Amigos do blog, neste final de semana o jornal “Planeta News” publicou matéria em que anuncia mais uma novidade do Governo Geninho Zuliani (DEM): a contratação de uma agência de publicidade para enaltecer seus feitos (desfeitos, também?), e dos seus.

Como se fora uma metrópole, a cidade passará a ter um serviço profissional de propaganda para passar a imagem do prefeito para a população de uma maneira que seja agradável, “limpa”, soft, na tentativa de incutir na cabeça do cidadão pagador de impostos que ele está no melhor dos mundos.

E a que custo? Nada menos que algo equivalente a meio por cento do Orçamento anual previsto para o ano que vem, de R$ 86,732 milhões (comparado ao deste ano, dá mais percentualmente). O contrato que está sendo licitado por meio de concorrência pública, pode chegar a até R$ 450 mil.

Seu valor oficial, no papel, é de R$ 400 mil. Espera-se, com esta licitação, conseguir valor mais baixo que o estipulado, mas tem os detalhes…E aí é que mora o diabo. Até comissão de avaliação já foi formada para “analisar” as propostas a serem recebidas.

Fazem parte dela a jornalista Andresa Maieiros (assessora de imprensa), Pita Polisello (assessor…de quê, mesmo?) e André Nakamura, procurador jurídico do município. Da área da imprensa, só a colega Maieiros. Os outros dois não sabemos que conhecimentos têm para avaliar a melhor proposta técnica.

Além disso, existe a forte suspeita de que a concorrência em curso seria pró-forma, pois uma agência de publicidade já estaria prestando serviços para a prefeitura. Trata-se da Preview, de São José do Rio Preto, que há vários dias vem agenciando as publicações institucionais do Governo Municipal.

Antecipamos aqui o nome da empresa, porque, queremos crer, tudo será feito dentro da maior lisura possível, uma vez que estará envolvido aí um bom naco do Orçamento do ano que vem. Montante que daria para resolver muitos pequenos problemas da cidade.

Mas, como os cofres públicos locais vão “bufar” no ano que vem, parece que o argumento deles será o de que R$ 450 mil não vão significar muita coisa. Mas, se levarmos em conta que é dinheiro do imposto de cada um de nós que será usado para enaltecer figuras públicas, dói.

Dói porque figuras públicas, postas em seus cargos para lidar com o dinheiro do público, não fazem mais que suas obrigações em resolver problemas, dotar a cidade de equipamentos urbanos condizentes com as necessidades dos bairros, enfim usar bem o dinheiro que não é delas.

Feito isso, não precisam propagandear, gastar recursos desnecessariamente para dizer que estão cumprindo com o que lhes exigem os cargos em questão. Convenhamos, gastar tanto, para falar de quem deveria se pautar pela impessoalidade frente à coisa pública, é um desplante.

E ainda mais se a coisa já estiver arranjada para a atual agência de publicidade que presta serviços para a prefeitura, secretarias e demais órgãos. Por isso fiz questão de comentar esta iniciativa do prefeito Geninho. Para que os amigos fiquem atentos. Já que transparência não tem sido muito o forte do Governo Municipal.