Amigos do blog, vejo que nos últimos dias, as discussões em torno dos problemas que cercam o clube Thermas dos Laranjais, está ganhando contornos de histeria, beatificação e outros adjetivos que bem veem a calhar quando se lê, ouve ou vê as mais disparatadas manifestações em defesa do ‘grande chefe’ presidente da instituição associativa.

Como sempre dissemos aqui e reiteramos agora, Benito Benatti tem seus méritos, aliás quase todos eles na formatação do clube maior da mesorregião no seu gênero, mas ele não é deus de Olimpo nenhum. Muito menos de Olímpia. Nem é o clube o próprio Olimpo destes tempos indecifráveis.

Porquê, se for o caso, Possêidon talvez traga uma identidade mais próxima ao presidente do Thermas,  ou, se preferirem, os ‘endeusadores’ de plantão podem colar nele a imagem de Zeus, caso prefiram algo maior e com totais poderes para fazer e desfazer, mandar e desmandar, fazer chuva, fazer sol.

Brincadeiras à parte, é preciso às vezes ser um pouco mais forte nas colocações, para trazer à razão aqueles que se deixam inebriar pelo momento presente, esquecendo-se de que o futuro nos cobrará tudo o que negligenciarmos agora, por conta deste ou daquele interesse – em geral, próprio.

 E, como fiz ontem, cobro neste caso também, o diálogo, os argumentos sólidos e esclarecedores, não o ataque em nível pessoal ou de grupo, porque aí não será debate mas, sim, combate. E este critério não conduz a nada, não traz fatos à luz, ao contrário, envolve tudo em densas núvens.

Lembro, a propósito, que o jornal “Folha da Região” deste sábado já ensaia uma “panfletagem” básica em favor das coisas como elas estão hoje naquela instituição, que até mesmo a diretoria reconhece, ‘é dos sócios’. Mas, como o jornal o faz? Debatendo, argumentando com fatos?

Não. Primeiro, atacando o grupo de oposição que pretende disputar as eleições em abril do ano que vem. E atacando de que forma? Mostrando cabalmente as razões pelas quais acha que seus integrantes são incompetentes? Não, também.

Apenas faz alusão à atividade de alguns deles – devem ser dois ou três entre dezenas – em favor do Clube de Campo “Álvaro Britto” que, diz o jornal, não deu certo. Notem: o jornal sequer diz quantos e quem seriam os “incompetentes” do grupo. Numa típica tática de ‘terrorismo jornalístico’.

Manobra com certeza brotada nos velhos porões das velhas oligárquias, aquelas mesmas que o editor do jornal é pródigo em combater, desconhecendo que ele próprio, assim agindo, passa a ser parte integrante dela. E, pior, talvez inconscientemente. Inocente útil?

Indo mais longe, tece críticas ao jornal concorrente “Planeta News”, por ter divulgado, na semana passada, o registro de lavra feito pelo presidente Benatti em seu nome, dos poços de águas quentes. O jornal perguntou: “De quem são os poços?”. Fez uso do seu legítimo direito de questionamento. Não acusou.

Logo em seguida, cumprindo com a cartilha básica do jornalismo, foi saber da diretoria o por quê de tal atitude. A resposta veio publicada na edição de ontem, sexta-feira (11). Portanto, não desrespeitando o “ouvir a outra parte” cobrado pelo ilustre editor. E como reza a velha cartilha, o público que tire suas conclusões.

O que se pretende com estas colocações, é antecipar algo que pode recrudescer no correr dos dias, com muitas informações desencontradas, contra-informações, fofocas, ‘tricotagens’, posicionamentos baseados em interesses comezinhos.

E muita, muita artilharia pesada contra quem ousar levantar a voz contra o Olimpo e seu deus, na busca intransigente pela transparência.

*Na mitologia grega, o Monte Olimpo é a morada dos Doze Deuses do Olimpo, os principais deuses do panteão grego. Os gregos pensavam nisto como uma mansão de cristais que estes deuses – como Zeus – habitavam.

Sabe-se também, na mitologia grega, que, quando Gaia deu origem aos Titãs, eles fizeram das montanhas gregas, inclusive as do Monte Olimpo, seus tronos, pois eram tão grandes que mal cabiam na crosta terrestre.

A etimologia de Olimpo é desconhecida, mas possui grandes traços de semelhança com a cultura pré-indo-européia. Há trabalhos recentes que divulgam uma Luvi origem.

** Zeus, deus dos deuses, do céu e da terra, senhor do Olimpo.
*** Poseídon, deus dos oceanos e mares.