARA QUÊ? II
Muito bem, eu, por enquanto, prefiro ainda acreditar na segunda hipótese, até prova em contrário. Sabedor que sou de que o prefeito Geninho é jovem para a vida, mas na política tem lá os seu traquejos, já que vem de ‘escola’ conceituada no ramo. E, para ele, o de menos é ‘costurar’ tecido esgarçado. Só por isso, e pelas figuras políticas envolvidas no assunto, não vou desqualificar minhas fontes. A propósito, prefeito, eu também imputo que todas estas pessoas sejam honradas. E aqui nem se cogitou o contrário.

O PREFEITO DISSE,
SEGUNDO BUFON
“Eu nem leio, vieram me contar porque envolve nomes, não só do Rizzatti, mas de outras pessoas que também imputo serem honradas. Coitado. Continua de fora e por fora, e as suas ‘fontes’ precisam ser mais fidedignas. Já que é assim, vou te dizer: Rizzatti é o secretário e vamos fazer uma grande posse à sua altura, merecimento e dignidade. Eu não ia anunciar agora, mas você merece pelo seu trabalho que tem feito no blog”. Leram bem o “coitado?”. Leram bom o “de fora?”. O adjetivo devolvo ao alcaide, pois melhor lhe serve a carapuça – vide os muitos atos e fatos revelados e não revelados. Quanto à alocução “de fora”, pergunto: De fora de onde, prefeito? De onde não estou por que não quis estar? E o senhor não imagina o quanto minhas fontes são fidedignas… A título de exemplo, o senhor já ouviu dizer que jornalismo é, na essência, a arte de não publicar o que se sabe, mas, somente o que pode ser publicado? Se não ouviu, pergunte ao Bufon, pode ser que ele saiba.

PERGUNTAS
E quanto ao Pistori, minhas fontes estavam certas ou erradas? E como o Bispo Gê veio parar no meio das conversas? Qual o verdadeiro papel do deputado Rodrigo Garcia nestes ‘imbróglios’ todos?

O BUFON CONSULTOU
O EX-PREFEITO ZÉ
E ele teria dito: “Eu sou Geninho e vou continuar sendo. Não tem nenhuma desavença. Quem está desinformado, não vive a política séria e honesta, mas sim a politicagem e o jogo de interesses escusos, fala e escreve bobagem. Aliás, o que podemos fazer com esse cidadão? Só mesmo buscar a reparação na Justiça. Estou ouvindo e lendo ele falar a meu respeito, inclusive coisas que não fiz, não aconteceram e que ele não tem provas. É bom ele se preparar”.

VAMOS LÁ
Quanto a ser Geninho ou não, é opinião pessoal do ex. Quanto a continuar sendo, agora acredito que sim, ele vai continuar sendo.

Quanto a não haver desavenças, prefiro continuar acreditando em minhas fontes.

Quanto a estar desinformado, se fosse esse o caso, ninguém precisaria se irritar como se irritaram.

Quanto a não viver a política séria e honesta vou desconsiderar, porque o ex-prefeito me conhece muito bem, e eu a ele.

Quanto à politicagem e o jogo de interesses escusos, deixo para o tempo responder.

Quanto a falar e escrever bobagem, informo: tais bobagens nunca o irritaram quando o alvo era um certo desafeto que tinha.

Quanto a buscar a reparação na Justiça, fique à vontade, senhor secretário – acho que já posso chamá-lo assim, não? Mas, o senhor já começa mal. Começa errado. Começa alimentando rancor, ódio persecutório. E para quem se pretende “conselheiro dos demais secretários”, como disse o prefeito, não é uma boa política de vizinhança.

Quanto a “coisas que não fiz, não aconteceram e que ele não tem provas”, insisto: não desconsiderarei minhas fontes.

E, por fim, me preparar para quê, secretário? No momento estou tentando me preparar para anunciar os bons resultados a serem alcançados pelo senhor na Pasta que ora assume. E que é de grande responsabilidade, e estratégica para o município. Não poderá ser um cargo decorativo, jamais. E minhas fontes estarão de olho. E eu também.

Meus leitores merecem a informação ‘filtrada’, sem os ‘códigos’ implícitos do poder.

A PROPÓSITO
O acerto entre o prefeito, o vice – este é outro detalhe – e o ex-prefeito aconteceu, segundo o próprio prefeito, no final da tarde de quinta-feira, após uma difícil conversa em seu Gabinete. Consta que o vice-prefeito, Gustavo Pimenta, teve papel importantíssimo nesta decisão do ex-prefeito. Ele deve assumir a Pasta num prazo de 15 dias, segundo Geninho, e com grande pompa e circunstância. O prefeito promete deputados, e uma grande festa. Naturalmente com rojões, muitos rojões. Afinal, Rizzatti secretário, é um ‘prêmio’ administrativo, e sinal de fortalecimento na sua movimentação política do ano que vem. Assim se espera. No mínimo, foi um alívio muito grande para o alcaide. Minhas fontes garantem.