Imaginem o amarelo, vermelho e preto...
Imaginem o amarelo, vermelho e preto…
...As nossas cores oficiais

...As nossas cores oficiais

 

 

Amigos do blog, um fato que poderia ser tranquilamente louvado em seu conteúdo e quanto à sua forma vem de nos mostrar que a coisa não é bem assim. E a contradição vem da própria liderança do prefeito na Câmara, e tem a ver com símbolos e cores.

Trata-se da súbita vontade do vereador Salata (PP), líder do prefeito, de que os alunos da rede municipal passem a estudar os Símbolos Municipais nas escolas, com a implantação da “obrigatoriedade da Difusão e Exercício de Cidadadania”, conforme texto do seu projeto de Lei 4.159, deliberado na Câmara segunda-feira passada, 14.

Não querendo aqui desqualificar a boa intenção do vereador, de resto louvável, mas vale dizer que, ao que parece, sua pretensão chegou, tenho a impressão, um pouco tarde. Para quem não sabe, nossos Símbolos mais importantes, como de resto o de todos os municípios, são o Brasão e a Bandeira.

“Os símbolos municipais representam o nosso sentimento de amor e responsabilidade para com Olímpia, sendo, portanto, nosso dever protegê-los para que não sejam desrespeitados. Símbolos são sacramentos”.

Este texto pode ser conferido na página eletrônica da própria prefeitura municipal. Bonito, não? Forte! Mas, eis que o primeiro a dessacralizar o mais importante dos nossos Símbolos, a Bandeira do Município, tem sido exatamente quem deveria fazer valer a máxima exposta acima: o prefeito Geninho Zuliani (DEM).

O amigo pode perceber que todos os próprios e bens do município estão mudando de cor. Estão ficando verde e azul. Duas cores que sequer combinam. E por quê? Porque o prefeito inventou que seremos um ‘município verde banhado pelas águas termais’, ou coisa que o valha!

E sob este manto, tem trocado o vermelho, amarelo e preto de nosso Símbolo Maior, pelo verde e azul, tornando nossos próprios e bens móveis e imóveis, estranhos a tantos que querem ver realçados os nossos verdadeiros valores (ver acima as cores ‘adotadas’ pelo Governo Municipal).

Claro que uma Administração Pública pode, sim, e deve, imprimir sua marca, melhor, sua logomarca. mas esta tem que primar pela discrição e impessoalidade. Jamais pode se sobrepor ao que de mais importante existe, que são as cores oficiais de um município. E sabem o significado da cor preta de nossa Bandeira?

Paradoxalmente, ela tem o significado heráldico de fortaleza, constância, prudência, modéstia, ciência, gravidade, honestidade, moderação, fartura, fertilidade, silêncio e segredo – referindo-se aos atributos de administradores e munícipes, e à maneira pela qual são conduzidos os destinos do município.

Parece que não no caso em voga. Parece que o administrador de turno quer fazer esquecer tudo isso, quer ficar distante destas qualificações exigidas. Porque vem borrando com cores bem menos nobres o cenário urbano olimpiense.