Amigos do blog, acabou a novela. Finalmente a juíza de Direito da Infância e Juventude de Olímpia expediu o alvará que trata da entrada e permanência de menores de 18 anos no Recinto do Folclore, durante a festa do pe…ooops!… 1º Olímpia Rodeo Festival, que começa nesta quarta-feira, 24, dia do Padroeiro, São João Batista.

O Alvará não cria muito mais empecilhos para os jovens que para os organizadores do evento, uma vez que torna difícil a vida para ambos. No caso dos menores, pelas restrições impostas a eles que, se forem cumpridas à risca, serão um tormento. E para os organizadores que, na obrigação que ficam de cumprir o que determina o Alvará, terão que fazer das tripas coração.

E para os que cuidam da segurança – polícias civil e militar – e do cumprimento do que prevê o ECA – conselheiros tutalares – a vida não vai ser fácil, também, se tudo for levado a sério, como deve e precisa ser. E para o comércio de bebidas alcoólicas, um baque: só maior de 18 anos vai poder beber.

Enfim, uma batalha campal do direito a cumprir -Justiça – ser cumprido – realizadores do evento – e vigiado seu cumprimento – conselheiros tutelares e policias civil e militar. Assim, o resultado será positivo. A alternativa, a desobediência civil, poderá representar o caos.

Eis o que decidiu a juíza Andréa Galhardo Palma, da Seção da Infância e Juventude: Os adolescentes com idade acima de 16 anos, e até 18 anos, poderão entrar no recinto sem estarem acompanhados dos pais ou responsáveis, desde que munidos de autorização escrita, assinada pelos pais ou responsável legal, com firma reconhecida por tabelionato de notas (Cartório). Assim, poderão ficar na festa até seu final.

Já os adolescentes com idade entre 14 e 16 anos, poderão ir à festa desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis, e com eles permanecer durante todo o tempo que desejar ‘curtir’ a festa. Eles não vão poder ‘despistar’ os pais na porta, nem os pais poderão deixá-los lá. Terão que entrar e com eles ficar.

Já crianças e pré-adolescentes de zero a 14 anos também poderão entrar, desde que acompanhados pelos pais ou responsável, porém com horário limitado até às 22 horas.

Ou seja, bimbalharam os sinos da catedral, feito cinderela fora de época e idade, os pais terão que, filhos à tiracolo, baterem em retirada. Ou serem retirados do recinto? Esperar para ver.